sábado, 21 de julho de 2018

Sim, cinquenta e depois?


"A pele que habito" 
Clarice Lispector

Nas minhas caminhadas pelos areais dei por mim a tentar adivinhar as idades das mulheres com quem me cruzava e a comparar-me com elas. Excepto as mais idosas e as mesmo novas é difícil adivinhar idades mas uma conclusão consegui tirar, as mulheres a partir dos trinta e cinco, na sua maioria, transformam-se ou iniciam por essa altura um processo de transformação. Não vale a pena ter ilusões. Salvo algumas exceções, as mulheres com a idade engordam, perdem as formas, as peles descaem, os cabelos ficam fracos, as pernas ganham derrames e varizes, a pele ganha manchas. E não venham cá dizer-me que são as portuguesas que não se cuidam,  não fazem exercício e têm uma alimentação incorreta. Não. As inglesas, as espanholas, alemãs, nórdicas, brasileiras e até as do leste, nenhuma, ou muito poucas escapam. Pois é e depois?
Depois é cagar nisso e seguir em frente que a juventude já não volta mas nós ainda estamos aqui para as curvas. É certo que a cintura já não vai voltar, a barriga já não vai alisar, o cabelo já pouco vai brilhar e as pernas nunca mais vão voltar a ser as mesmas, mas é cuidar da saúde do corpo e da alma, assumir cada centímetro de pele e ser feliz. E depois temos o sol e a sombra, temos o contemplar o mar, temos a brisa a acariciar-nos o corpo, o mar a refrescar-nos a pele. Temos um livro, um pensamento, uma imaginação criativa, uma boa conversa, música. Temos vida, temos saber, temos tranquilidade e calmaria. A praia é tão boa aos vinte quanto aos cinquenta e há que tirar partido dela em pleno. Bom, a água agora parece-me bem mais fria que antigamente e já não me apetece mergulhar. Havia também de me saber bem uma cadeirinha para não andar a rebolar o corpicho na areia, mas carregar cadeiras para o areal não é coisa que me agrade, também já não me agrada muito aquela caloraça e areia constantemente na toalha e ter de me besuntar de creme de cinco em cinco minutos e.... caramba! Ter vinte anos é que é, vale tudo, tá-se bem com tudo :)))

13 comentários:

  1. É o dia do aniversário? Parabéns. Que venham muitos mais e que a saúde nunca falte.
    Gostei de ler o seu post. É verdade que muita gente tem dificuldade em envelhecer. Mas que fazer a vida é assim mesmo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elvira, mas não é o meu aniversário, é um assunto que por vezes me atormenta, mas constato finalmente que o importante é mesmo ter saúde e fazer por ser feliz. ABraço.

      Eliminar
  2. Menina, a palavra chave é: ACEITAR-SE, quem não gostar, que não estrague.

    Aos 20, só fazemos asneirada, que pagamos mais tarde. Comer o sol das 8 ás 8, será uma das grandes asneiras que se fazem, e se pagam caro, se não no preço dos cremes, com a vida - Estão sempre a avisar, mas aos 20 somos surdos e donos do mundo. E burrinhos também.

    Goza a praia com parcimónia, curte uma sombra, um livro, uma companhia, tira do dia o seu melhor e.... SÊ FELIZ

    Beijo em TU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Non, gosto muito do sol e da liberdade que a praia e o mar me fazem sentir mas sempre tenho cuidado. Como em tudo na vida, o que é bom faz mal e como só temos uma vida, há que tratar bem dela :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. O que interessa é ser saudável e feliz ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo Cacao, a saúde é o euromilhões de quem a tem, o resto são pormenores :)

      Eliminar
  4. E lá ta ela ca idade ;) ó gajita esquece lá isso, eu tenho 52 e estou muito melhor agora que quando tinha 20.
    Goza as férias e esquece lá isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena, sinto-me bem com a idade que tenho e quero aproveitá-la o mais possível. Acredita que até gosto da idade que tenho e divirto-me imenso quando vou pedalar com os meus amigos e perguntam a um deles que tem 58 se eu sou filha dele eheheh. De óculos não se vêm os pés de galinha :)))

      Eliminar
  5. No mês que vem faço 52 anos.
    Não os trocava pelos 35, apesar das rugas, dos cabelos brancos e tudo e tudo.
    Identifico-me com o teu texto, também penso nisso. E depois? De que vale?
    O importante é aceitarmo-nos, viver a vida como quisermos e pudermos.
    O resto é conversa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Magui, é claro que pensamos nisso, quem não pensa, mas é como dizes, há que aceitar e aproveitar o que de bom a idade nos trás e é tanta coisa...
      Bjs

      Eliminar
  6. Eu já tenho mais seis sobre a conta redondinha e é isso. A única volta que há a dar é aproveitar a vida e aceitar que os vinte já não voltam. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. luisa, Os vinte não voltam é certo, mas tudo tem o seu tempo e o nosso tempo é agora e cheio de coisas boas que a idade nos trouxe. Vida é vier, seja em que idade for :)

      Eliminar
  7. Que engraçado ler este teu post pois ando só a pensar nos 50...
    Fiz 44 há uns dias e dou por mim só a pensar em como o tempo passa...
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: