terça-feira, 14 de julho de 2015

A vida como ela é

Saíram hoje os resultados dos exames nacionais. MaiNovo terminou o 12º ano com sucesso e chegou a hora. E a hora repete-se... Mais um que vai voar com as asas que lhe demos à procura de um futuro. Um futuro desconhecido, incerto, mas apesar de tudo um futuro carregado de esperança. Por enquanto pois pensemos numa coisa de cada vez. Se o futuro é amanhã e amanhã tudo pode acontecer, tenhamos então esperança no amanhã.
Um misto de emoções percorre-me, um misto de orgulho e de angústia, um misto de alegria e de medo ao saber que daqui a uns meses se tudo correr bem, ele vai para longo voar sozinho. Quero e não quero. Aliás, quero, faço gosto, anseio pelo futuro dele, mas não posso deixar de pensar que a casa vai ficar ainda mais vazia.
É a vida como ela é. Assim.

24 comentários:

  1. Ser mãe é mesmo isso Gaja Maria, ter esses sentimentos antagónicos, felicidade e receio, sempre perto um do outro :)

    Vai tudo correr, vais ver que sim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Maria, um misto de emoções em catadupa. Beijinhos

      Eliminar
  2. sorte a dele...sorte a dele...tantos que não mais lhes resta do que esperar e definhar! Privilégios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, por isso espero que saiba aproveitar a oportunidade. Há muitos que não a têm. Bjs Madagascar

      Eliminar
  3. Que tal pensar que o diabo não está sempre atrás da porta. Que as asas que lhes deram, estão aí, novinhas em folha, cheias de energia e desejosas de altos voos, voos rasantes, em velocidade cruzeiro, picados com piruetas, até parece "Gaja" que já não tiveste nesse mesmo lugar. Vá lá... mãezona ele levará na bagagem os valores que lhe foram confiados, coisa valiosa hoje e sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já estive e foi muito bom. Todos crescemos imenso, os meus pais e eu. Agora estou do outro lado... De qualquer forma sempre incentivei os meus filhos para o fazerem, é importante em todos os sentidos, custa um pouco vê-los ir mas é mesmo assim. Só espero que aproveite a oportunidade :)

      Eliminar
  4. O coração de mãe, uma mar de contradições - alegrias e angústias que nos inundam o coração.

    Um beijinho e parabéns pelo MaiNovo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada MS, estou orgulhosa mas receosa que algo não corra bem, isto é só um primeiro passo ainda. Bjinhos

      Eliminar
  5. Parabéns por mais esta etapa concluída na vida do filhote! Quando ao futuro.. A vida é mesmo assim... Eles crescem e começam a trilhar os seus caminhos... Deve ser difícil sentir essa "perda" porque no fundo uma parte deles vai embora, mas serão sempre os teus filhos! Muito sucesso neste novo desafio! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim espero. Ainda é só o primeiro passo e espero sinceramente que consiga entrar no curso que quer. Beijinhos B

      Eliminar
  6. Não é fácil sair de casa dos pais (eu ainda não sou mãe) e por isso também não será fácil os pais verem os filhos partirem mas é como dizes, com esperança num futuro melhor, temos outro ânimo!
    É preciso força e coragem para irmos atrás dos nossos sonhos sozinhos para um lugar diferente por isso o apoio dos pais é tão importante. Com certeza correrá bem e tê-lo-ás aos fins de semana de volta a casa. Será, com certeza, bom para ele pois é uma experiência enriquecedora. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. O futuro está nas mãos deles, no vosso, que são mais novos. E nós, os pais cá estamos para fazer todos os possíveis para contribuir para isso. Beijinhos VerdezOlhos

      Eliminar
  7. Olhando para a minha mãe, acredito que não seja fácil ver o filho ganhar asas. Mas só nos faz bem. No meu caso, ainda bem que saí de casa. Não sabes cozinhar? Paciência, aprendes. Não tens a mama para te ir buscar/levar? Vais de transportes ou arranjas boleia. Queres ir para os copos? Fixe, não tens a mama a controlar as horas :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comigo há anos atrás e foi de facto enriquecedor para todos. A vida é mesmo assim. Beijinhos Helena

      Eliminar
  8. Parabéns ao filhote!
    Não sou mãe, por isso nunca senti esse "aperto", apenas o vi espelhado na minha mãe quando chegou a minha vez de sair. A única coisa que te posso dizer é que para nós é a fase mais enriquecedora. Aprendemos a "andar" sem muletas, porque deixamos de ter a Mãe para todas as ocasiões. Temos que nos desenrascar sozinhos e aprender a viver sem o "colinho" ali ao lado ... acredito que custa, mas também deve ser uma motivo de orgulho para uma Mãe ver o filho a ganhar asas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo Nina. E nem todos têm essa oportunidade ou a sabem aproveitar. Espero que todos estejamos à altura. Bjs

      Eliminar
  9. Parabéns ao filhote pela conquista, mais um passo em frente...
    Imagino-me nessa situação e deve ser mesmo um misto de emoções entre o deixar ir e seguir e o aperto da ausência...
    Vai correr tudo bem :-)

    ResponderEliminar
  10. Antes de mais parabéns a ele pelos bons resultados!! é mesmo assim a vida. A minha mãe chorou quando foi a minha irmã, quando saí eu já não custou nada ;)

    ResponderEliminar
  11. Compreendo esse mix-feeling, em todo caso é para dizer PARABÉNS. bj

    ResponderEliminar
  12. Nem imagino o que isso possa ser...
    Resta-me desejar-te ânimo, pois creio que irá fazer falta. E, acima de tudo, muitos Parabéns, ao MaiNovo e a ti (claro!)).
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Pode ser que ele decida ficar aí pertinho de casa ;)

    PS: No fim da próxima semana já me "mudo" para o nosso fresquinho :)

    ResponderEliminar
  14. É isso mesmo, Gaja, a vida é como é. Por entre risos e choros.
    Parabéns, está na hora do MaiNovo ensaiar outros voos. Com o teu olhar atento, está bom de ver. :)

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: