sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Crónica de uma Tuga da actualidade

Estive com uma amiga que já não via há algum tempo e que está desempregada. Ainda não tem 40 anos, sabe línguas e tem muita experiência. Os únicos trabalhos que consegue são a ganhar o ordenado mínimo, muito longe de casa e teria de arranjar alguém que transportasse o filho de e para a escola, para as actividades e lhe desse apoio nos trabalhos de casa. E como tudo isto não compensa um trabalho precário e mal remunerado, está em casa.
Perguntei-lhe o que tem feito.
- Olha, fico dias e dias de pijama em casa, limpo e arrumo, não vejo ninguém, às vezes vou dar uma ajuda à minha mão na lojita dela, levo e trago o meu filho à escola e ao futebol e estudo e brinco com ele. E é isto!
Ó minha nossa que a mim já me tinha dado um fanico, não durava mais de 3 meses. Graças a Deus que tenho o tal emprego. Frustrante, mas que me permite sair de casa todos os dias, ver pessoas (ainda que sejam as minhas múmias queridas e fofinhas), faço algo e ainda ganho algum dinheiro que me proporciona alguns (poucos neste momento) bens materiais e emocionais. Espero que se conserve ainda por alguns anos mais e tenho de fazer por ele.
Da maneira como sou, não conseguiria viver assim durante muito tempo. Ou arranjava qualquer coisa para fazer, nem que fosse lavar escadas ou então definharia e morria.
E isto é o retrato de tantas e tantas pessoas neste Portugal. Muito posts por esta blogosfera fora mostram situações assim todos os dias. E se algumas pessoas conseguem viver assim e adaptar as suas vidas à nova realidade, outras há, que se vêem definhar de post em post.
Que tristeza de país o nosso!

6 comentários:

  1. Infelizmente é a realidade, a dura realidade, do país...

    Eu já passei pelo desemprego, e dou graças a Bastet pelo meu actual trabalho. Eu critico e, por vezes, refilo, mas o facto de ter trabalho, e gostar do trabalho!, ter um ordenado ao fim do mês, é um LUXO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer Gata. Infelizmente neste momento temos de dar graças a Deus ter um emprego, seja ele qual for...

      Eliminar
  2. Espero nunca vir a estar numa situação dessas. Senão fico maluca!

    ResponderEliminar
  3. Eu estou desempregada e estou longe de encaixar nesse perfil de desempregada desesperada. Ficar em casa de pijama a vegetar não é para mim :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo Luarte, nem se deve, nem se pode ficar a vegetar, eu própria era incapaz de viver assim, mas nem toda a gente tem força e é assim activa. Esta pessoa de quem falei é um pouco depressiva, daí a atitude. Mas às tantas são mais as pessoas que vivem assim do que as que têm iniciativas e são activas. Uma pena, não é?

      Eliminar
  4. eu e que me dava qualquer coisa. mas percebe-se uma pessoa desempregada, não tem dinheiro para andar por aí a laurear.. eu já tinha morrido. feliz ou infelizmente precáriamente sempre arranjei ocupação, por agora é até Março, depois não sei.:/ este país é mesmo triste

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: