terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Nem que passem 200 anos

e um comboio ou vários, haja uma hecatombe, um desabamento, uma explosão, umas mais do que outras, é certo, mas as mães são sempre mães.
Eu também sou mãe, mas hoje venho aqui falar como filha, que com quarenta e tal anos ainda sinto as preocupações, os cuidados, a proteção da minha mãe, como se tivesse sete.
Com setenta e muitos anos, a braços com a sua solidão de viúva recente, com as limitações de saúde que a idade lhe trouxe e com todas as responsabilidades de manter uma casa sozinha, esta mãe galinha, a minha, continua a preocupar-se com as suas pintainhas, mais comigo até e nem sei porquê, talvez porque sou a mais nova, a menos sensata e assertiva, aquela a quem de quando em vez lhe "pára o relógio", e por isso no ver dela, a mais frágil e periclitante, a que precisa de apoio e proteção.
Protege-me, poupa-me, cuida de mim para que não sofra e, quando é inevitável sofrer, minimiza e dá-me força, quando ela própria necessita ainda mais.
Sempre preocupada se cheguei a casa, se cheguei tarde e não tenho jantar, se está tudo bem. Quantas vezes eu chego à noite e tenho à porta de casa uma panela de sopa ou a comida preferida dos meus filhos, ou a minha. Quantas vezes encontro a bacia da roupa apanhada do estendal e dobrada (os nossos quintais são comuns). Enfim, tantas coisas, coisas de mãe que mesmo a precisar de ajuda, se esquece dela em prole dos filhos e dos netos, como sempre assim foi.
E eu pergunto-me inúmeras vezes: Estarei eu à altura de ser filha? Será que um dia estarei à altura de ser uma mãe assim? Estarei eu à altura dos meus anjinhos da guarda?


Não sei o que se passa com as minhas hormonas...

12 comentários:

  1. E puseste-me a pensar.. tenho descurado muito da minha, às vezes passo-me e a ficha só me cai horas mais tarde; às vezes não tenho a paciência que devia, a palavra certa no momento.. bolas.
    :| vou ligar à minha mãe..

    by the way, parabéns pela tua! e não te martirizes.. estarás sempre à altura. :)

    ResponderEliminar
  2. Estarás sim, na hora, estamos sempre à altura :). Quando os vemos assim jovens, esforçámo-nos tanto para conseguir orientá-los; quando orientados esforçar-nos-emos por apoiá-los no que precisarem, é o ciclo da vida. Ter uma "grande mãe" tão pertinho é uma maravilha. Quem me dera que a mim vivesse pertinho de mim assim, principalmente agora que precisa tanto que a amparem físicamente :(
    Fico muito feliz por teres esse carinho tão a jeito:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Vai lá ler outra vez aquela cena que eu escrevi sobre as mães para tirares essa dúvida.
    Tu vais ser igualinha a ela.
    E entretanto faz um teste de gravidez.
    Só naquela...

    ResponderEliminar
  4. Gaja Maria,
    Eu não tenho a menor dúvida que vais ser igualzinha à tua mãe (quem sabe noutra versão melhorada e com o update devido?).
    E sabes porque sei isto? Porque que sente assim... está no bom caminho.
    Estima-a bem, é o que eu te digo, e aos teus meninos também.
    Estou com a Uva Passa, só naquela vai lá fazer um teste...

    ResponderEliminar
  5. Ui, penso tanto nisso... Sabes, tinha isso tudo quando morava perto da minha mãe, antes de me mudar para o Oeste... Entretanto com a mudança perdi as ajudas e depois da minha mãe também ficar viúva, tem dias em que me custa mesmo muito a distância, até porque sou filha única...
    Ai, agora com o teu post ainda fiquei para aqui com mais pensamentos...
    Pensa que tens a tua mãe perto e que só isso é precioso...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Oh... não sei, nunca sabemos, estas incertezas são terríveis.

    ResponderEliminar
  7. Acho que acabamos por nos tornar numa versão (quiçá melhorada em certos aspectos, quiçá piorada noutros) das nossas mães. Galinhas, sempre.

    ResponderEliminar
  8. Não sei como serei, mas se for um terço daquilo que a minha foi e é para mim, já me dou por muito feliz. Sem sombra de dúvidas, ela é o meu modelo não só como mãe, mas também como mulher.

    ResponderEliminar
  9. Ai este texto pôs-me água nos olhos. É possível escrever aqui uma calinada na gramática porque não vejo muito bem as teclas.
    Eu dou tudo pela minha mãe e mesmo assim parece-me sempre que ela é capaz de ainda dar mais por mim. Porra. Só quero que ela viva para sempre e bem de saúde.

    ResponderEliminar
  10. um texto bonito, mas com alguma melancolia.. eu acho que um dia enquanto mãe vais ser igual. beijinho grande

    ResponderEliminar
  11. Quem tem uma mãe tem tudo...São perguntas pertinentes as que fazes...e não são fáceis de responder.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: