quarta-feira, 15 de maio de 2013

Eu Gaja Maria me confesso!

Muito se tem falado sobre personagens criadas para a blogosfera...
Eu, sim, sou gaja, mas Maria... nem de nome. Inventei isto tudo para poder escrever e pôr cá para fora o que me vai na alma sem me cobrarem nada nem ter de enfrentar criticas ou justificar-me.
Um belo dia, eu, principiante nestas lides, fiz um blogue e divulguei-o, assumindo-me perante toda a gente como autora do mesmo, right?
Wrong!
Algumas pessoas gostavam, outras nem por isso e vinham pessoalmente comentar e cobrar e criticar. Tive de construir uma personagem e escrever apenas o que não fosse ferir qualquer susceptibilidade para não ter de andar a justificar o que pensava. Logo me cansei e o fechei, abrindo logo em seguida este, supostamente anónimo, sem dizer nada a quase ninguém e onde me sinto um pouco mais livre. E digo um pouco um mais livre, porque quem me conhece e cair aqui, vai logo perceber quem eu sou. Há imensas pistas espalhadas pelos meus posts e sou espontânea, genuína e sincera. Não escondo aquilo que sou.
Mas tenho de confessar, que sou um pouco contida em relação a certos assuntos e criticas, mas, ainda assim, o que aqui lêem, quer vos agrade ou não, sou eu, uma gaja que é gaja, uma Maria que não é Maria mas que até podia ser...
Muito que eu até gostaria de apimentar a coisa por aqui, mas não quero voltar a ter de me justificar por pensamentos ou atitudes, numa casa que é minha.
Não quero mostrar inteligência nem sabedoria, não quero ganhar o prémio Nobel da escrita, não quero que achem que sou pedante, não quero que tenham pena de mim, não pretendo nada de especial. Apenas quero ser eu, uma gaja, uma Maria qualquer que gosta de escrever e partilhar o que sente.

13 comentários:

  1. Concordo muito, em tudo contigo.

    Sei que os blogues já não são o quew eram, e a essência disto era, escrever sem ter de dar a cara. MAs há quem ache que, por não se dar a cara, é por ter medo de sermos apanhadas em mentira. Eu não concordo. Não dou a cara, porque acho que só assim me sinto confortável em falar do que me apetece sem julgamentos ou críticas. na vida a três dimensões não faço confidências a ninguém, na blogosfera é uma forma de falar sem que alguém me julgue se isto ou aquilo.
    Não tenho medo de ser quem sou, tenho medo do que os outros me podem ferir. São coisas diferentes. Eu não ataco ninguém, mas acredito que não heveria quem faltasse disposto a fazer-mo se me conhecesse. Já tive outro blogue durante quatro anos e um dos colegas de trabalho, porque também tem um blogue, acabou por me descobrir por saber que eu percebia muito de blogues. Deixei de poder falar do trabalho, dos meus problemas domésticos, porque as pessoas com quem nos relacionamos ficama saber mais que nós.
    Ainda sofri alguns abusos de confiança por parte de outra pessoa, mas é assunto que nem me apetece comentar. A blogosfera é demasiado pequena para as coisas não se saberem.
    As pessoas podem achar-me pedante sobre eu não ter contacto com meio mundo na blogosfera, eu só me estou a resguardar, dada a experiência passada.

    Desculpa ser longa, mas isto para te dizer que te entendo muito bem. Eu prefiro criar na minha imaginação as pessoas que leio do que conhecê-las pessoalmente.(confesso que também medo de as desiludir, de não ser compatível com a imagem que criaram de nós; afinal nós não somos apenas aquilo que escrevemos, somos muitas emoções mais e somos de carne e osso,e a aparência também conta para a maioria das pessoas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Alice, é melhor protegermo-nos, não vá o diabo tecê-las. Cheios de más experiências estamos nós. Bjs

      Eliminar
  2. Percebo o que queres dizer. Eu nunca quis que o blog fosse anónimo até porque começou como forma de comunicar com uma amiga minha, também ela com um blog, e que estava sempre a dizer que eu devia ter o meu. Mas já dei por mim a pensar "escrevo isto, ou não escrevo". E acabo sempre por escrever. Quem me conhece pessoalmente, sabe que eu sou um pouco desbocada e demasiado honesta, portanto, não faria sentido conter-me no blog.
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo e se não tens chatices com isso até acho bem. Continua como és que eu gosto. Bjs

      Eliminar
  3. Sinto-me como tu em relação ao meu blog, lá posso dizer o que quiser e quando quiser que ninguém tem nada a dizer sobre isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim ainda há pessoas que gostam de meter veneno mesmo sem nos conhecer, mas com essas podemos nós bem. Bjs

      Eliminar
  4. Como eu gosto de caminhar por aqui no anonimato, não que eu seja uma personagem importante, mas algumas pessoas dão-me demasiada importância para opinar sobre a minha vida.
    Aqui neste mundo virtual, sou apenas uma Maria, que também pode não ser Maria, mas é mais uma Maria no meio de muitas Marias!!
    Mas aquilo que aqui escrevo, sou integramente eu e quem me conhece bem (muito poucos) reconhece-me de imediato. Se altero uma virgula sem quere,r os filhotes dão logo por ela.
    Adorei o post!!
    Beijinhos de Maria de outra Maria

    ResponderEliminar
  5. Eu criei um personagem mas isso não significa que minta ou invente - o que escrevo é verdade. Aliás, dois ou três amigos lêem e comentam, pelo que seria facilmente apanhada! :-)

    A razão do meu 'anonimato' é simples: prezo muito a minha privacidade, tanto que não posto fotos pessoais, nem tenho face-coiso (nem do blog nem pessoal).

    Infelizmente há muita gente que se aproveita do anonimato/persona para mentir e inventar, para difamar e atacar. Mas quem é assim na vida virtual, também é assim na vida real! Citando o Abraham Lincoln - "You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time." :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo Gata, quem é assim na vida virtual, também o é na vida real e quanto a mim, é preferível manter a privacidade, já existem chatices que cheguem nas nossas vidas quanto mais arranjar outras. Bjs

      Eliminar
  6. Sei bem do que falas, tambem tive um outro blog que acabou por ser descoberto. Deixei de me sentir a vontade para escrever, as pessoas tem maldade e quando conhecem as nossas fraquezas acabam por se aproveitar delas. Foi quando criei este blog e nasceu uma Bruna que tambem poderia ser Maria :)
    Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Infelizmente, muitas pessoas vivem para descobrir as fraquezas dos outros e usar e abusar delas. Bjs

      Eliminar
  7. Pois como eu te entendo.
    Também partilho da mesma opinião. às vezes já tenho algum receio de escrever sobre certos temas que mesmo sendo a minha opinão e estando eu escrever assumidamente numa página que é minha as pessoas podem tecer algum comentário menos próprio.
    Beijinho querida :)!

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: