quinta-feira, 3 de maio de 2012

Das ganzas e afins II

(continuação)

Fui a várias reuniões de apoio às famílias na escola dos meus filhos onde passaram diversos filmes sobre as drogas e essas festas de transe, ainda hoje me arrepio quando penso nisso...
Os miúdos são cada vez mais novos.
Quem consome é bem visto, quem vende não é punido, e eu, vivo aterrorizada, principalmente por causa dos meus 2 filhos adolescentes.

Eles só me dizem: "Ó mãe, tu não tens noção. Isto não é como no teu tempo"

Pois não e o problema é esse.
Agora fazem-no aos 12 anos, a frente da escola, as 8.30 da manhã, na maior das calmas e não acontece nada!!!
E o limiar entre o experimentar, o fumar de vez em quando e o ultrapassar da barreira das drogas leves para as outras é tão, mas tão fácil e simples...
E o que podem fazer uns pais atentos e preocupados??
Explicar, alertar, controlar, proibir?
Levá-los a certos sítios para que vejam como vivem aqueles desgraçados, que entregaram as suas vivas nas mãos de um vício que os destrói?
E não é isto que fazemos quase todos? E não é, apesar disto, que alguns se ficam pelas drogas leves e outros avançam? E não é que, por vezes, nada disto adianta e eles acabam por cair no abismo?
Não conhecemos nós todos, amigos, colegas, vizinhos que se tornaram uns desgraçados, sabendo o que estavam fazendo?
E não sabemos nós que esta é uma realidade difícil, senão impossível, à qual não podemos fugir?
O que fazer então?

Eu, tenho medo, muito MEDO.

4 comentários:

  1. Sabes o que me assustou quando eu era miuda e me levou a fugir desse mundo, foi ter lido e depois ter visto o filme "os filhos da droga". É pesado mas mostra a realidade. A partir de uma certa idade é bom os miudos verem-nos.
    Qual a mãe que não tem medo que os filhos entrem nesse mundo ou da prosituição por exemplo. Um coração de mãe nunca está tranquilo.
    Uma beijoca doce de uma mãe para outra xxx

    ResponderEliminar
  2. Mais, uma vez, não só os jovens que se metem por esses 'atalhos', conheço adultos que - ao não conseguir enfrentar a dura realidade que é a vida - se meteram por esse 'atalhos' e, acredita, com muito piores consequências...

    ResponderEliminar
  3. Oa meus rapazes nunca me deram problemas, até agora. Um está a trabalhar nos Usa, (o mais velho) numa universidade. O mais novo frequenta uma escola pública cá em Portugal. Até à data não tive qulquer problema: sempre conversei muito com eles, eu e a mãe. havia sempre, depois de jantar uma conversa sobre como tinha sido o di...que problemas tinham surgido...como os resolviam...etc.
    E eu disse-lhe sempre: " se algum dia sentirdes necessidade de fazer algo às escondidas ...é porque estaia a fazer asneira! - nesa altura pensai nisso e recuai."
    Cumplicidade...penso ser a "chave"!
    Não tema.
    Cumps, Dan

    ResponderEliminar
  4. A droga é uma coisa que também me assusta muito e de facto os miúdos de hoje em dia não tem noção de nada. É tudo tão liberal que assusta muito mesmo...

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: