quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Melhor amiga?


Por qualquer razão que até a própria razão desconhece, olho para trás e para mim e concluo que não tenho nem nunca tive uma melhor amiga, “aquela” melhor amiga, a tal com quem se está constantemente, a tal a quem se telefona a toda a hora para contar o nosso dia, com quem se vai às compras e ao cabeleireiro, a quem se pede ideias e opiniões, com quem se troca de roupa e de sapatos, aquela a quem deixamos que praticamente comande a nossa vida.
Sim, sempre tive alguns amigos do coração com quem posso sempre contar e que estão lá sempre para mim e eu para eles pois para mim a amizade é como o amor, incondicional. Se gosto, gosto, independentemente de tudo o resto. E quem é meu amigo tem de gostar de mim da mesma forma, com todos os meus defeitos e virtudes.
Mas quanto à melhor amiga, o emplastro com quem algumas pessoas vivem coladas, a fotocópia, aquela que domina por completo tudo quanto nos diz respeito, não tenho, nem nunca tive e nem quero!
1º, porque nunca consegui dar-me a ninguém dessa forma e depois porque não gosto que alguém tenha esse ou outro qualquer tipo de domínio sobre mim.
Gosto de ir às compras sozinha se quiser, gosto que me dê na veneta e poder fazer isto ou aquilo, ou não, mas sem ter de telefonar alguém a avisar ou convidar, vou ao ginásio sozinha, dou-me com todos e não só com um, não troco de roupa com ninguém, não conto o meu dia a ninguém, não quero saber tudo de ninguém, e não gosto que me cobrem por isto ou por aquilo. Não gosto que invadam o meu espaço ou o meu tempo e  não gosto de estar dependente de ninguém
Bom, bem vistas as coisas, não gosto muito de partilhar.
Mas desde que respeitem o meu espaço, aquele espaço que eu dou, está tudo bem.
Por tudo isto compreendo quem não se aproxima muito de mim, pois além da barreira quase intransponível que eu mando na frente, eu sou um bicho mesmo muito esquisito.

8 comentários:

  1. Também não tenho a melhor amigq. Este teu texto poderia ser escrito por mim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho duas melhores amigas. Mas temos uma saudável bastante saudável. Pensamos por nós próprias, e não andamos sempre coladas umas às outras. Tanto eu como elas temos os nossos momentos em que gostamos de estar sozinhas e de fazer as nossas coisas sozinhas. Não ficamos amuadas quando uma de nós já tem coisas combinadas com outras pessoas.

    No entanto, quando precisamos, estamos presentes. Confiamos umas nas outras, fazemos confidências e são elas que me conseguem animar nas piores alturas. E também temos, é claro, aqueles momentos em que também gostamos de ir às compras juntas, entre outras coisas.

    E gosto muito disto assim :)

    ResponderEliminar
  3. Eu tive uma melhor amiga assim, depois perdi-a, e nunca mais consegui ter uma relação de amizade tão próxima com ninguém...

    ResponderEliminar
  4. Eu tb não tenho.... mas gostava de ter.
    Sabes o que eu gostava de ter? Um grupo de boas amigas... daqueles que se encontram de vez enquando e falam de tudo sem tabus... tipo Sexo e a cidade, sabes?
    Mas eu sou estranha mesmo por isso... é dificil ter amigos a sério. Já me falharam da forma mais horrivel, e a confiança falha muito nos dias de hoje.
    Por vezes me pergunto: onde estão as pessoas correctas e sinceras?
    Uma raridade!

    Um beijo doce minha linda xxxx

    ResponderEliminar
  5. Isso que está descrito não corresponde de maneira nenhuma a "melhor amiga"!! Que conceito mais estranho! "Não gosto que invadam o meu espaço ou o meu tempo e não gosto de estar dependente de ninguém"

    ResponderEliminar
  6. Eu tive uma melhor amiga, mas nós crescemos e mudámos... e afastámos-nos, sobretudo porque ela deslumbrou-se com uma certa ascensão social e falhou-me num momento difícil da minha vida.

    Presentemente, tenho 2 ou 3 Amigos (com A maiúscula) e muitos conhecidos . É-me difícil criar laços, porque vivemos na era da relações instantâneas, tipo Mousse da Alsa, e eu sou 'old school'... preciso de tempo para confiar!

    De qualquer modo, eu sou muito independente -gosto e preciso de espaço e tempo para mim- e não gosto que se metam na minha vida, e os meus amigos sabem e respeitam a minha maneira de ser e estar.

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho uma melhor amiga, mas essa melhor amiga que descreves será uma de adolescência, aos 30, uma melhor amiga é diferente, eu amo a minha como uma irmã, conto com ela para me ajudar a resolver os problemas, choro com ela quando é preciso, o filho dela trata-me de tia, não invadimos a privacidade uma da outra porque nos respeitamos.

    ResponderEliminar
  8. Há muitos mitos sociais.
    A da melhor amiga é um deles.
    A maioria não tem melhores amigos.
    Se tiver amigos já é um milagre.
    Primeiro temos de ser as nossas melhores amigas e depois a vida encarrega-se do resto.
    Penso ser nosso dever ter o coração livre e limpo para se aparecer alguém digno de o ocupar de forma especial. Mas, são raridades.

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: