quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como ajudar?

Como ajudar alguém que sofre de violência psicológica por parte do companheiro?

Ele humilha-a, ofende-a, desvaloriza-a a todo o momento até mesmo perante os filhos. Raramente a ajuda e não permite que ela arranje alguém para ajudar apesar de terem 2 filhos muito pequenos e de ela trabalhar todos os dias até tarde.
É ciumento e possessivo, machista e sovina e apesar de ela ser formada e ter uma profissão pela qual até leva bastante dinheiro para casa, não é senhora de comprar nada para ela sem ter de lhe entregar os papeis e ouvir um sermão por ter gasto dinheiro e que deve ser para se “pôr bonita para outro”.
Ele, sob o pretexto de “trabalhar”, fecha-se no escritório de casa, horas a fio sem permissão para ninguém entrar, onde descobriu ela, que fica no chat com uma série de mulheres e sabe-se lá o que mais…
Nunca sai com ela nem dá confiança aos filhos…
Quando bebe torna-se agressivo, acho até que já chegou a bater-lhe.
Perante tais desabafos com lágrimas a correr em fio, eu até fico com urticária e o que me apraz dizer é “livra-te dele, que ele não vale o chão que pisa”.
Apesar de ela ser de paz e ter uma auto-estima de ferro, não há quem aguente tal coisa durante tanto tempo e vejo que esse tempo está a chegar.
Quanto a mim, fico com medo de a incentivar a separar-se, até porque a vida dela não irá ser fácil, sozinha com duas crianças pequenas e com um ex deste calibre, que vai com certeza fazer-lhe a vida negra, mas por outro, acho que por mais conversas que ela tenha com ele, ele não vai mudar nunca e ela não vai conseguir ser feliz com ele, antes pelo contrário, ele vai acabar por destrui-la, uma pessoa tão alegre e boa.
Ele não a merece! Que se livre dele!
Aconselhei-a, no entanto, a ter uma conversa dura com ele e para estar preparada para o pior, se a coisa evoluir para a separação, ele costuma chantageá-la com isso, que não tenha medo e o enfrente e concorde com a separação (isso vai fazê-lo tremer pois ele é um cobardolas). Se mesmo assim evoluir para esse lado, vá em frente, irá conseguir, tenho a certeza. Estará melhor sem ele do que com ele e as dificuldades, ela irá superá-las.
Assim é que ninguém pode viver!
Será que fiz bem, ou devia ter estado calada??? 
Não quero ser responsável por uma separação e depois sobrar para mim….

1 comentário:

  1. Acho que fizeste bem porque ela tem que ter força para andar em frente e relações assim infelizmente muito muito raramente voltam a ser relações felizes.
    Espero que ela consiga rapidamente salvar-se desse homem pois quanto mais tempo passar pior é e mais agressivo ele pode ficar!

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: