quarta-feira, 21 de agosto de 2019

E mais...


Na verdade, apesar de haver vários pontos de partida e imensas rotas, no nosso país até parece que o Caminho apenas começa no Porto, na Sé.
É a partir daí que se começam a ver as setas amarelas nos postes, nos passeios, no chão, nos muros e os símbolos da concha a indicar o caminho. Além disso é a partir daí que se começam a ver outros peregrinos. A maioria a pé, carregados de mochilas e apetrechos de caminheiro. Existem também fontes com água, igrejas e cemitérios às carradas. 
Não sei explicar esta magia, este sentimento, mas o Caminho é introspetivo e é no Caminho que conseguimos organizar a cabeça e ver tudo mais claro, pensar em resoluções, tomar decisões…
Embora não conheçamos as pessoas por quem passamos, existe no ar o companheirismo, a solidariedade e todos se cumprimentam e soltam palavras de incentivo. Pois o Caminho não é fácil. Passamos por muitas pessoas a arrastar-se, cheias de bolhas nos pés, dores nos joelhos, a coxear e até de muletas. Um enorme sacrifício que por fé, por desafio ou por outra razão qualquer, tantos se dispõem a fazer..
Já em Espanha, encontramos imensos grupos de portugueses e era sempre uma festa. Em chegados à Praça do Obradoiro, as línguas que se ouvem, são dos quatro cantos do mundo. Aquela praça e aquelas ruas à volta estão frenéticas de vida. Ao fundo ouvem-se gaitas de foles, à esquerda um grupo abraça-se, a direita um casal beija-se, uns deitam-se a descansar, outros meditam, outros apenas observam à sua volta.
É a praça onde todos os caminhos vão dar…



Sé do Porto



Leça da Palmeira

Algures num milheiral

Esta não necessita legenda

Adicionar legenda




Viana do Castelo

Viana do Castelo






Baiona

Baiona

Vigo










Uma espécie de almoço de peregrino :)


No café do PEPE onde levámos uns abraços que nunca mais esqueceremos...

Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela

À chegada

11 comentários:


  1. Podes não acreditar... mas estou com os olhos em água de emoção a ler-te e a ver a tua reportagem fotográfica!
    Imagino o que é sentir essa magia de que falas e gostava mesmo de um dia senti-la na primeira pessoa.

    Ver as tuas fotos e reconhecer quase todos os lugares que fotografaste torna este teu post ainda mais especial para mim. (ah... só uma pequena nota... onde na legenda escreveste Espinho, troca por favor para Leça da Palmeira)
    Uma semana e pouco antes de Ti, uma amiga minha aqui de Braga fez, com mais quatro amigas o Caminho a começar de Esposende para cima. Foram a pé... apanharam chuva e frio... mas foram muito apoiadas e bem acolhidas por todos os lugares por onde passaram. É uma vivência mágica sim!

    Obrigada pelo testemunho! És um exemplo de força, coragem e determinação!
    Beijinhos emocionados
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara, já alterei o nome da terra, obrigada. Sabes que passei por tantos lugares que a alguns me escapa o nome.
      Oh Clara, muito obrigada pelas palavras, espero que em breve eu esteva a ver o teu testemunho do caminho. Beijinho

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Fixe mesmo C. Correia. Como disse no primeiro post, depois de tudo isto, sinto-me rica :)

      Eliminar
  3. Sabes o que mais de emociona, muito mais que as fotos, que por magia me trazem a casa, a minha casa? TU, a tua alegria, ela sente-se em cada rabisco, em cada legenda.
    Carago mlher, se me sai um euromilhões chorudo, passo a patrocinar-te o resto da vida.

    Beijocas em TU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Non, Deus te oiça que ainda te levo num atrelado para tu veres e sentires toda aquela magia.
      Beijo grande

      Eliminar
  4. Olá GM, que maravilha! A minha ida em Julho de 1999 (ano santo, logo de grande afluência) não teve nada de heróico, apenas uma certa coragem para me meter à estrada sózinha, decidida a chegar a Santiago de qualquer maneira. E cheguei!
    Com muitas peripécias, um pouco de loucura à mistura, mas cheguei ao Obradoiro e quase chorei de alegria.
    E ali andei todo o dia, sentindo-me como se já lá estivesse estado, como se pertencesse ali, não dá para explicar...
    Era domingo mas não assisti à missa do peregrino, fui lá quando estavam a lançar o Botafumeiro (queria muito ver e fotografar); com tanta cabeça à minha frente optei por tirar 2 fotos com ele literalmente a voar até quase bater no tecto da catedral.
    Mandei uma dessas fotos, juntamente com uma carta entusiasmada para o Correio do Leitor da revista Volta ao Mundo e eles publicaram (talvez por acharem que era uma perspectiva diferente do Botafumeiro, não sei) e eu fiquei muito feliz.
    Isto já vai longo, sorry.
    Impossível ir lá de bike ou a pé. Já não era nada jovem, imagina agora 20 anos depois...
    Vou recordando contigo e com a Loira.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, ainda dizes que a tua ida a Santiago não teve nada de heróico? Teve tudo! O facto de te pores ao caminho e ainda por cima sozinha e a pé, tem tudo de heróico e ainda por cima tiraste uma foto premiada! Fantástica toda a tua descrição. Olha, eu que já lá fui quatro vezes nunca vi o Botafumeiro e até desconhecia a sua existência. Se lá voltar vou fazer questão de averiguar :) Nos planos, isto é, nos meus sonhos ainda estão o Caminho francês e uma ida a pé, Ah, e ir a Finisterra que nunca fui. Mas também já vou estando entredota, tenho de me despachar :) Beijinho Maria

      Eliminar
    2. Não, GM, quando digo que me meti à estrada, foi mesmo à estrada (de carro) e não ao Caminho (nem teria condições físicas para ir a pé), portanto, insisto: nada de heróico :(
      Fui dormir a Cerveira, mas o meu carro avariou (pela primeira vez) em Ponte de Lima. Consegui resolver o assunto, mas (e aqui é que entra a loucura) não seria nada aconselhável ir para Espanha num domingo, e se volta a avariar? seguros, etc. e tal, é melhor desistir, disseram-me.
      Tá bem, abelha!
      Eu quero ir a Santiago!!!
      E fui!!!
      Domingo às 07h já estava on the road... e correu tudo bem (acho que o Santiago ajudou) e foi um dia maravilhoso.
      E o carro durante alguns anos nunca mais avariou, foi só para ver se eu desistia ;)
      Quando lá voltares tens que ver o Botafumeiro, aquilo pesa cerca de 80kg e são precisos vários homens para o porem em movimento: é um espectáculo interessante.
      Beijinho, GM.
      🌻🌻🌻

      Eliminar

Quem quer pensar comigo: