quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Verões azuis

Eram os anos 70 e tal e à semelhança de outras pessoas por aqui, também nós, acampávamos na praia, todos os verões.

Em chegando o dia 1 de Julho, carregávamos o carro até ao cimo de tudo o que possam imaginar, por vezes era até necessário ir por duas vezes e rumávamos ao acampamento para montar a nossa casa de verão em cima da areia da praia. Um areal imenso, quase branco, onde espelhava o sol e onde as ondas do mar vinham morrer na praia numa espuma de um branco imenso, mesmo ali, quase aos nossos pés.
A tenda, a nossa rica casinha ultra moderna trazida da Alemanha por um familiar, tinha 4 assoalhadas, 2 quartos, um para os meus pais, outro para mim e minha irmã, a sala, em todo o comprimento e a cozinha com uma janela de rede transparente e uma pála por fora, que abríamos de manhã e fechávamos à noite. Na cozinha havia um fogão de dois bicos, um porta loiça, um despenseiro para as mercearias e até um pequeno frigorífico. À volta da tenda havia estacas onde eram atados cordéis para delinear o nosso território. À frente, deixava-se um espaço para a mesa e as cadeiras, onde havia sempre uma jarra com flores que colhíamos nos pinhais circundantes  e um chapéu de sol. Comíamos sempre  lá fora, mesmo à noite, à luz do "pitromax". O sol a aquecer-nos as costas, o barulho das ondas, o mar ao fundo. Ali não havia rádios, nem televisões, conversávamos o tempo todo.
E ali passávamos os verões, nós as mulheres e os filhos, de 1 de julho até finais de setembro e os pais, em acabando as férias, saíam de manhã para ir trabalhar e voltavam à noite. Sim, na altura era assim na classe média baixa, talvez.

Bom, mas o céu estava sempre azul, o mar sempre calmo e nós éramos livres. Livres para fazermos o que nos desse na real gana. Eu, tinha de cumprir as horas das refeições e se comesse, que eu nunca comia, podia andar livre e solta sem preocupações e sem castigos e eu fazia um esforço ganhando assim a minha liberdade.
Os pais juntavam-se uns com os outros para confraternizar, os irmãos mais velhos jogavam voleibol, nadavam, namoriscavam e jogavam à lerpa a dinheiro. E nós, os putos, passávamos horas no mar, íamos às camarinhas, visitávamos outras praias, trepávamos às dunas e organizávamos expedições para explorar tudo ali à volta. Um dia conhecemos até uma família inglesa com 3 filhos que nos dava arroz doce sem açúcar e pão com manteiga de amendoim para o lanche. Todos juntos tivemos aventuras que davam para fazer mais uma coleção de livros de "os Cinco" da Enid Blyton.
Verão após verão.
Fui tão feliz a acampar na praia.
Mas depois, houve um ano em que se tornou proibido acampar na praia e construíram um parque cheio de condições no pinhal lá em cima. Nunca chegámos a ir para lá, não era a mesma coisa. E depois descobrimos o Algarve e as casas longe da praia e todo um areal apinhado de gente estranha e cheia de nove horas. Não mais houve expedições ou descobertas, bandos de amigos à solta ou sequer liberdade.
Saudades que eu tenho daqueles verões azuis... 

21 comentários:

  1. Sou uma saudosista e identifiquei me com o teu texto! Parece que vivi num epoca tao inocente comparada a dos dias de hoje!
    Dito isto... tenho saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bons e velhos tempos :)) Quantas mudanças em tão pouco tempo não é?

      Eliminar
  2. Quando éramos mais novos parece que havia liberdade para tudo. A liberdade de ser feliz. Saudades mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menos estradas, menos carros, menos pessoas.. mais liberdade. Agora é tudo tão diferente.

      Eliminar
  3. Nunca acampei, mas conhecia quem o fazia. E aqui no Algarve, imagina só.. mas num algarve ainda muito pouco desbravado, para os lados de Espanha!
    Adorei relembrar certas memórias.. obrigada! :)
    Saudades daqueles verões..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os mais abonados daqui da zona iam acampar para o Algarve, mas lá já havia parques e muitas condições, mas acredito ainda assim que não era tão bom como acampar na praia .))

      Eliminar
  4. Oh como me identifiquei com isto, eu não sou dos anos 70, mas sou dos 80 e também vivi belos momentos de liberdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho muito boas recordações da minha infância assim em liberdade. Com os meus filhos é completamente diferente.

      Eliminar
  5. Não era Gaja!? Tão boa liberdade! Tenho tantas, tantas memórias desse tempo, que me deixam cá uma saudade!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado como nos vamos lembrar destas coisas e depois vemos como tudo mudou em tão pouco tempo. Não digo que agora a infância dos nossos filhos não seja boa, mas é muuuiiitttoo diferente :))

      Eliminar
  6. O lanchar, era um acto que nos roubava tempo às aventuras. "dá-me uma carcaça com tulicreme, que eu como a correr!", e comia a correr, literalmente. Calcanhares a bater no rabo, carcaça na mão, tapar o buraco no estômago, e continuar a ser livre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso! ai tulicreme, ainda noutro dia comprei para matar saudades, os meus filhos ficaram a olhar para mim a deleitar-me com aquilo como se eu fosse um ET, eles só conhecem a Nutella :))

      Eliminar
  7. Há-de haver sempre alguém com mau feitio e a proibir isto e aquilo. Sim, sim. Sou capaz de dizer " no nosso tempo" que este também é, mas nós miudas dessa geração eramos muito mais livres. Brincavamos mais.
    Saudades desses Verões :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há proibições e avanços que até são bons mas neste caso... perdemos qualidade de vida não achas?

      Eliminar
  8. Quando nos caçam a liberdade já não há mais nada para apanhar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, agora é tudo em manada e com regras para tudo e mais alguma coisa, penso que o conceito de liberdade sofreu alterações e para pior :)

      Eliminar
  9. Com essa descrição até pareceu que essas memorias eram minhas :) Imagino as saudades que tens desses tempos!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mesmo :) além disso era criança e não tinha responsabilidades :)) só isso era maravilhoso. Jinhos

      Eliminar
  10. Li isto e fiquei triste. Porque pertenço já à época em que acampar na praia é proibido talvez porque muita gente sem consciência sujava tudo. Tenho pena porque deve ser brutal acampar numa praia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era brutal e todos tinham imenso cuidado com a limpeza e higiene do local, afinal passávamos lá 3 meses, tudo tinha de estar impecável. pena que nem todos são assim, por isso acabou :)

      Eliminar
  11. Acho que nunca acampei na praia e deve ser, mesmo, brutal! Sendo adolescente então... nem imagino!
    É tão bom termos boas memórias para recordar outros tempos!
    E sim, creio que as tuas são bem ao nível (quem sabe melhores?) do verão azul!

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: