quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

As nossas pessoas

Das coisas que podemos escolher são os amigos, os verdadeiros, os do coração, com os quais temos empatia, cumplicidade, amizade sincera, preocupação e confiança. Já no que toca a família, não os podemos escolher. Aos colegas de trabalho também não. Temos os que nos calham na rifa e pronto. Há no entanto uma pequena/grande diferença. O que sentimos pela família é incondicional e independentemente de serem boas ou más pessoas, com bom ou mau feitio, são muitas as vezes que perdoamos e ultrapassamos ações e palavras que nos magoam e atingem deixando-nos de coração a sangrar, mas também são os que estão lá sempre quando necessitamos, desinteressadamente. Já os colegas de trabalho, muitos são os que ao longo das nossas vidas se cruzam connosco. De uns gostamos, de outros nem por isso, mas dita a conduta profissional que levemos a bom porto o barco que é trabalharmos com pessoas tão diferentes de nós e com opiniões e objectivos por vezes tão opostosUma coisa é certa, apesar de alguns não passarem de relações frias  e de circunstância, alguns podem até tornar-se nossos amigos, ajudar-nos, partilhar connosco sabedoria e até algumas alegrias e de todos eles podemos tirar ensinamentos. Infelizmente não acontece com todos, aliás, se acontecer é com muito poucos. E mais, sobreviver a todo o tipo de gente que nos é imposta durante anos, sem quezílias, é coisa para super heróis.

12 comentários:

  1. Identifico-me nas tuas palavras.
    A maior desilusão é quando colegas de trabalham se tornam amigos e depois desiludem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de algumas desilusões acabei por concluir que no mundo do trabalho dificilmente se arranjam amigos. Hoje, mantenho a minha distância e não misturo as coisas... Talvez haja uma exceção, mas não e fácil :)

      Eliminar
  2. 'mas também são os que estão lá sempre quando necessitamos, desinteressadamente.'
    Não estou bem de acordo no meu caso... tu tens uma família especial se isto for assim.
    Não tenho tanta sorte.
    No trabalho só fazemos amigos entre os que ganham e fazem o mesmo que nós, alguma alteração a isto, é o caldo entornado. E já se sabe que há sempre alguém que faz mais que os outros...
    Esta vida, ai esta vida.
    E quando é que chega o verão para nos livrarmos desta gente toda hum??? Isso é que era de valor.
    ;)))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que toca a família acho que tenho sorte, não me posso queixar até ver. No trabalho, tens toda a razão . E venha de lá o verão e as ferias para os ver pelas costas alguns dias :))

      Eliminar
  3. Pois... tenho bons e maus exemplos de todos os quadrantes... até dos amigos, os tais que escolhemos, e, às tantas, vamos filtrando...
    Ficam os mais chegados (família, amigos ou até quem sabe dos colegas que foram promovidos a amigos) e já é uma grande sorte!

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma regra de ouro: colegas são colegas e ponto final. Não misturo a minha vida pessoal com a minha vida profissional.

    Quanto aos amigos, já tive muitas desilusões, pelo que agora os amigos contam-se pelos dedos de uma mão e ainda sobram dedos...

    Quanto à família, a minha família sempre foi pequena e agora é, infelizmente, apenas e somente a minha mãe.

    ResponderEliminar
  5. Em todos os anos a vida em relação a família dá-me uma lição.

    ResponderEliminar
  6. Acho que já tive desilusões em todos os quadrantes (família, amigos, colegas de trabalho, ...), porque infelizmente nem sempre “são os que estão lá quando necessitamos, desinteressadamente”. Mas o bom da vida é que de todas as situações, nós podemos tirar um lição, aprender, evoluir e seguir em frente.

    ResponderEliminar
  7. Eu não tenho essa capacidade de sobrevivência...nhoc nhoc*

    ResponderEliminar
  8. Colegas são colegas , aprendi depois de uma desilusão com uma amiga\colega.
    Abrange-se a todas as actividades em que participo.
    Kis :>}

    ResponderEliminar
  9. Quando comecei a trabalhar fui com essa ideia na cabeça: no trabalho tens colegas, não amigos. Felizmente enganei-me e posso dizer que tenho amigos no meu local de trabalho. Pessoas que sei que, se precisar, elas estão lá para mim (e já pude comprovar isso). E ainda bem que assim é. Afinal, se contabilizar bem as coisas, passo mais tempo com eles do que com outras pessoas. Sei que não é assim em muitos locais e por isso mesmo considero-me sortuda. Claro que há o reverso da medalha: também tenho colegas que não tenho outra hipótese que não aguenta-los :-)

    ResponderEliminar
  10. Já tive desilusões em todos os quadrantes pelo que a vida tem-me ensinado a manter cada vez mais as devidas distâncias... :O

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: