terça-feira, 1 de setembro de 2015

Tiques e manias

Diz-se dos tiques que são movimentos ou sons breves, repetidos, sem objectivo ou propósito claro, por vezes socialmente desadequados e embaraçosos. Já das manias, diz-se que são hábitos caracterizados por alguma fixação ou repetição exagerada de gestos sem classificação de transtorno se não causarem grande prejuízo na vida do indivíduo.
Eu cá não sei se será tique ou mania, nem onde fui buscar isto, mas também o que é que isso interessa, se a maioria das pessoas, quando as observarmos bem, verificamos que têm tiques ou manias. E o que eu gosto de observar as pessoas... 
Os tiques e as manias que eu já vi, estarei portanto classificada entre a maioria, a que tem tiques e/ou manias.
Também não sei se alguém já descobriu algum dos meus, mas eu até vos digo. Eu conto degraus!
Pois, eu sempre conto os degraus das escadas que subo ou desço. Para quê não sei, talvez para saber a distância que me separa de certas coisas, talvez para saber quantos degraus tenho de subir depois de descer e vice-versa, talvez para manter a mente ocupada ou até para me distrair de outros assuntos. Sei lá eu, só sei que é estúpido contar degraus e ocupar a cabeça com escadas de vários lugares do mundo. É que às tantas baralhou-se-me tudo e já só sei quantos degraus tenho em casa e por isso subo-as e desço sem luz e de olhos fechados. De outras escadas, varreu-se-me tudo.
Se for mania já é quase transtorno pois já caí ao degrau 13 de uma escadaria em Veneza, já escorreguei no degrau 6 cá de casa e um dia destes e dirigia-me eu à produção no local de trabalho, tão entretida a contar degraus que quando dou por mim, se não tenho o reflexo de mandar as mãos ao peito de um funcionário em sentido contrário, (ainda bem que foi ao peito), tinha-lhe dado uma cabeçada, sabe-se lá as consequências que poderiam ter causado tal acidente.
Isto de contar degraus está a tornar-se perigoso.
Mas tenho a dizer-vos, antes contar degraus do que ter a mania de coçar os tomates, até porque não os tenho e teria de coçar tomates alheios.
Bom, posto isto vou ali contar os degraus até ao quarto, são 16, mas é sempre bom contá-los não nascer lá mais um.

23 comentários:

  1. Podia dar-te para pior ahahahahahah.
    Por falar em pior, essa do coçar os cujos ditos independente do lugar onde se encontra o dono, essa sim é abominavel.
    Bora lá subir esses dezasseis e começar a contar carneirinhos

    Boa noite GM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes contar degraus então, pois tomates é abominável como dizes e os carneiros ultimamente não querem nada comigo :))

      Eliminar
  2. às vezes, quando dou por mim, verifico que não contei os degraus. também tenho essa mania. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que afinal não estou sozinha nisto de contar degraus :))) Já não me sinto tão mal. Bjs

      Eliminar
  3. E eu que dou por mim a levantar a ponta do pé ao ritmo do tracejado da estrada para não o 'pisar'? É o chamado pezinho a dar a dar.

    ResponderEliminar
  4. eheh podia ser pior, também acho a dos tomates pior!

    ResponderEliminar
  5. Já tive também essa mania ou hábito (mais politicamente correto :)). Nesses tempos, subia-os ou descia-os de dois em dois, o que me obrigava a fazer contas de cabeça...

    Um beijinho, GM :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom para treinar a mente e as contas. Não é assim tão mau afinal :)) Bjs MS

      Eliminar
  6. Também já tive essa mania de contar degraus... mas... podia ser pior... ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos muito a contar degraus. E quem não conta degraus não é boa pessoa, certo? :)))

      Eliminar
  7. lindo! cada um com a sua (mania!)
    eu sou das que repito, qual macaquinha de imitação, os gestos / tiques das pessoas (ao fim de algum tempo de convívio) e também apanho as expressões. às tantas dou por mim a ter o mesmo tique que a Maria (não tu, Gaja) que coça o nariz de quando em vez (antes isso do que tirar macacos do dito!); ou a usar expressões do meu colega como "essa situação é um pouco esdrúxula"... e por aí fora!

    ainda bem que não convivemos no dia-a-dia, senão, estou mesmo a ver... ía começar a imitar-te e a contar degraus também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim por vezes também me acontece, com a convivência apanho os tiques e as manias dos outros e é um caso sério para os largar. Somos uns bichos esquisitos não? :))

      Eliminar
  8. Eu tenho taras e manias. Coisas que repito X vezes, coisas que faço sempre pela mesma ordem. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que todos as temos. Desde que não nos causem problemas, não há perigo :))

      Eliminar
  9. Ora aqui está uma mania que eu não tenho, mas já tive! Depois descobri que me "cansava mais" (mania, o cansaço era o mesmo!) a subir a escadas, quando resolvia contar os degraus e deixei de fazer isso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) pode ser que me passe ou que substitua esta mania por outra :))

      Eliminar
  10. Olá...Penso que o tique é muito diferente da mania. Cada qual tem a sua orimem, mas será mais fácil tirar a mania que acabar com o tique.
    .
    Deixo cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas pessoas que têm tiques e nem se apercebem. A vontade que tive de rir noutro dia numa reunião. Havia um indivíduo que fazia uns jeitos com a boca e nem dava por nada, eu que estava em frente tive de me segurar, ficava mesmo engraçado :)))

      Eliminar
  11. Isso não é tique e nem é mania, é tipo transtorno obsessivo compulsivo xD e eu sei porque faço exactamente o mesmo eu também conto mas para além de contar ascendente também faço a contagem descendente. Por exemplo, fecho a porta a chave e conto até dez e depois faço a contagem regressiva e só aí é que me afasto da porta. PRECISO DE AJUDAAAAAAAAAAA E TU TAMBÉMMMMMM

    ResponderEliminar
  12. Os meus tiques são bem mais graves.
    Nada descontrolado apesar de ja ter sido.
    Odeio o TOC.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: