sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Viço

Diz por quem lá passa que a partir dos cinquenta se perde o viço.
Dizem da pele que fica seca e sem brilho, do cabelo que branqueia e fica ralo e das rugas, que se cravam na pele. Do corpo, dizem que já mostra as marcas de uma vida começando a mover-se mais lentamente e que mazelas surgem do nada.
Já da alma o que dizem é dúbio. Uns afirmam que fica mais serena e sábia, mais madura, outros afirmam que mostra uma certa revolta e algum ressentimento, outros ainda que finalmente lhe chega a calmaria. Eu cá não acho nada disso, uma alma é uma alma e nunca perde o viço, a exuberância ou o verdor. O que acontece é que muitas ficam presas em estereótipos enganosos.
Sei lá! Só sei é que parece que a partir de hoje vou perder o viço.
Que sa lixe, que do viço cuido eu. Não vou deixar de me meter em aventuras, não vou deixar de subir serras a pedalar nem de as descer que nem uma louca por cima das pedras, não vou deixar de me vestir como uma miúda, nem de me rir às gargalhadas no meio de uma reunião, nem de chegar a casa de manhã de sapatos na mão depois de ter dançado a noite toda (claro que depois vou demorar três meses a recuperar, mas isso não interessa nada). Não vou parar de sonhar. Não vou, nunca, deixar andar a vida sem lutar por ideais e por justiça nem vou nunca deixar de tentar mudar o mundo. Continuo a querer fazer o meu cruzeiro de sonho pelos fiordes da Noruega e continuo a querer pedalar pela Europa dias e dias sem fim. Conformar-me e ficar quieta é que não.
Venham de lá os 50!

22 comentários:

  1. Parabéns, Maria, por tudo isso :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns. Quanto às pedaladas, vais mais devagar mas tiras mais fotografias :)
    É o que eu faço, que já passei por lá. Perdes umas coisas mas ganhas outras (tal como aos 13, aos 32, aos 45 ...).

    ResponderEliminar
  3. Parabéns minha Gaja. E independentemente da idade que tens no CC, há uma outra, a do espírito, e nessa tens muito para viver.

    ResponderEliminar
  4. Ora pois, assim é que é!!!
    Depois da quarentena é aceitar-se e valorizar-se pelo que já se viveu e venham mais 50 que a gente trata deles eheheheh

    Beijinho enorme e parabéns todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Parabéns GM! Há que manter o espírito jovem. Podem surgir marcas do tempo no corpo, podemos mudar de ritmo, mas por dentro não nos sentimos velhos. às vezes nem dá para acreditar. :)

    ResponderEliminar
  6. A juventude não se vê no CC mas antes na atitude. Cheira-me que tu serás uma eterna jovem! ;) Muittos parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Adorei o texto, vou seguir :)
    Parabéns!
    maocheiadeletras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Parabéns GM :) que belos os teus quarenta e muitos. Tenho a certeza que vais fazer dos 50 uma fantástica aventura. Também estou lá perto...

    um grande beijinho e um xi

    ResponderEliminar
  9. Não sei se é o viço que se perde... mas se for, ganha-se em rigidez das articulações e na duração das mazelas. O que dantes vinha e ia, depois dos 50 vem para ficar. Menos as notas de 100. eheheh

    ResponderEliminar
  10. ahahahahah esquece lá isso da pele das rugas das roupas, esquece isso Gajita :) agora é que vais começar a viver e digo te mais , conheço algumas de 20 que parecem umas velhas, agora tu miúda tas aí pras curvas 😛
    Gostei do bolo, só é pena estares longe ;) mas à semelhança do que te (dei) o ano passado, logo já te envio o link com a minha prenda :)
    Ahhhhh e Parabéns 🎉😘

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Princesa. Parece que aos 50 anos as pessoas fazem um retrospetiva de tudo o que já viveram, comparando com o que desejam viver, e sabendo que dificilmente viverão outro tanto. Parece, porque eu já por lá passei à vinte anos e não fiz nada disso.
    Acho que faz muito bem em não desistir de nada.
    Mais uma vez parabéns. E que tenha uma longa e saudável vida.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns!!! Os 50 são os novos 30, isso de perder o viço é coisa de antigamente (;

    ResponderEliminar
  13. Olá GM. Muitos parabéns. Penso exactamente como tu. Aliás, a "idade" fez-me perder o "juízo" e começar a agir como uma "adolescente". Aliás, a idade libertou-me de preconceitos e fez-me perceber que já devia ter feito algumas coisas há mais tempo. Mas nunca é tarde. Eu continuo a sonhar e a acreditar. Por isso, continua que vais no bom caminho. Beijinhos Serena

    ResponderEliminar
  14. cuidado com os cruzeiros nos fiordes, é uma das nossas zonas favoritas de assaltos... Parabéns Maria, continua como és, diria que é um bom caminho!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo espírito inquieto que há em si.
    ... E pelo meio século de jovens primaveras :-)

    ResponderEliminar
  16. Esse número, lindo que ele é, havia, agora, de dar a volta a uma "pequena" que se aventura por pedras e rosmaninho, a pedalar e a suspirar(uf que isto é sempre a subir), a contar, a contagiar alegria nas aventuras do seu viço?
    E não espera, faz acontecer?
    As maiores felicidades, GM.

    ResponderEliminar
  17. Peço que vi de ti aqui, posso dizer que tens aspecto de 38, se não mesmo de 24!!!
    Qual 50!
    Força nesse pensamento e atitude positiva.
    Eu vou atrás de ti, mas não tão distante assim. E já começo a perder o "viço". Os cabelos brancos serão a próxima etapa - uma que algumas pessoas da minha idade já conhecem mas que os meus genes nisso lá me ajudam. De resto... Cai mesmo tudo, a pele perde brilho, aumentam o tamanho dos poros. Ao mesmo tempo, pareço uma miúda com borbulhas e algumas rugas nos olhos. Tomara que não fique presa a estereotipos!
    Tenho receio desse espírito dos 50. Só saberei quando lá chegar mas algo no espírito dos 40 já me está a fazer intuir maus fluidos. CUSTA-ME a CRER que estou tão perto!!! Tão perto do fim da capacidade de procriar, tão perto dos cabelos brancos, tão perto da pele enrugada e das manchas da idade. Tão perto do meio do fim.

    Mas louvo a tua positividade!!

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns GJ!
    Felizes 50, só no tempo, não na alma...
    Votos de muitas e boas pedaladas :-)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: