sexta-feira, 26 de junho de 2015

Problemas no canal

Estou a falar daquele canal, o da mancha, que une o Reino Unido a França, onde existe o Eurotunel. O túnel ferroviário por onde circulam milhares de produtos, veículos e pessoas fazendo do longe, o perto. 50,5 kms de túnel, inaugurado em maio de 1994 após sete anos de construção. Das obras mais importantes feitas na Europa nos últimos tempos que aproxima rapidamente coisas e pessoas. Uma das minhas funções profissionais é enviar coisas para o estrangeiro e acontece que sempre que envio algo para a nossa vizinha Inglaterra, já sei que alguma calamidade vai acontecer e os produtos não vão chegar a tempo e horas. Problemas no canal, sempre problemas no canal! 
Passei a estar atenta pois nunca me tinha apercebido de tal questão. Desde greves, incêndios, curto-circuitos, falhas de energia, acontece de tudo um pouco naquele canal atrasando todo o fluxo normal.
Esta semana não foi excepção. Inspecções estão a ser levadas a cabo devido aos distúrbios causados pelos migrantes que tentam a todo o custo atravessar mares. Os migrantes e o mar. Desta feita não morreram afogados porque por acaso construíram lá um túnel, mas o mar parece ser para eles fatal como o seu destino. Não bastam os exemplos anteriores para os fazer parar. Ou o desespero é tão grande que para eles morrer ou não morrer é uma questão de menor importância...

13 comentários:

  1. O que é espantoso é que a Europa, como a conhecemos, nasceu de migrantes, precisamente, e a emigração sempre foi a válvula de escape para os europeus: assim os irlandeses fugiram à grande fome, o rei de Portugal a Napoleão, os ingleses a um sistemas de classes arcaico e castrador. Sempre emigrando. Agora, fecham as portas, condenam as pessoas à morte, não olham o problema de frente, assobiam para o ar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Desde sempre que houve emigrantes e os portugueses que digam que estão espalhados pelo mundo. Quanto a estes mais recentes, Não parece ter resolução à vista....

      Eliminar
  2. Não quero entrar em dramatização. Não vou comentar a última parte do do post, se não te importas.
    Vou apenas dizer: se a tua função é mandar coisas para a estranja, então aqui me tens.
    Pelo túnel, que seja. Ás tantas preciso de um curto-circuito para acordar das notícias que vim hoje a ler a caminho de escritório.
    Apre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São negras as notícias sim, não há meio de as coisas acalmarem, até pelo contrário. Eu até te posso mandar para a estranja, mas para outros sítios que não tenham túneis pois ficares horas esquecidas parada no Eurotunel à espera, não deve ser nada bom. México de avião ou de barco, serve? :))

      Eliminar
  3. Eu vou ká levar e enteego em mão, sou boa nisso. De resto, sempre houve fugas: de impostos, de informação...
    Kis:=>}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peritos em fugas, é o que é :) Quantos às entregas, são coisas pesadas, não dão para levar na mão :)))

      Eliminar
  4. Eu vou ká levar e enteego em mão, sou boa nisso. De resto, sempre houve fugas: de impostos, de informação...
    Kis:=>}

    ResponderEliminar
  5. Eu vou ká levar e enteego em mão, sou boa nisso. De resto, sempre houve fugas: de impostos, de informação...
    Kis:=>}

    ResponderEliminar
  6. Quando o desespero aperta, passa-se a pensar "perdido por 100, perdido por 1000" ... e infelizmente é essa a realidade de muita gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou certa de que será isso mesmo. O desespero é tão grande que vale tudo.

      Eliminar
  7. Quando o desespero é muito as pessoas sujeitam-se a absolutamente tudo...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. para muitos nem é questão de morrer ou não morrer...bem mais de poder voltar a acreditar que lhe admitido e possível viver!

    ResponderEliminar
  9. Acho que o desespero é tanto que já nem pensam nas eventuais consequências...
    :O

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: