domingo, 8 de fevereiro de 2015

O rosto


"O rosto é a porta da alma". (Cícero)



Quantas vidas, quantas mortes, quantas alegrias, quantas tristezas. Um rosto marcado pela vida e pelos anos, um rosto com alma. Quantos segredos, quantas palavras, quantos silêncios, quantas lágrimas ou sorrisos conterá este rosto...
Gosto de olhar os rostos de frente, nos olhos, observá-los. Os que me rodeiam, os com que me cruzo, os que conheço e os que nunca vi antes. Tento escrutinar-lhes a alma, interpretar-lhes cada sulco, cada  pedaço de pele, os olhos, a boca. Há rostos onde nada vejo, olhos mortiços, pele sem vida, bocas finas e apertadas, sulcos disfarçados, rostos sem expressão. Esses são um enigma para mim, embora ache que são rostos dissimulados, maquilhados, mascarados. Por alguma razão talvez, são os rostos da indiferença.
Há no entanto rostos que são para mim um livro aberto. Consigo ler-lhes a alma, a essência, a tristeza, a felicidade, a dor, o abandono, a solidão, o sucesso... Um rosto diz-nos tantas coisas. Gosto de olhar os rostos, a porta da alma.



(Nota: Rosto de uma Nazarena desconhecida que captei com a minha objetiva há 3 anos. Este rosto melancólico e resignado fascinou-me...)

16 comentários:

  1. este rosto transporta uma vida, uma história ou muitas histórias , as marcas que o tempo não quis deixar escapar..tens bom olho Gaja Maria!

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo Gaja, as rugas são caminhos da vida, lições, histórias, livros sem máscaras!

    Bela analogia :)

    Beijinhos e uma óptima semana

    ResponderEliminar
  3. Que lindo!!!! O texto e a fotografia.
    Também gosto de ficar a observar pessoas e ficar a imaginar ....

    ADOREI este post :)

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto muito de pessoas e das suas histórias...

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de "street photography", infelizmente não tenho lata de andar a fotografar pessoas não vá um dia ainda levar um banano :). Gostei da tua fotografia, acho que devias partilhar mais :-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre é fácil, há pessoas que levam a mal. Eu gosto muito de fotografia, mas por causa das pedaladas que ainda gosto mais deixei as fotos um pouco de lado. Quem sabe um dia volto a fotografar em força. Beijinhos :)

      Eliminar
  6. Tão maecado e sulcado esse rosto. Mulher vivida e martirizada
    Kis :>}

    ResponderEliminar
  7. Por acaso uma coisa que gosto muito de fazer é observar pessoas e tentar imaginar as suas historias, quanto mais velha a pessoa mais historia tem =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da fotografia, obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da foto e do post...
    Tal como tu, por vezes também dou por mim a "analisar" quem encontro e vejo por aí, é fascinante...

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: