domingo, 1 de maio de 2016

Hoje

Dia da Mãe, dia em que as mães se sentem especiais e acarinhadas, mimadas por seus filhos, andei todo o dia de lágrima ao canto do olho e uma sombra no coração. Algumas ainda teimaram rolar cara abaixo, deixando-me salgada, dorida, eu que nunca choro, eu que me faço sempre forte como o aço. 
Fui abraçar a minha, olhá-la nos olhos, apertá-la, mimá-la e a primeira sombra cresceu no meu coração, está velhota e cansada, vejo-o no seu olhar, nas rugas do seu rosto, nas suas pernas tropegas embora ela teime em não o querer mostrar. E a sombra voltou a crescer, os meus filhos, ambos adultos, esqueceram-se! MaiNovo, quando caiu nele, correu a abraçar-me, MaisVelho nem se mexeu. Esperei o dia inteiro uma palavra, um beijo, um abraço.... Nada. 

Desculpem. Porque sim. Porque a vida não é só coisas bonitas e boas, porque vida tem destas coisas, porque hoje estou triste e angustiada, porque.... sinto que de alguma forma falhei na educação dos meus filhos. Pessoas que sabem quem eu sou e me conhecem, pois.... 
Amanhã a emissão volta ao normal.

32 comentários:

  1. ~~~
    Coisas de rapazes...

    Beijinhos carinhosos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez Majo. Eu sei que eles são desligados dessas coisas, ainda assim...
      Doeu.

      Eliminar
  2. Dia da mãe era a 8 de Dezembro,dia da N.Sra da Conceição, padroeira de Portugal - entretanto devem ter enviado um SMS lá para cima, e mudaram para Maio, e sem dia certo.
    Detesto dias disto e daquilo, só existem porque nada se fez para acabar com a necessidade de existirem, o que demonstra que no fundo só existem para a foto, para mais uns subsídios, mais uns corta fitas aparecerem.

    Minha querida, não fiques magoada, porque num dia que alguém decidiu que fosse o dia da mãe, os teus filhotes esqueceram. A mágoa só tem razão de ser, se o esquecimento for diário, porque és mãe todos os dias, e o abraço, o beijo o respeito merece-lo também todos os dias, não dês tanta importância a UM dia.

    Um abreijo apertadinho e repenicado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles são desligados dessas lamichices Non e desde que eles cresceram e acharam que começaram a ser homens de barba rija, é difícil arrancar-lhes essas manifestações de mimos, mas eu continuo a gostar....
      Olha, beijinho de mãe para mãe :)

      Eliminar
  3. ... Sou pai de cinco filhotes lindos, lindos como são todos os (nossos) filhos. Os seus são lindos, lindos!...
    Fica um "miminho"... por ser hoje. Bem haja "(...) porque sim".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos, tem sempre uma palavra simpática. Miminho também para aí :)

      Eliminar
  4. voltei, e aconselho-te a ires ler uma verdade indiscutível

    http://sempesnemcabeca01.blogspot.pt/2016/05/experiencia-pessoal.html#.VyaA8FQrLRY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá tinha passado e agora fui deixar um comentário Non. Concordo plenamente e reconheço que também eu era um pouco "desligada", filha portanto. Quando somos mães é que entendemos muitas coisas. Obrigada

      Eliminar
  5. Fizeste bem em ir abraçar a tua mãe GM, sei que não o fizeste só hoje, que o fazes muitas vezes, hoje é só o dia em que se comemora o dia. Isso sim é o que deve ser feito, estar com elas sempre que se pode e não só no dia. Os teus filhos não se lembraram? não ligues GM, a "nossa" geração é a ultima que ainda se lembra dos pais, já falei disso lá no meu "canto", é triste ver que é assim? é sim!! mas não é porque não os soubeste educar, é assim mesmo. Conheço muitos, mas mesmo muitos que também não se lembraram, mas não ligues, hoje os teus não se lembraram, mas vão ser sempre os teus filhos e gostam de ti.
    Beijinhos GM amanhã isso já passou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai passar sim nina e talvez um dia eles voltem a lembrar-se como eu sempre me lembro da minha, tenho essa esperança, talvez até seja apenas quando forem pais. Beijinho

      Eliminar
  6. Fiquei triste, sem saber que dizer. Nunca fui muito doa com as palavras quando algo me emociona, e fiquei emocionada com o seu post.
    Deixo um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elvira. Fiquei triste mas já passou. A bida tem destas coisas :)

      Eliminar
  7. O meu filho mais velho tb. é assim e nem quis vir comigo hoje e com os irmãos e uns amigos dar um passeio. Disse-me que ia ser uma seca. lol. E ficou em casa. E nós fomos e divertimo-nos muito :)
    Eu tb. acho que os rapazes são mais desligados. Vais ver que ainda te irão surpreender pela positiva :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que mais tarde eles voltam às saias das mães. Aguardemos Prateada. Beijinho :)

      Eliminar
  8. Somos mães de tanta coisa GM, de pássaro, de gato, somos até mães das nossas mães, porque somos maternais; quem não quer aproveitar não sabe o que perde. Mas custa um bocadinho, ou muito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois custa Teresa, mas já desculpei e já passou. As mães desculpam tudo não é?
      Beijinho

      Eliminar
  9. Então Gaja?!
    Revi-me neste teu desabafo, com a particularidade de que eu, sabendo que os meus homenzinhos são desligados destas manifestações, decidi que não ia ficar triste nem lamechas.
    O importante é saber que eles me amam, eu sou a mãe deles, e eles sabem que podem sempre contar comigo, eles sabem que sou a melhor mãe que sei e posso ser.
    Sei que para eles sou a melhor mãe do mundo!
    Certamente que os teus filhos também sabem a supermãe que tem :)
    Cabe a nós mães entender as fraquezas deles e não o contrario. Ser mãe também é isto, lidar com a "indiferença" dos filhos.

    Quantos filhos hoje felicitaram as mães por obrigação?!...

    Sabes que mais?! Dia da mãe é todos os dias!
    Eu, pessoalmente, prefiro uma manifestação de carinho num dia comum...

    Não penses muito nisso.
    TU ÉS A MÃE DELES E NÃO TENHAS DUVIDAS DO AMOR QUE ELES TEM POR TI!

    Bjnh enorme desta mãe que também não teve um beijo dos filhos neste dia, mas que tem a certeza que eles não a trocariam por nada no mundo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Bruna. Eu sei que eles são assim e já estava preparada. Achava eu, mas não consegui abstrair-me das imagens que vi por todo o lado e me emocionaram. Faço -me de forte mas por vezes a máscara cai. Beijinho

      Eliminar
    2. Ah, as imagens... Espero que tenhas ficado LONGE do facebook!
      É uma overdose de carinho, de amor de mãe, de saudade... irra! É só mães perfeitas e amorosas. Há até mesmo aquelas que, ainda tendo filhos menores, postam idilicamente imagens suas com os filhos.

      A vida real não é assim. E se calhar ainda bem! Mãe perfeita não existe, todas cometem erros, para começar. E todas têm momentos de dúvida. Claro que há mães e mães - umas só cometem erros. Mas cheira-me que não é o teu caso e deixa só os filhos conhecerem na pelo o que é ser pai/mãe... Para muitos um maior entendimento só chega aí.

      PS: Se esperas o esquecimento deles, relembra-lhes. Tem uma tete-a-tete. rsss. Faz ironia se preciso for, mas deixa transparecer que esperas um beijinho e um abraço. Há pessoas que têm muita dificuldade em expressar os seus sentimentos de gratidão e afeto. Não quer dizer que eles não existam. Por vezes são este tipo de pessoas que mais sentem a perda de alguém e custa-lhes muito ultrapassá-la.

      Eliminar
  10. Há dias assim, mas hoje é um novo dia e espero que te sintas melhor e mais forte. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Joana. Já passou e já desculpei. Doi porque nos toca a nós .... beijinhos

      Eliminar
  11. Esta geração mais nova parece não dar muita importância a estes dias..


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dá nenhuma importância Isa, sendo rapazes piora, acham lamechas e eles, "homens de barba rija" cof cof :) não ligam mesmo. Bjinhos

      Eliminar
  12. acho que há coisas que não se explicam... o meu pai também não me deu os parabéns no dia dos meus anos.

    Sei que custa quando não se lembram das datas que supostamente deviam significar muita coisa...

    Não assumas que falhaste, não será isso. Serão outras coisas. Mas não falhaste - fizeste o melhor que sabias.

    Boa semana, com menos peso no coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice, de uma coisa tenho a certeza, fiz e faço todos os dias o melhor que sei e que posso ainda que eles achem que não. Um dia, espero, vão compreender. Beijinho

      Eliminar
  13. Não dês tanto valor a isso. São jovens e afinal não é um dia que vai servir de bitola nem para avaliar a educação que lhes destes, nem para avaliar o amor que sentem por ti.
    Comigo estavas lixada, que eu nem dos aniversários me lembro. ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah seu desgraçado, homem do leme :))) Também já me calhou essa, vou ficar imune :)

      Eliminar
  14. E eu discuti com a minha (e ela comigo) por um motivo estúpido do quotidiano e fiquei a sentir que nem o colar, nem o baton que lhe oferecera umas horas antes foram suficientes para apagar o rombo que isso lhe deve ter causado no coração. Nem sempre estamos à altura do momento, nem como filhos, nem como pais e há o risco de falharmos. Pode ser que um desses dias em que falhamos calhe a ser justamente especial e isso é uma merda maior, ou pelo menos uma merda que deixa as suas marcas no nosso currículo de filhos e pais pretensiosamente à altura de todos os momentos. Acho que o importante é depois de feita a porcaria apaziguarmos o coração, reflectirmos e percebermos a urgência de compensarmos no tempo que tivermos daí para a frente. Na vida o caminho por sermos o melhor de nós mesmos a cada momento é um dos maiores desafios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia, não é fácil ser mãe, assim como não é fácil ser filho ou filha. Ambos fazemos o melhor que sabemos e podemos. Havemos é saber ver que nos amamos e perdoar estas pequenas coisas, ultrapassar as mágoas. Compreendo tudo, pois já fui filha e desculpo tudo, agora que sou mãe. Beijinho e não te martirizes. Dá-lhe um abraço :)

      Eliminar
  15. Sou mãe, Maria, de 2 crianças ainda. Ele com 10 e ela com 8. Vivemos os 3 desde que o mais velho tinha anos e a mais nova 3. A minha vida nestes últimos anos tem sido construída assente no meu medo de falhar, deles não serem crianças equilibradas,de se quererem ver livres de mim e das minhas exigências assim que puderem. Assola-me frequentemente a pergunta: "É assim que se faz?É assim que devo educar?" Não sei...Ninguém sabe! Sei que estou aqui, que estarei sempre. Sei que dou o que consigo dar (e acredita que às vezes são poucas as forças.Possivelmente, eles também se vão esquecer do dia da mãe quando na escola deixarem de fazer livros de receitas e postais; se calhar nem se vão lembrar do meu dia de anos...Mas a minha consciência ficará sempre tranquila, pois sei que posso não fazer bem, mas o que faço é o melhor que sei!
    Por isso, desvaloriza. Não há manual e cada uma de nós faz o melhor que pode!Tudo na vida tem a importância que decidimos dar-lhe e o amor vai muito além das celebrações! Um beijinho!!

    ResponderEliminar
  16. O meu dia de mãe também fui assim apagado e triste. Estou magoada com a minha filha. Está numa fase em que parece que não precisa da mãe para nada. E também penso, afinal onde é que eu falhei? E sinto-me uma má mãe. Incompleta. Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Tens dois filhos adultos?
    Mas não és tu uma moça jovem? :)
    Olha, acho que todos os pais/educadores, têm momentos de dúvidas. Fizeste o que fizeste e seja como for está no passado. É o presente que importa. E há sempre momentos para viver o presente :) Além disso, escuta lá... O dia da mãe é apenas uma convenção. Dia da mãe é todos os dias. Que haja um dia apenas só serve para stressar as mães, rssss. Esse sentimento de tristeza também advém do tempo! Afinal... esteve sol neste dia mas logo a seguir a chuva não se vai embora. É melancólico.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: