terça-feira, 20 de agosto de 2019

Façam o favor de entrar

Em primeiro lugar, deixa-me cá varrer a entrada, abrir as cortinas e limpar o pó dos cantos deste blog que já são horas de vos dizer que ainda cá ando. Podem entrar e ficar à vontade.
Depois dos preparativos, depois de uma semana a pedalar, depois do regresso à dura realidade, que remédio tenho eu senão aceitar que a vida é mesmo assim. Tem momentos…
Foram portanto 500 kms a pedalar, durante cinco dias e meio. Parti de casa em direção a Santiago de Compostela, sempre pela costa e lá cheguei sã e salva, de sorriso nos lábios, alma lavada e coração a palpitar. Mais uma vez.
A quarta vez.
Muito feliz por superar mais um desafio, mas principalmente grata a mim e aos que me proporcionaram esta aventura, depois de no final de fevereiro ter partido um tornozelo, sofrido duas cirurgias, ter estado quase quatro meses a vegetar no sofá e a achar que nunca mais iria fazer algo semelhante.  Fiz. E quero mais.
Bom, e para não me alongar muito, tenho a dizer-vos que a nossa costa é simplesmente maravilhosa e com o mar por companhia e a puta da nortada que nos empurrava para trás, conheci novos lugares, dignos de ser apelidados de paraíso. Trouxe a memória cheia de recordações e bons momentos. Sinto-me cada vez mais rica. E gorda, que não parei de beber e comer o tempo todo. Aqueles gajos são umas termites.
Eramos cinco a pedalar, quatro rapazes e eu, sempre a rir e a brincar e além do rabo e das pernas amassadas, não houve avarias, não houve furos e a magia do Caminho lá esteve, sempre a acompanhar-nos.
O Caminho é mágico, não me canso de dizer.
Tirei dezenas de fotos e gostaria de vos mostrar todas, mas como devem compreender, a maioria tem pessoas e eu não tenho o direito de as expor. Aqui vão algumas.

Amanhã continua…



Partida!

No pinhal do Rei...

E como ainda está o Pinhal do Rei...

Depois da Figueira da Foz

 A pedreira

Ainda a pedreira

Almocinho em Mira

A caminho de Aveiro



Costa Nova


A travessia de barco


Continua....

14 comentários:

  1. Caramba, nesta vou contigo, de foto em foto, vou reconhecendo estes lugares.
    Bem vinda Gajinha
    Beijocas em TU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho tantas fotos Non. Podia fazer aqui uma foto reportagem, mas também não quero maçar ninguém. O nosso país é lindo.
      Beijinho

      Eliminar
  2. És um portento, Maria Gaja :)********

    Quero fazer o Caminho, as cousas estão mais ou menos ainda a pairar, com a minha gente, mas exijo iniciar esta experiência a pé a partir do Caminho Francês (Saint-Jean-Pied-de-Port, há mais de 20 anos que quero isto, acredita).

    Já estive algumas vezes em Santiago de Compostela, mas sei que preciso de fazer isto, caminhando (a minha praia é caminhar :)

    Parabéns :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alexandra, és uma querida. Eu sou só um pouco tonta da tola :)
      Apesar de já ter feitos o caminho 4 vezes, foi sempre diferente, cada vez parti de um lugar diferente e já fiz o interior e o da costa. O mais difícil foi sem dúvida quando parti de Fátima. De lá até ao Porto e os quarenta e tal graus de temperatura deram cabo de nós. Também queria fazê-lo a pé e tenho o sonho de fazer o Francês. Quem sabe num ano destes...
      alexandra, faz isso acontecer,a sério, nem sei explicar mas acho que todos o deviam fazer uma vez na vida.
      Beijinho

      Eliminar
    2. boa viagem, minha querida Maria Gaja :)*

      Eliminar
  3. Ora então vamos lá. 🚴‍♀️
    Daí conheço a pedreira (uma vez fui até ao farol), as bjecas ;) e a Costa Nova, que acho linda (não me importava nada de ter uma casinha dessas).
    E a travessia foi onde?
    Concordo com a alexandra g., tu és um portento, e é um orgulho saber que o meu país tem mulheres como tu e a Loira, por exemplo.
    Fico a aguardar o próximo episódio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, a travessia foi no forte da barra para S. Jacinto, valeu a pena a espera para atravessar ali. A zona da ria e das praias na barra é lindíssima. Tinha lá estado há dois anos a passear mas agora vi tudo de outra forma. De bicicleta é tudo mais intenso e vêem-se coisas às quais de outra forma nem prestamos atenção. Se eu pudesse e tivesse companhia fazia isto o resto da vida. O meu marido diz que preciso de ser internada :)
      Não sou um portento, digamos que sou um pouquito louca. Mas feliz. A Loira também anda no Caminho. Ela, minha companheira de Caminho já por duas vezes. Adoro a Loira.
      Beijinho Maria

      Eliminar
    2. Olá GM,
      Um pouquito louca?
      Eu diria que és um muitito valente! 😊
      Descobri o blog da Vera há pouquíssimo tempo (através do João) e estou a gostar imenso.
      Já li/vi a viagem que ela fez pelo caminho francês há uns anos e agora estou a segui-la nesta viagem Sevilha/Santiago.
      Já estive naqueles sítios...mas sempre de carro.
      Aquelas ruínas de Mérida são um espectáculo.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Ouço muita gente dizer que era um sonho. Ir a Santiago de Compostela. Deve ser mesmo Divino. Ainda bem que correu tudo bem, Bem vinda:))

    Bjos
    Votos de uma óptima noite:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Larissa. Fazer o Caminho é especial. Muita emoção, muita beleza, muita natureza :)
      Beijinho de boa noite

      Eliminar
  5. Gostei muito de ver um pouco dessa viagem, e claro que compreendemos o motivo pelo qual não podes por todas as fotos :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cherry, vou mostrar o resto no próximo post:)
      Beijinhos

      Eliminar

  6. Estes últimos tempos (desde que soube que ias fazer O Caminho) tenho pensado imenso em ti e em mais esta tua aventura. Estive em Santiago, como sabes, e sempre que via um novo grupo chegar à praça, imaginava ver-te lá.
    Claro que ir a Santiago como turista e ir como peregrino, a diferença é abissal. Gostava de ter a coragem (e resistência física) para lá ir em caminhada... e como eu tenho a vantagem da proximidade, penso que o sonho pode vir ainda a concretizar-se.
    Tu és um exemplo para todos nós, os sonhadores que ainda não se lançaram nessa aventura, pois fazes-nos acreditar que é possível!

    És uma mulher do caraças... e fica a prová-lo a primeira foto quando comparamos o teu corpo com os dos "matulões" que te acompanharam! 😃

    Bem hajas...
    Uma ganda beijoca 😘
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é possível Clara. Com um pouco de preparação, tempo e muita vontade e determinação, tudo é possível. Atreve-te, nem que faças por duas vezes. Num ano fazes metade, no outro partes onde paraste e fazes o resto.
      É verdade que fisicamente eu era o elo mais fraco do grupo, ainda para mais depois do acidente em fevereiro, mas a minha determinação é sempre enorme e isso faz-me avançar, mesmo quando as pernas não querem. Um dia também gostava de fazê-lo a pé. Quem sabe :)
      Beijinho Clara e força nisso :)

      Eliminar

Quem quer pensar comigo: