quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Solidão


Pergunto-me por vezes o que é de facto a solidão.
Pode estar-se sozinho e não se sentir só, mas também pode estar-se rodeado de gente e estar desesperadamente só.
Solidão não é estar só, solidão é sentir-se só. Solidão é uma profunda sensação de vazio e isolamento. Solidão é um sentimento, um estado de espírito.
Quer se procure ou não, quer se contrarie ou não, quer se queira ou não, o sentimento de solidão poder-se-á controlar?

23 comentários:

  1. Não sei, se se pode controlar, ou se há pessoas propensas a esse sentimento.
    O que sei, é que, como dizes, não é no estar só, que se aloja a solidão. Penso que ela encontra ninho em quem não sabe ser a sua melhor companhia.

    Agora, não se pode apelidar de solidão, o sentimento de vazio que algumas pessoas nos causam, e essas sim, acredito que podemos controlar. Já ver-nos livres delas, não sei, se será tão fácil, mas para contrariar podemos sempre, respirar fundo e pensar, eu sou mais eu, muito melhor que isso, e caminhar cantando.

    Beijocas em TU - e lembra, está sol, e as veredas esperam ver-te passar de bicla :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Non, assertiva é o que és. Mas o saber estar com nós próprios nem. Sempre. Nos livre de alguns momentos de solidão. Acho que todos acabamos por os ter em algum momento. A questão reside em saber reconhecê-los e dar a volta porxima, arranjar formas de os contornar. É sim, também acho que há pessoas que nos criam esse sentimento. Normalmente as que mais gostamos, cabe-nos mais uma vez dar a volta a isso. Está sol, viva!!
      Beijocas

      Eliminar
  2. Se controlar-se em parte. Depende se, se vive só ou não. Eu gosto e preciso desses momentos, mas são apenas momentos...


    Bjos
    Votos de uma óptima quarta-feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Larissa, também aprecio alguns momentos sozinha, mas apenas quando os procuro, não quando me sinto só no meio de pessoas :) aí já sinto tristeza. Beijinhos

      Eliminar

  3. Pode não se conseguir controlar... mas pode sempre ser combatido. Basta para isso haver vontade (do próprio ou através de ajuda externa)
    Quanto à definição de solidão... se calhar só quem mesmo já alguma vez a sentiu possa saber defini-la!

    Gosto de debates em que não há verdades únicas nem definitivas; gosto de debates em que podemos aprender com a experiência e com a opinião dos outros (gostei de ler a nossa NN); gosto de debates em que se podem até corrigir conceitos que temos errados dentro da nossa cabeça (por exemplo, a Larissa está a confundir "solidão" com "estar só, estar entregue a si próprio"); gosto de debates em que fica sempre alguma coisa por dizer por serem temas amplos e complexos. É o caso deste debate que aqui nos propuseste.
    Vou continuar a acompanhar os comentários.

    Beijinhos com votos de que nunca na tua vida saibas o que é a solidão
    😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, que há pessoas que parece nunca sentirem solidão mas eu duvido sempre que isso seja verdade. Se formos a ver bem, trazem uma capa vestida para certas ocasiões e só se permitem tirá-la muito raramente. Ou então estou mesmo enganada, há pessoas que nunca se sentem sós e é com essas que temos de aprender :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Vira-te para Deus. Ele te trará conforto e companhia.

      Eliminar
    3. É uma possibilidade, mas eu, quando me sinto só, pego na minha bike, na minha música e vou dar uma volta :) fico sempre mais aliviada

      Eliminar
  4. Acho que, como em muitas coisas relacionadas com "a pissique", não há muito a fazer contra a solidão. Sobretudo numa época em que vivemos todos muito virados para dentro (apesar de 90% dos utentes do metro fazerem a viagem agarrados ao telemóvel). Ninguém se preocupa com mais ninguém, a não ser consigo próprio. E isso torna-se mais notório, à medida que vamos cavalgando para o fim. É quando mais precisamos que percebemos o quanto estamos sós no mundo.
    O Frei Hermano da Câmara é que descobriu a solução: entregou-se todo a Cristo, nunca mais se sentiu só.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Zé, muitas vezes reparamis que estamos sós mas só quando precisamos é vimos que afinal nós é que nos tornamos sós e afastamos toda a gente....

      Eliminar
    2. Tão certo, Gaja Maria. Nós acabamos por nos tornarmos sós e afastar algumas pessoas que iriam contrariar essa tendência. Afastamos também eventos, situações, profissões. A depressão, a tristeza a necessidade de resguardo -tudo isto pode alimentar a solidão e sem darmos conta, afundamos nela.

      Eliminar
    3. é verdade Portuguesinha, ter a capacidade de ver isso e contornar a situação havia de acontecer com todos os solitários.

      Eliminar
  5. A solidão é terrivelmente pior quando chega alguém que nos faz sentir feliz e depois vai embora. Forçando-nos a compreender o quanto a solidão se tornou rotineira e dominante.

    Se te fechares para o mundo, podes encontrar conforto na solidão. Mas nos momentos de maior incidência esta te assola e tortura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portuguesinha, a solidão faz-nos correr o perigo de nos afundarmos nela, não podemos alimentá-la que ela acaba por engolir muito boa gente...

      Eliminar
    2. É verdade. Mas há momentos em que ela pode ser reconfortante e tornar-se ideal para reflexões. Corre-se o risco é de serem as piores, as muito deprimentes. Sim, tens toda a razão. Olhando para trás, desde a minha infância: a solidão engole muita coisa boa.

      Eliminar
  6. A solidão é uma besta. Como qualquer besta não reconhece sentimentos nem tem limites. Como qualquer besta, primeiro tem de ser abraçada e só depois domesticada.
    A solidão pode estar do nosso lado, mas nunca é um processo fácil e como algumas bestas mesmo domesticada um mais tarde pode virar-se contra nós matando-nos...

    Odeio a solidão.
    Amo a minha, porque levei muito tempo a aprender a amá-la...

    Fizeste-me falar de um tema que me é caro...
    Fui...

    Beijinhos sem contar *******************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SOG, estás à vontade, acontece a montes de nós, falar de assuntos que nos são caros, mas é um alívio do caraças. E disseste uma coisa que me fez pensar:~
      "Odeio a solidão.
      Amo a minha, porque levei muito tempo a aprender a amá-la..."
      Ora aí está algo que admiro, lutaste com ela e venceste-a.
      Bjs

      Eliminar
    2. Deixei de me sentir ameaçado por ela e segui em frente. ;)

      Bjs

      Eliminar
  7. É como o frio, um estado de espirito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, diz-se que o frio é psicológico mas eu cá quando tenho frio, não consigo que a minha mente controle o meu corpo e até tremo, já a solidão, ando aqui a penar mas depois dou cabo dela :)

      Eliminar
  8. Cada vez mais caminhamos para isso, as pessoas são frias e não se preocupam o mínimo com os outros.
    Devemos estar preparadas para ficarmos sós um dia.
    Se se pode controlar? Que remédio GM.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Mena, caminhamos todos um pouco para a solidão e parte da culpa é de nós próprios que nos isolamos cada vez mais, Temos de contrariar isso não é?
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Acho que a solidão pode ter um só conceito mas há muitas formas de a sentir. A solidão que nos é necessária para estarmos só connosco próprios. Há a infligida, a necessária e a defensiva. Acho que só a necessária - que deverá ser usada em doses moderadas, como o sal e o açúcar- serve para fazermos uma espécie de viagem interior. As restantes acarretam problemas, a montante e a jusante, e de saudáveis não têm nada.

    A solidão procura-se umas vezes e outras vezes é-se imposta. Na era das comunicações mais fáceis de sempre, as pessoas mal sabem comunicar - perderam hábito de saber falar e de se fazerem entender, vivem de imagem - e a solidão, acaba por ser uma solução forçada...

    Podia falar-te sobre solidão numa experiência mais pessoal, mas há lugares onde não me apetece voltar, uma vez saída de lá... isto foi onde mais mudei nos últimos tempos. quem diria...

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: