quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Palmadas, sim ou não?

É certo e sabido que nos dias de hoje nenhum educador, quer seja  pai, mãe, ama ou professor, pode dar um estalo ou um puxão de orelhas, quanto mais uma palmada numa criança, sob pena de vir logo a TV, os jornais, a protecção de menores ou a assistência social avaliar a situação e até, quem sabe, tirar os filhos aos pais e colocá-los numa instituição, onde muitas vezes são agredidos, violados e sabe-se lá o que mais.
Não sou a favor da violência, mas penso que uma palmada, dada na hora certa pelo motivo certo, nunca fez mal a ninguém, até pelo contrário. Também sei que isso não soluciona qualquer problema, mas quando mais nada os faz entender que aquela atitude é errada, talvez uma pequena palmada os faça pensar e entender.
Eu tenho 2 filhos. O mais velho levou alguns estalos e várias palmadas e posso dizer que nunca resultaram no por mim pretendido, enquanto o mai novo levou 3/4, se tanto, nunca mais voltando a cometer os erros pelos quais foi punido e só a palavra estalo já funcionava.
Eu própria levei várias palmadas em casa, reguadas na pré e na escola primária e até com uma cana de 3 metros que uma das professoras tinha para não ter de se levantar da secretária.
É claro que alguns episódios ficaram na minha memória, mas não foi por isso que não me tornei uma adulta normal e bem resolvida.
Mas também me lembro que o meu pai nunca, mas nunca me bateu e eu ainda o respeitava mais do que a minha mãe que todos os dias "me sacudia o pó",
Sempre coloquei  à vontade os professores dos meus filhos. Que fizessem  o que achavam adequado ao comportamento deles, o desrespeito é intolerável em qualquer situação.
Mas é claro que nunca me vi a braços com agressões por parte dos professores, mas cheguei a saber de escândalos de pais por causa de um estalo, quando um fedelho estava a pontapear uma auxiliar.
Sim, há casos e casos e há que ponderar antes de partir para a violência, mas até nos dias de hoje, um estalo, se necessário, nunca matou ninguém, excepto o orgulho de certas pessoas.

5 comentários:

  1. uma boa palmadita dada na altura certa e no sítio certo (no rabito) nunca fez mal a ninguém.

    ResponderEliminar
  2. Uma palmada por vezes faz falta mas estou como tu, o meu pai nunca me bateu e sempre o respeitei a admirei acima de tudo e de todos. Até hoje.

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo. ~
    Hoje em dia é complicado... se ralhamos: "que violência" se não fazemos nada "oh para isto, não educam a criança".
    "Presos por ter cão e por não ter"
    Cá em casa defendemos a palmada (sacode moscas) na hora certa.
    Um dia destes o meu mais velho chega a casa a dizer "Mãe a professora deu-me uma palmada na cabeça"... e eu perguntei porquê, resposta: "eu estava a cantar" Dias depois calhou ir falar com ela por outro assunto e fiquei a saber que ele andava mais que endiabrado (não é costume) e que nesse dia ele estava a cantar e ela pediu para parar... ele parou... ela virou as costas e ele começou a cantar de novo e ela deu-lhe um toque na cabeça, daqueles sacode moscas da cabeça e o meu miúdo ficou muito ofendido lol
    Sacode moscas não faz mal a ninguém. Eu levei e estou cá... tenho traumas, mas não são por isso.

    ResponderEliminar
  4. concordo com o teu texto! acho que uma palmada nunca fez mal a ninguém e há algumas crianças que só aprendem assim...

    ResponderEliminar
  5. Um estalo nunca!! Uma palmada por cima das fraldas quando ainda são pequeninos só para mostrar quem manda resulta muito bem. E dispensa futuras palmadas!

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: