domingo, 22 de outubro de 2017

Chega de palavras, chega de imagens

Palavras tristes e doridas, inflamadas e raivosas. Imagens sentidas, emocionadas...
Mas agora chega, atitude e ação precisam-se.
Fiz a minha pedalada de sempre, pelos pinhais de sempre e são quilómetros e quilómetros  de preto e cinza, nalguns sítios ainda fumegantes e hoje ainda ardeu mais um pouco, não há nada, não há animais, não há mato, casas e muros chamuscados, arderam muitos bens, o que há são escombros e pinheiros queimados, moribundos, nus de pinhas e de verde, em risco de cairem. Vão interditar as matas. Fez-se um cordão humano fazem-se donativos, espetáculos solidários, apoiam-se famílias e bombeiros, o povo faz o que pode. Agora cabe a vós governantes, fazer a vossa parte.....

25 comentários:

  1. Gajamiga

    No Conselho de Ministros extraordinário já se fez um plano para dar ao povo, nomeadamente o queimado mas que conseguiu sobreviver que é a primeira acção de ataque aos fogos. Resta agora saber quando ele vai pôr-se em prática. Mas já é um indício do que as coisas vão mudar. Pelo menos isso. Veremos o que vai acontecer.

    Qjs do Henrique o Leãozão

    __________

    Sff lê texto que se segue direr-me-ás o que pensas lá na Nossa Travessa - (http://anossatravessa.blogspot.pt Muito obrigado

    Um pesadelo horrendo

    Por Antunes Ferreira
    Foi dum pesadelo, a depressão bipolar, que consegui sair e quase não acredito que bastou um clique para aparecer a recaída e outro clique para recomeçar a viver… Sejamos claros: durante quase um ano em Lisboa e Goa e de novo em Lisboa fui uma pedra de basalto sem ligar ao que se passava à minha volta, à minha família, às minhas Amigas e aos meus Amigos que sempre, mas sempre! me empurraram para um caminho ressuscitado. Nunca lhes poderei agradecer.
    Mas mesmo assim faço-o do fundo do coração, sabendo que nada valho, intercalado com um muito obrigado. A vida é madrasta e não há rosas sem espinhos, nem semente semeada que dará em tempo oportuno o fruto da felicidade. Porém quase um ano não a consegui desatar de um silêncio desumano, marmóreo e tumular.
    Donde quero uma vez mais sublinhar os resultados que consegui alcançar e chegar aos objectivos mais consentâneos e resumidos no que o povo diz – esta vida são dois. Contudo o ano horribilis durou pelas minhas contas 303 dias. Um tsunami bipolar é mais do que descer aos infernos sem saber que os podia deitar fora pela janela aberta da felicidade e da euforia que queria voltar a desfrutar.
    Perdoem-se leitores este desabafo que é mais confissão; embora não tenham sido parte duma dor que senti na pele e na carne que não me era possível sair desse nevoeiro sem cavalo branco nem sebastião, sempre estiveram comigo nas horas mais más. Repito: a vida é madrasta e o contar dos dias desanimados e trucidados por mor de uma maleita indiscritível é uma vereda negra que nos amarga os meses ´perdidos dum calendário também perdido e lancinante.
    Hoje fico-me por aqui na companhia duma Grande Mulher de nome Raquel que me acompanhou como sempre me acompanha nos dias mais ácidos duma doença que nos tira o amor à Vida. Depois no sábado virão os filhos e as filhas/noras e os netos e a neta que são para mim os melhores do Mundo. Do Mundo? Do universo sem buracos negros nem cassiopeias mas estrelas brilhantes que nos dão o alento para alcançar o objectivo mais ansiado - viver.








    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos no próximo ano Henrique, se ainda se lembram de tudo isto...
      Já vou fazer-lhe uma visita :)

      Eliminar
  2. Hoje quando fui às compras á Vila a cerca de 3 kms onde vivo, era uma romaria de carros para verem o espectáculo. A polícia teve que intervir para cortar o trânsito de maneira a dar passagem aos carros dos Bombeiros.
    A parte dos governantes está facilitada, afinal o que falta arder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois.... As pessoas queriam ver com os próprios olhos o estrago. Mas tens razão, pouco há mais para arder, no sentido da Nazaré está tal qual. Que tristeza tão grande Magui...

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Será que há Maria? São trancas à porta depois desta arrombada....
      Agora disponibilizaram todos os meios possíveis, no fim de toda esta tragédia. Haja fé que bem precisamos.

      Eliminar
  4. Boa noite. Estou de volta, depois de oito dias ausente e de mais dois sem Internet que passei a ter agora, apesar do técnico só cá vir amanhã.
    Enfim coisas da tecnologia
    De acordo amiga. São precisas ações que não só minimizem as perdas mas também que se tomem medidas drásticas para que a tragédia não se repita no próximo ano.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Elvira, esperemos desesperadamente que tenham aprendido a lição. Triste é os que ficaram sem nada, por mais ajuda que recebam nunca mais serão os mesmos.

      Eliminar
  5. Parece que vai ser mesmo desta. Pena é que se tenha de evoluir à custa de 108 mortos e 520 mil hectares perdidos para o fogo. Há tanto tempo que algumas forças partidárias têm alertado para fazer uma reforma da floresta, para os perigos da expansão do eucalipto, para a necessidade dos meios aéreos de combate aos incêndios serem geridos pelo Estado, para a promoção da prevenção em vez do recurso final ao combate a incêndios e foi preciso tudo isto acontecer para lhes darem razão. É triste, mas é o país que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Lápis é como os putos, por mais que os alertemos para as consequências dos seus atos, eles teimam em ir ver... E pagam caro por isso.

      Eliminar
  6. Concordo contigo GM, Mas cheira-me a que nada vá ser feito :( vamos esperar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena, dizem que é agora, que finalmente aprenderam a lição. É ver para crer...
      Beijitos

      Eliminar
  7. Sim, são precisas acções e atitudes firmes, para além de transparência no uso do dinheiro que o povo junta, num esforço enorme para tantos, numa ajuda de coração. Espero não voltar a ler: "Parte do dinheiro de Pedrogão foi gasto na saúde dos que precisavam" VERGONHA, a saúde é um bem a que todos temos direito e pagamos por antecipação, com os impostos. Pagar saúde com o dinheiro das pessoas, para a reconstrução e ajudar no regresso a uma vida "normal"???? Estou farta deles, mentirosos, dissimulados, só vêem os próprios umbigos. Ainda assim, haja acção e atitude de nossa parte, estejamos alertas e exijamos contas e culpas.

    Beijinho de boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dos dinheiros então é gritante. Não nos podemos fiar em ninguém, é ir pessoalmente entregar às pessoas. Que vergonha a destes políticos, até já metem nojo para falar bem e depressa.... Não sou de me abster mas escolher para quê, é tudo farinha do mesmo saco...

      Eliminar
    2. Eu já penso assim sobre qualquer espécie de doação faz muito tempo.
      Queres fazer um bem a alguém? Compra mantimentos e oferece em mãos.

      Eliminar
  8. Ora aí está uma verdade. O povo faz o que pode, agora os governantes que façam o que devem..



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eles fazem Isa é salvar a pele deles custe o que custar, o resto parece que pouco lhes interessa...

      Eliminar
    2. Infelizmente está aí uma verdade.

      Isabel Sá
      Brilhos da Moda

      Eliminar
  9. Olá, é de lamentar os milhares de incêndios que queimaram e mataram, certamente que o governo vai tomar mediadas para evitar novos e graves incêndios, espero que o poder não eleito, condene os incendiários e venha a saber quem os ordenou, sabe-se que a motivação para por Portugal arder é politica, são simpatizantes do diabo, espera-se que a verdade seja descoberta para que todos os portugueses fiquem, a saber.
    Continuação de boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
  10. Tens toda a razão,é muito complicado viver com toda esta situação dos incêndios,triste pensar como morreram tantas pessoas e como mais de metade do nosso país está totalmente cheio de negro e cinzas!! O que interessa é enfrentarmos a vida da melhor forma que podemos!!

    ResponderEliminar
  11. O grande problema de Portugal não é a falta de pão, é a falta de educação.
    Desde sempre disse isto. O homem continua a ter práticas ancestrais.
    GM, conhece a fogueirinhas que nos emprestam o ar para a sementeira do cebolo. É um exemplo.
    As pessoas não têm emenda. Para o ano há mais.
    Bj.

    ResponderEliminar
  12. Olá, voltei para lhe desejar feliz fim de semana e para lhe perguntar se no seu passeio encontrou algum incendiário vestido de diabo.
    AG

    ResponderEliminar
  13. Já já nesse negro desolador vais voltar a ver brotar um ponto verde. E sem dares conta, esse ponto verde trouxe centenas de milhares de amigos!
    A natureza recompõe-se. Tem essa capacidade extraordinária. Invejável.
    Se é desolador essa paisagem um dia vais olhar para ela e vais sentir esperança. Por perceberes que está a "lutar". O verde vai forçar a sua presença por entre esses escombros negros e desoladores. E vai triunfar.

    O resto é sim, acção humana...

    ResponderEliminar
  14. O problema é que é só o povo a agir...

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: