quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Os livros das nossas vidas

Um livro é um livro.
"Um produto intelectual que encerra conhecimento e expressões individuais ou colectivas. Um livro é um trabalho literário, científico ou outro."
Ou não.
Um livro e também um conjunto de folhas primeiro em branco e depois repletas de letras que juntas constroem frases, contam histórias, transmitem conhecimento, fazem chorar, rir, enchem o nosso coração de emoções. Umas boas, outras más. Muitas não chegam nunca a ser um livro, são textos, pequenas histórias, pensamentos, observações, opiniões.
Muitas pessoas gostavam de escrever um livro e eu não sou exceção. Não que ache que seria capaz de encher folhas e mais folhas de bonita e qualificada prosa ou de uma história de amor com fim feliz , um thriller arrepiante, ou até versos capazes de serem lembrados para todo o sempre. Não. Mas seria capaz de escrever o livro da minha vida, repleto de capítulos, uns cheios de graça, outros cheios de tristezas, muitos de amor. Cada etapa da minha vida daria certamente, não digo um best-seller, mas um livro repleto de aventuras. Vários novos capítulos estão a iniciar-se constantemente, cujas páginas praticamente se viram a uma velocidade estonteante. A vida acontece todos os dias e todos dias  seria afinal capaz de escrever  uma página deste livro que é a minha vida. Não  serão  os blogs pequenos livros?

15 comentários:

  1. Acho que bem poderias escrever um livro, pelos textos "soltos" que às vezes partilhas aqui, pela tua própria vida (claro..) e pelo blog que, realmente, é um pequeno livro (acho o mesmo...).
    Também adoro escrever e penso muitas vezes em como é bom ter um blog onde se pode ir escrevendo o que vai na alma...
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seremos nós todos que por aqui andamos pequenos escritores? É certo que há quem tenha o dom da palavra, outros têm o dom da escrita, outros, outro dom qualquer, mas cada um deve fazer aquilo que gosta e que mais lhe dá prazer e alegria, ainda que não seja aos olhos dos outros não seja grande coisa. Bjs

      Eliminar
  2. Bom fia GM
    Acho que sim, que cada blogue é ,como que, o livro que cada um não publicou, porque escrever, escrevemos sim, verdade que, a maior parte das vezes, escritos em letras de vento nos dias que passam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos blogs podiam perfeitamente transformar-se em livros de tão bem escritos, outros não são de todo obras literárias, muitos podem não ser interessantes ou até serem classificados como maus blogs como muitos por aí gostam de apelidar, mas serão certamente quase todos aquilo que tu muito bem dizes "o livro que cada um não publicou" :)

      Eliminar
  3. Pelos textos que já li aqui e por aqueles pequenos contos que me deixam sempre a querer mais, eu digo-te Gaja Maria, escreve um livro, porque eu estarei na linha da frente para comprar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre gostei de escrever é verdade e sempre rabisquei umas coisas, mas sempre tive a noção de que não tenho grande queda para a coisa, apenas gosto de escrever e contar histórias. Mas há por aí blogs tão bem escritos Nina, que é uma pena essas pessoas não escreverem livros. :)

      Eliminar
  4. A blogosfera está cheia de blogues que viraram livro, tudo depende da forma como se trabalha o blogue.
    Por exemplo, eu tenho um blogue, mas é só um hobbie para mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás sozinho, para mim também é um hobbie. Mas digo-te há neste blogomundo gente que escreve mesmo muito bem. :)

      Eliminar
  5. Não escreveria sobre a minha vida, infelizmente só serviria para dar sono a quem a lia. Mas tb adoraria escrever um livro, fantástico ou uma escaldante historia de amor.
    Não descarto essa ideia, não...não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já respondi ali em cima, todos temos um pequeno escritor dentro de nós. Quem sabe se esta aventura de escrever não se tornará para alguns uma verdadeira obra prima? É arriscar Maria, é arriscar :)

      Eliminar
  6. São, certamente. E eu tenho 3 livros escritos (bem, na verdade são histórias em folhas) que nunca tive coragem de tirar da gaveta.

    ResponderEliminar
  7. Adoro livros! Não sei se seria capaz de escrever um, mas gostava de tentar (=

    ResponderEliminar
  8. Um livro pode ser um exercício criativo mas é também produto de um enorme trabalho e esforço. Um blog pode ser um belo ponto de partida., de facto, mas acho que um livro é muito mais.

    Um beijo, GM. :)

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: