Acho graça a quem coloca.
Colocam os filhos a dormir, colocam a sopa a fazer, colocam creme nas mãos, colocam o computador a trabalhar... colocam. Colocam tudo e mais alguma coisa. Quem usa e abusa do colocar é fino e tem berço, tem formação e educação, claro. Quem diz coloca nota-se à distância porque quem põe e mete e apresenta coisas é do povo e até parece que não tem estudos.
Coloquemos então:
- "Coloca a mão na mão do meu senhor, da Galileiaaaa"
- "Coloca a mão na cabecinha agora na cinturinha"
- A galinha colocou um ovo
- Não coloques a colher onde não és chamada
- Coloca mas é o Ronaldo a jogar pá
- Amor, coloca a tua mão na minha e vamos ver o colocar do sol
- Estás cansada? Coloca férias!
- Cuidado, não coloques o pé na argola
- .....
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
domingo, 8 de novembro de 2015
Baralhação
Não fosse esta imagem captada praticamente a meio da tarde e não fosse pleno mês de novembro, poderia dizer que esteve uma tarde fantástica de verão na serra. Vinte e seis graus baixando para vinte e dois à hora da foto, seis da tarde. A pedalada estava tão espetacular que nem dei pelo tempo a passar. Quando de repente se fez noite até fiquei baralhada, tomando então consciência da época do ano.
Quem andava também baralhada era a comunidade mosquiteira, eram às centenas a esvoaçar à nossa volta, tontos com o calor. Uma gaja não podia sequer abrir o bico para respirar e era sentir os mosquitos a entrar na boca a cem á hora. Vinham tão depressa que até batiam de cabeça no gorgomilo. Blhac. São azedos como tudo, mas dizem que o que não mata engorda por isso pode ser que seja desta que se me encham as peles das pernas de alicate. Às tantas já não se via bem e tirei os óculos, caramba, surgiam do nada e até picavam. Quando cheguei a casa e me vi ao espelho ainda trazia um mosquito nos dentes e vários no canto do olho.
Uma tarde fantástica que aproveitámos ao máximo pois talvez não se vá repetir tão depressa uma vez que vem aí o inverno, ou não, vá se lá entender o S. Pedro que anda a tomar uns comprimidos esquisitos. Só pode :)
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
o "Jaque"
Tenho de vos falar do Jaque
Je suis Jaque
Tu es Jaque
il est Jaque
Todos somos Jaque
O Jaque é quele ou aquela que nem sempre estando disponível, é-lhe muitas vezes solicitado que efetue tarefas. Tarefas essas, que uns não querem fazer e que o Jaque coitado, acaba por tomar conta do recado ainda que contrariado. O Jaques aparece e pumba, é sempre necessário para qualquer coisa. O Jaque por vezes até refila, resmunga entre dentes, manda-nos à fava mentalmente, mas acaba sempre por fazer o que lhe é solicitado pois sempre é apanhado desprevinido.
O Jaque é um querido e qualquer um pode ser Jaque.
Jaquestás aí, passa-me o pão
Jaque vais à rua, leva o lixo
Jaque vens mais tarde trás jantar
Jaque vais às compras traz-me bolachas que depois dou-te o dinheiro
Jaquestás na fotocopiadora traz-me as minhas cópias
Jaque vais á cozinha, traz-me água
Jaque.... isto
Jaque... aquilo
Qualquer semelhança de "Jaque" com um pau para toda a obra é pura coincidência.
Je suis Jaque
Tu es Jaque
il est Jaque
Todos somos Jaque
O Jaque é quele ou aquela que nem sempre estando disponível, é-lhe muitas vezes solicitado que efetue tarefas. Tarefas essas, que uns não querem fazer e que o Jaque coitado, acaba por tomar conta do recado ainda que contrariado. O Jaques aparece e pumba, é sempre necessário para qualquer coisa. O Jaque por vezes até refila, resmunga entre dentes, manda-nos à fava mentalmente, mas acaba sempre por fazer o que lhe é solicitado pois sempre é apanhado desprevinido.
O Jaque é um querido e qualquer um pode ser Jaque.
Jaquestás aí, passa-me o pão
Jaque vais à rua, leva o lixo
Jaque vens mais tarde trás jantar
Jaque vais às compras traz-me bolachas que depois dou-te o dinheiro
Jaquestás na fotocopiadora traz-me as minhas cópias
Jaque vais á cozinha, traz-me água
Jaque.... isto
Jaque... aquilo
Qualquer semelhança de "Jaque" com um pau para toda a obra é pura coincidência.
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Os anjinhos
Os que fazemos nascer e crescer com tanta felicidade e tanta esperança. Os anjinhos que embalamos até que os braços nos doam, aqueles para quem cantamos sem cessar até que a voz se vá. Os anjinhos que adoramos e por quem temos um amor infinito, muito maior que o firmamento, muito mais forte que todos os ventos, muito mais brilhante que a estrela maior. Os anjinhos por quem choramos, por quem sorrimos e por quem vivemos ou até, muitas vezes, deixamos de viver.
Certo que há pais e pais e há filhos e filhos. Certo que alguns pais não sejam merecedores de ter filhos, certo que alguns pais não saibam educar, amar, ensinar. Certo que alguns pais sejam maus pais... Mas também há alguns filhos...
E ouvir filhos, os outrora anjinhos, falarem, gesticularem, gritarem, ofenderem, magoarem, desiludirem, espezinharem e humilharem seus pais, é coisa para doer a qualquer mãe e a qualquer pai.
Já vi e ouvi inúmeros filhos a queixarem-se dos pais, mas raramente ouvi, apesar de tudo, pais a queixarem-se dos filhos, no entanto pergunto-me, quanto tempo aguentará esse tal amor incondicional?
terça-feira, 3 de novembro de 2015
Eu ja venho
Sou moça de aquário cujas palavras chave dizem ser excentricidade, criatividade, liberdade. Dizem tambem que sou altruista, anárquica , progressista, solidaria. Um doce de moça portanto.
Calhou-me no entanto estar rodeada de escorpiões. ..
Sim, esses, os emotivos, decididos, poderosos e apaixonados. Mas também ciumentos, compulsivos e obsessivos, ressentidos e teimosos.
Ando aqui então numa roda viva a dividir-me em comemorações. Todos os anos tenho um inicio de Novembro atribulado sempre por bons motivos pois comemorar aniversarios é bom por muitas e variadas razões. Eu já venho ok?
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Ambiente de trabalho
Há ambientes de trabalho agradáveis, acolhedores, tranquilos. Há ambientes atribulados, assustadores, deprimentes. Nuns gostaríamos de guardar todos os ícones com carinho, noutros, era mandar tudo para a reciclagem. Também há os que têm uma mescla de tudo.
E há o meu...
No trabalho
Em casa
No telemóvel
Subscrever:
Mensagens (Atom)




