quarta-feira, 1 de julho de 2015

Digam-me como

Tenho uma pequena cena congénita no olho esquerdo. Coisas que herdamos dos nossos progenitores, normalmente más, claro e que me limita a visão. Em garota ainda andei  de óculos e com o olho direito tapado a ver se estimulava o outro lado, mas nada. As vergonhas que eu passei por causa daquela pala no olho e nem sequer surtiu efeito. Nem sei como não me apelidaram de pirata, Camões, ou mesmo cáolho ou outra coisa bem pior, mas não, a garotada gostava de mim. Valeu-me isso. 
Mas dizia eu que nem com lentes o gajo lá vai, porque afinal é uma cena congénita e não há nada a fazer. Vê menos e ponto final. Em contrapartida sempre vi muito bem da ala direita mas, e porque nestas coisas há sempre um mas, a puta da idade e o facto de trabalhar com computadores já fez os seus estragos e tenho de usar uns óculos de ver ao perto e semi-perto. Para quem não sabe, semi-perto é aí até uns 80 cm. Mesmo à cota portanto.
Agora, digam-me!
Como é que uma gaja estilosa (que quer ser, vá), que não vê um telho ao perto e não tem lentes de contacto, pinta os olhos de manhã sem ficar a parecer que levou um murro em cada olho? Ein??
E como é que faz um risco fino e direito com lápis ou eyeliner ein?  E como é que vê se tem a quantidade certa de sombra em ambos os olhos? E como é que põe a máscara nas suas lindas mas loiras pestanas e não à volta? Ein?
Vá, digam-me como.

32 comentários:

  1. Não deve ser tarefa fácil não senhor! Tenho uma amiga com o mesmo problema que tu, desde pequena também mas com a prática já se maquilha na perfeição.
    Quanto as palas são horríveis mesmo, o meu filho também andou e sinceramente não fizeram nada teve de ser operado. A vergonha que passava na escola era terrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente sou bem resolvida e isso da pala no olho não deixou mazelas, mas chateia-me um pouco o facto de ser um problema sem resolução. Mas é assim a vida, há coisas bem piores :)

      Eliminar
  2. Eu tenho essa dificuldade com a depilação das sobrancelhas. Não a confio a mais ninguém. Tiro os óculos, arranjo as sobrancelhas e acho que estão perfeitas. Coloco os óculos e vejo mais umas 50 sobrancelhas das mais finas e clarinhas que sem óculos não via, e volto ao trabalho. E ando neste tira e põe os óculos até achar que está bem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essa das sobrancelhas é outra questão difícil, mas aí não sinto muito pois tenho pouco pêlo e são quase loiros, não se vêm. Menos uma chatice vá lá, mas é isso, por tentativas :)

      Eliminar
  3. Eu tenho uma sobrinha com o mesmo problema e ainda é pequena.Disseram-lhe que tinha de ser operada. Em palas nunca ninguém falou, ainda bem, coitada!
    Quanto a ti, eu não sei, mas não ponhas. Eu não te conheço mas garanto que és bem gira ao natural :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sol :)) mas sabes, quando uma gaja já não vai para nova, gosta de se aprumar mais um pouquito e salientar certos pormenores para disfarçar uma ou outra ruga (de expressão, claro) :))

      Eliminar
  4. Não disse como, mas pensei consigo no mail que acabo de enviar-lhe
    Um bom e feliz dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li o mail com bastante emoção. :) obrigada. já vou responder. Um beijinho

      Eliminar
  5. Temos o mesmo problema, ou parecido, vá. Sou amblíope do olho esquerdo e só vejo 30% mesmo com a correção da miopia que está nas 5 dioptrias. O olho direito também não vê 100% mas vê muitíssimo melhor. Uso próteses, ora óculos, ora lentes. Agora ando mais nas lentes porque estou farta dos óculos.
    O que me salva é que uso maquilhagem há tantos anos que só muito dificilmente me engano.
    Vou lá com a prática. Não é nada fácil. Mas consigo fazer a coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento usar uma maquilhagem suave para não se notarem as imperfeições do risco e da sombra e nas pestanas tenho mesmo de pôr porque são loiras e se não usar máscara parece que não tenho, uso sempre um cotonete para ir limpando o borratado. Uma gaja arranja sempre estratagemas para se desenrascar :))

      Eliminar
  6. Se te serve de consolo, não tenho qualquer problema de visão, mas sou incapaz de fazer um eyeliner perfeito. Pareço sempre um Panda com olhos descaídos ... desisti de tentar!

    Em criança, tive uma colega com o mesmo problema. E como odiava ter que usar a "pala", todos os dias chegava à escola, tirava e escondia, quando saia voltava a colocar a "pala" para a mãe não berrar com ela ... a nossa tarefa era avisa-la que tinha que a colocar. Lembro-me tão bem disso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, isso do eyeliner é mesmo uma tarefa difícil, é quase como pintar uma tela e eu além de ser pitosga ainda tremo das mãos. Xiça!
      Também tentei fazer isso à pala, mas a minha mãe descobria sempre e punha-me de castigo, tive de resignar-me ao raio da pala.

      Eliminar
  7. Gostava de poder ajudar, mas não tenho sugestões. Acredito que o hábito também ajude.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. O hábito e um cotonete para ir limpando o borratado :) Beijinho

      Eliminar
  8. Quando souberes a resposta... avisa-me, please!
    Sim, eu que sou míope (desde os 23 anos que "adquiri" esta herança da minha mãe), volta na volta, penso nisso... quando chegar aquela altura em que não vejo ao pé... como (raio) vou colocar as lentes de contacto, sem falhar o olho? E como faço para maquilhar os olhos?
    Haja alguém com as mesmas preocupações, realmente fracturantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales. Antes de descobrirem que o meu problema era congénito cheguei a usar lentes de contacto. Nem imaginas o que passei para começar a conseguir colocá-las e tirá-las sem quase arrancar os olhos, depois lá apanhei o jeito e não custava nada. O mesmo vai acontecer contigo :)

      Eliminar
  9. Pois não sei bem o que diga... Talvez com o hábito consigas fazer essas coisas, mesmo sendo difícil.
    Que chatice, não deve ser nada fácil...
    :|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho sempre um cotonete à mão e vou limpando os estragos. Uma pessoa vai-se habituando a arranjar soluções para todas as limitações. Bjs

      Eliminar
  10. Também uso óculos, mas não é um caso muito grave, ou seja, tirando estar ao computador ou a ler os óculos estão sempre em descanso :P
    Hoje quando fui trabalhar esqueci-me deles, ou seja, estar o tempo todo no computador sem óculos foi muito giro, mas enfim.
    Quando decido maquilhar-me (o que é raro) parece que levei um murro, ora são riscos tortos, ou mais cor num do que no outro, mas o problema não é de ser vesga é mesmo azelhice :P
    Agora quanto ao teu problema não sei como te ajudar, acho que ou contratas uma maquilhadora para te fazer isso direitinho ou vais às tentativas ihih

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é por tentativas, começo com algo muito ao de leve e depois vou acrescentando e limpando o borratado, no fim bate tudo certo :))

      Eliminar
  11. Gajita, eu tb vejo mal se te serve de consolo e pintar olhos é do pior. Por isso não pinto nem dou risquinhos...mas gosto, hora se gosto
    Kis :=>}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois fazes bem em não pintar, estas coisas dão-nos cabo da paciência, gastamos dinheiro com elas e devem estragar a pele. Mas eu sou uma vaidosa, o que hei-de fazer? Bjocas :)

      Eliminar
  12. A questão dos olhos, é um problema que me aflige imenso. Agora, isso das pinturas, há de ir com jeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os olhos, é importante cuidar deles, são um bem precioso. As pinturas, olha, um dia saem melhor, outros dias nem por isso. Sou uma vaidosa, tenho de aguentar todas as possibilidades :)

      Eliminar
  13. E com um espelho de aumento, funcionará?

    ResponderEliminar
  14. Com o tempo os pincéis saberão de cor e salteado o caminho para as sombras e o jeito adaptar-se-á à realidade :)
    A falta de visão também me incomoda, mesmo não sendo tão acentuada. E sim, também não saio sem maquilhar os olhos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coisas de gaja :)) uma pessoa gosta de se arranjar e depois habitua-se e quando surgem as dificuldades, tudo fica um pouco baralhado, mas é como dizes, vamo-nos habituando e apanhando o jeito. Bjs

      Eliminar
  15. Não me vou meter na conversa mas lembrei-me de um assunto paralelo relacionado com o BTT no qual podes ter interesse.
    Tenho o mesmo problema. Um defeito na córnea que desde muito cedo me limitou a visão do olho esquerdo, embora com o direito tenha sempre compensado este defeito. Até que com a idade, ou melhor, com a puta da idade a coisa começou a ficar turva.
    Comecei a ter problemas para ver o conta Km e o relógio na bike. Comprei um GPS e foi uma granda merda para ver os mapas. Os óculos do dia-a-dia não são apropriados na bike porque as lentes são pouco subidas e na posição baixa na bike a visão passa por cima.
    Num blog de um BTTista americano descobri a solução. Óculos desenvolvidos para ciclismo (e outros desportos) bifocais. São lentes normais em que na parte inferior é introduzida um pequeno rectângulo graduado. Podes escolher a graduação (1, 1.5, 2, 2.5 etc dioptrias). Eles até dão conselhos (se usas 2 compra um com 1 dioptria). Tanto quanto sei só existe esta empresa nos EUA. É a DUAL EYEWEAR. Vê em:
    http://www.dualeyewear.com/index.php/cycling-sport.html

    O único problema que tive é que ficaram retidos na alfândega do Porto (provavelmente por selecção aleatória) e para os desalfandegar paguei quase tanto quanto o seu custo (custaram cerca de 40 euros).
    Outro potencial problema é que não parecem muito "fashion".
    Agora uso-os sempre. Quer de Verão, quer de Inverno. Mesmo nos dias escuros, como as lentes são de alta qualidade a visão é muito nítida. Olha-se em frente e está tudo normal, olha-se por baixo e lê-se tudo. Parece magia. Uma ideia simples e eficaz.

    Espero que esta informação seja útil.


    PS. Já agora, se um espelho daqueles que ampliam a imagem e se aplicam na parede da casa de banho me resolvem o problema da barba também devem resolver o problema da maquilhagem :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O espelho de aumentar na casa de banho já uso há algum tempo e ajuda muito. Quanto aos óculos para o btt que me mostraste, são espectaculares. Já tinha andado a pesquisar pois tenho alguma dificuldade principalmente nas descidas perigosas, tenho sempre medo de não ver bem algo que me possa fazer cair, mas nunca encontrei nada que me satisfizesse, estes de facto parecem-me muito bem. Entretanto tenho mesmo de pensar numa solução destas, só é mesmo pena existirem apenas nos EUA e poderem ficar na alfândega, no entanto parece valer a pena o risco. Muito obrigada João :)

      Eliminar
  16. Estes óculos são bons para quem ainda vê bem a média distância mas tem dificuldade em ver os instrumentos no guiador. Para esse problema de que falas (ver bem logo à frente da roda dianteira) não são muito bons (a parte graduada é muito pequenina e só dá para olhar para baixo para o guiador - a não ser que levantes muito a cabeça, o que não dá jeito nenhum).
    Eu tenho exatamente a mesma dificuldade (ver o caminho à frente da roda e um pouco mais à frente). A maior parte das vezes só vejo os obstáculos quando estou em cima deles. Por isso desço cada dez mais devagar ( o que é uma frustração ser ultrapassado nas descidas por toda a gente). :)
    Mas estou a pensar numa solução e até fazer uma proposta à Dual eyeware. Por exemplo, a lente maior graduada em 1 dioptria para ver a média distância e a lente na parte de baixo de 2-3 dioptrias para ver os instrumentos no guiador. Se calhar a idea não é tão idiota quanto isso. Mas tenho mesmo que arranjar uma solução porque a PDI não perdoa.

    Boas pedaladas,

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que era uma boa ideia, o meu conta kms tem números grandes e não me apresenta dificuldades, o gps, leva o marido na bike dele, as descidas é que é o pior e também já tenho algumas dificuldades a ver ao longe, estou cada vez mais dependente de óculos. Se por acaso descobrires algo desse género, diz-me alguma coisa, ok?
      Boas pedaladas :)

      Eliminar

Quem quer pensar comigo: