terça-feira, 24 de setembro de 2019

No coração do Alentejo

Fui com amigos do centro ao encontro de amigos do Norte, pedalar entre ruínas e castelos ali por terras alentejanas. 
A noite foi boa nas festas de São Mateus em Elvas, mas a partida na manhã seguinte foi debaixo de uma chuva constante e fresca, bastante húmida por sinal que me chegou quase às entranhas, mas nem ela me demoveu de dar início a mais uma aventura bem-disposta e em boa companhia. A roupa havia de se nos secar no pelo. E secou.
Em direção a Estremoz, onde pernoitámos, passamos por várias ruínas e vários castelos onde subimos e mirámos a paisagem. Castelo de Elvas, Forte de Santa Luzia, Capela Nossa Senhora da Ajuda, Ruinas da Ponte da Ajuda onde entrámos em Espanha, terra de “nuestros hermanos”. Em seguinda dirigimo-nos ao embarcadouro no porto de Vila Real de Olivenza, onde, bikes e pessoas passaram de barco para Jorumenha, rumo à fortaleza e ao Castelo de Vila Viçosa, depois Borba e finalmente, após noventa e cinco kms, a Estremoz. A paisagem é alentejana pois claro, entre castelos e fortes, são planícies a perder de vista, cheias de oliveiras e vacas, muitas vacas, ai que bicho tão grande e com cornos. MEDO!
O dia seguinte amanheceu cinzento mas sem chuva e o sol lá havia de dar um ar de sua graça até que veio para ficar.
Abrindo e fechando portões, muitos, tivemos vários encontros com vacas e toiros, cabras e ovelhas. Quilómetros de tomates (tão bons), hectares e hectares de oliveiras e sobreiros. Visitámos os Castelos de Estremoz, Veiros, Barbacena e Fontalva. E veio então a super subida ao Forte da Graça e o término da viagem bem perto do Aqueduto da Amoreira, de novo em Elvas.
Diz-se dos alentejanos que são lentos, é verdade, muuuiiitttooo lentos, mas simpáticos, vá. Diz-se que ali é uma pasmaceira e não se passa nada, é verdade, mesmo, diz-se que há planícies sem fim, é verdade, mesmooooo. Diz-se que é tudo plano, mentiiira!

E foi assim, mais uma super aventura de bicicleta, que me deixou com vontade de voltar ao Alentejo.

(A ordem das fotos é aleatória)




























3 comentários:

  1. Já taba com saudades tuas, moça :-))

    Belo passeio e belas fotos.

    Beijinhos tantos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Non, mais tarde ou mais cedo acabo sempre por voltar :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Admiro-a pela sua força, em pedalar :))
    Lindas fotos:))

    Hoje no Brincando:-Instante ilusório

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: