quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Hoje lembrei-me

Hoje lembrei-me de uma coisa e fiquei curiosa.
A minha mãe, quando casou há 50 e tal anos diz que não havia máquinas de lavar e nem quando a minha irmã nasceu, há 52 anos, havia fraldas descartáveis e se usavam de pano e tinha de se lavar tudo à mão.
Para que a minha mãe não andasse a carregar bacias de roupa até ao lavadouro público, longe de casa e perto de uma ribeiro, o meu pai construiu 2 tanques de cimento no quintal, 1 debaixo de telha e outro ao ar livre que se enchiam de água do poço para lavar a roupa (o que eu me diverti dentro deles cheios de água, anos mais tarde com a minha prima naqueles verões quentes...)
Ainda hoje existem, mas quando veio a máquina de lavar deixaram de ser utilizados.
A minha curiosidade reside nesta logística em cidades como Lisboa e Porto por exemplo. Há cerca de 20 anos vivi  3 anos em Lisboa e não me lembro de ter visto lavadouros públicos, será que as máquinas chegaram lá 1º do que à província? E antes, como é que as pessoas faziam??
Estão a imaginar-se a lavar roupa à mão nos lavadouros públicos??

5 comentários:

  1. Sim existem! e depois tb havia uma tábua em madeira ondulada que as senhoras colocavam nos alguidares ou até mesmo nas banheiras e lavavam assim. Mas a maioria das casas já tinha mesmo o seu tanque! Onde a minha mãe mora, todas as casas de todos os prédios tinham um tanquinho de cimento. Lembro-me perfeitamente de ver o da minha mãe na cozinha, e depois foi levado para a cave e de ver o da senhora que tomava conta de nós. Ela tinha-o na marquise e apesar de ter máquina de lavar, usava-o frequentemente! Eu adorava enche-lo e esfregar a roupa que ela me deixava para eu me entreter, por exemplo panos da loiça!

    ResponderEliminar
  2. Existem lavadouros públicos em Lisboa, principalmente em bairros antigos , como a Mouraria e a Madragoa. Ainda sobrevivem nos dias de hoje.
    Tenho 31 anos e na casa onde vivi, ainda existia um tanque, mesmo depois de termos máquina de lavar. Ainda me lembro de ver a minha mãe lá lavar a roupa. O que eu gostava de brincar no tanque, a lavar panos e trapos que a minha mãe me dava.
    Na casa da minha avó, também em Lisboa, nunca existiu máquina de lavar, só mesmo o tanque ;)

    ResponderEliminar
  3. Ainda restam alguns lavadouros públicos em Lisboa, tal como referiu A Licenciada Desempregada. Eu, que sou lisboeta, lembro-me de na casa da minha avó haver um tanque de cimento; no entanto, na casa dos meus pais, acho que houve máquina desde o início.

    ResponderEliminar
  4. Iam ao Tejo lavar a roupa. Muito sinceramente não me estou a imaginar a lavar roupa à mão, os tempos mudaram, agora carregamos num botão e temos tudo.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: