quinta-feira, 4 de junho de 2015

Somos quatro

Já lá vai o tempo em que a azáfama e a atrapalhação tomava conta das nossas quatro vidas todas as manhãs. Andávamos feitos baratas tontas cada um em sentidos opostos a fazer funcionar as manhãs. Era um custo  fazê-los acordar e levantar, era uma canseira lavá-los e vesti-los, uma chatice fazê-los comer o pequeno almoço, metê-los no carro e deixá-los no infantário ou na escola a horas de chegar a tempo ao trabalho. Por vezes bastava uma birra daquelas teimosas para deitar por terra os nossos horários e a calma e discernimento necessários para iniciar um árduo dia de trabalho.
Por isso as minhas manhãs foram começando cada vez mais cedo para que não houvesse atrasos nem stresses de maior pois faço questão de ser pontual em tudo.
Esse hábito, o das manhãs, entranhou-se, enraizou-se, foi ficando e ainda hoje me levanto cedo, aprecio a calmaria, gosto do meu tempo, das minhas rotinas matinais. 
Ainda somos quatro, cada um com o seu acordar, cada um com uma velocidade diferente, cada um com os seus passos, certos e iguais todos os dias (quase todos). Cruzamo-nos pela casa, cada um nas suas rotinas, os quatro sincronizados e nunca chocando uns com os outros. Parecemos peças de um puzzle, únicas e individuais mas que encaixam umas nas outras quais autómatos programados.
Todos têm tarefas definidas, um abre as janelas e vai ao pão, outro dá comer aos gatos, dois fazem a cama, dois estendem roupa, dois põe objetos nos lugares, aliás, dois fazem tudo e outros dois  levantam-se calmamente, arranjam-se, comem e saem para as suas vidas, ainda assim somos quatro e temos um acordar tranquilo, que nos faz enfrentar os dias serenamente (nem sempre). Gosto das minhas manhãs de hoje.

21 comentários:

  1. Por cá também somos quatro, mas como as rotinas são todas diferentes, horários diferentes, só nos cruzamos ao almoço e é tudo mais calmo a essa hora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom conseguirmos encontrar essa calma em alguma fase do dia. Quando os miúdos são pequenos não é fácil :)

      Eliminar
  2. Também somos quatro, mas numa fase um pouco menos adiantada, mas não muito. Já me levantei meia hora mais cedo, mas continua a ser cedo. Para o ano será essa meia hora mais cedo, porque a mais nova vai mudar para uma escola mais longe. Antes deles nascerem custava-me levantar cedo, agora custa-me ver um filme sem dormitar no sofá :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) pois temos várias fases nas nossas vidas e temos de nos ir adaptando :) quando eles crescem é mais fácil

      Eliminar
  3. Somos três. As manhãs são sempre terríveis, chegamos atrasados a todo o lado e sai palmada da grossa num rabo que eu cá sei.
    A culpa é da gata.
    ;)))))
    Bom dia Gaja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa nossa fase já lá vai mas era tal e qual e na altura não tínhamos gatos :)) bjs Uva

      Eliminar
  4. Nós somos três mas quase quase a sermos quatro :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser a confusão normal deu maçada cheia e feliz :)) bjs

      Eliminar
  5. Esse tempo da azáfama que viveste é o que vivo agora um dia espero poder dizer o mesmo que dizes agora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, são fases que vão dar lugar a outras mais calmas e serenas. Aguardava por isto há tantos anos :))

      Eliminar
  6. Por enquanto estou na azáfama matinal, a parte das birras passou há muito mas o levantar, o pequeno-almoço e o vestir ainda são em câmara lenta, sendo que somos dois porque o pai sai muito mais cedo...
    É bom que todos se encaixem sem se atrapalharem uns aos outros. Assim é meio caminho andado para o dia correr melhor :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é isso mesmo e rapidamente eles crescem e tudo fica mais descansado :)

      Eliminar
  7. Somos três. Já fomos quatro (cão).
    Filha com 16 anos. Nem sempre as coisas são tão calmas assim (crises de roupas e afins), mas sair de casa e ter tempo só para mim?! Tão bommmmmmmmm... por outro lado, tenho saudades dela pequenina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há momentos bons quando eles são pequeninos que não mais vão repetir-se é verdade, mas o crescimento e amadurecimento faz parte e tudo se torna mais calmo, tem outras coisas boas :)

      Eliminar
  8. O hábito ajuda a lubrificar a "engrenagem" matinal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vai-se aprendendo os passos de cada um e a engrenar com os de todos, cada fase tem as suas coisas más e boas, há que apreciá-las, cada uma a seu tempo :)

      Eliminar
  9. Eu costumo dizer que as minhas manhãs são uma espécie de linha de montagem, só assim consigo fazer tudo a tempo e horas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é essa a ideia que tenho, uma linha de montagem :)) engraçado não é?

      Eliminar
  10. Hummm, aspiro por essas manhãs assim, eu tenho duas "divas" das manhãs cá em casa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vai passar, cada fase é diferente da anterior. Quando há mais do que uma mulher em casa a coisa complica-se, mas vai, vais ver :))

      Eliminar
  11. Sou muito melhor pessoa ao longo do dia do que propriamente ao acordar...mas tenho vindo a melhorar :)

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: