sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Ana



Ana sempre teve umas mãos de fada. Tudo em que tocava se transformava em algo bonito. 
Os cadernos mais limpos e organizados eram os dela, encapados e decorados com perícia, as bonecas, eram as que tinham os vestidos mais bonitos, todos feitos por ela, os desenhos, os mais bem pintados, sem um único borrão. Um esmero aquela miúda.
Já na altura, nas férias de verão, na menina Arlete, para onde todos os miúdos ali da zona iam algumas semanas, a Ana, todos os dias tinha ideias novas para brincar, sempre com coisas feitas com as mãos que as outras miúdas copiavam logo em seguida. Até rendas e malhas ela sabia fazer, tão novinha, mas tão portentosa. 
Ana era dona de um sorriso lindíssimo, fazia umas covinhas de lado, nas bochechas e embora pequenita e rechonchudinha, nunca passava despercebida. Minha mãe estava sempre a falar-me dela como exemplo, mas eu, nunca passei de uma pequena magricela e nunca quis nada com rendas e malhas. Uma desilusão para ela, enfim.
Anos mais tarde acabei por lhe perder o rasto, mas sempre que passava em frente à sua casa, antes dela se mudar para longe e ao ver as cortininhas de renda, as andorinhas de louça na parede, os vasos pintados com plantas viçosas às cores, tudo muito bonito e cuidado com esmero, imaginava a Ana a fazer bonecas de trapo e malha.
Descobri-a há pouco no Instagram e tenho de vos mostrar….







11 comentários:

  1. Imagino o prazer imenso desse reencontro!
    Pela primeira vez, tomei consciência da verdadeira dimensão e utilidade das redes sociais! Obrigada, GA...:)

    PS- Peço-lhe desculpa, mas irei comentar como anónima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Anónimo/a,
      É verdade, tanto se diz e opina sobre isto das internetes e das redes sociais e do tempo que se perde com elas que por vezes nem percebemos que nem sempre se perde, também se ganha:)
      E comente como lhe apetecer e se apetecer, não tenho problemas com isso :)

      Eliminar
  2. Deve ter sido uma alegria, essa descoberta. Gosto dos bonecos.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, são lindos os bonecos, assim como tudo o que ela mostra. Mãos de fada que até parece fazem magia :)
      Abraço

      Eliminar
  3. A Ana continuou prendada e tu, contínuas magricela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magui, após dias, meses e anos de castigo à mesa por não comer, que remédio tive senão começar a praticamente lamber o prato :)))Mais ainda sou uma pouca coisa como dizia meu Pai na brincadeira :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. São mesmo Isa, se a Ana se tem dedicado à pintura, acredito que teria sido famosa :)

      Eliminar
  5. Muitas vezes a infância acaba por nos traçar o futuro, eu aprendi muito nova a fazer malha com a minha mãe e apesar de sempre adorar fazer malha achava aquilo um pouco "atividade de velha" hj continuo a adorar (cada vez mais) tricotar, será que estou a ficar velha?!?!Ou apenas a dar continuidade ao que me estava destinado? :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dora, quando somos novas temos essa ideia das coisas de "velha", mas desde que se goste não há coisas de velha e de nova. É fazer o que nos dá prazer. Houve uma altura em que se usaram imenso as camisolas de malha feitas em tricot, eu tive várias que a minha irmã me fez que também era prendada nessa área. Ainda quis aprender e comecei uma mas nunca consegui acabá-la. O que fiz de mais parecido foi o enxoval dos meus filhos bordado a ponto cruz :) Força nisso!

      Eliminar
  6. A Ana não perdeu o jeito e ainda o transformou em arte!

    Existe um lado bom em tudo... até nas redes sociais!!!

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: