quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Dia 161 - Histórias

Prendem-me as histórias contadas na primeira pessoa, plenas de palavras apressadas, descompassadas, por vezes pausadas, para respirar, suspirar ou tocar no peito. São histórias contadas com as mãos e com os olhos, com voz trémula ou um sorriso nos lábios, ou gargalhando até. Nem todas têm finais felizes ou são engraçadas, muitas são tão tristes e sofridas. Ainda assim, são estas as histórias que me fascinam por sabe-las saídas do coração. 
Serão também histórias as que se contam dos outros e às quais se acrescentam ou retiram pormenores que aos olhos de quem as conta não terão relevância suficiente ou desacreditam a sua própria visão sobre as ditas e por isso, detalhes que não valem a pena. Estórias, é como gosto de lhes chamar, não tendo a certeza do que será real ou ficção. E quantas tenho ouvido, mirabolantes, chocantes, cómicas ou ridículas. 
A vida neste momento parece uma estória. 

12 comentários:

  1. E o que vai ficar para a História desta estória?
    Que possamos ver e saber e se não for pedir muito, aprender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiii, Magui esta estória ainda agora vai a meio.
      Tenho uma certa esperança que de facto aprendamos alguma coisa.

      Eliminar
  2. Histórias de vida por quem as sabe contar nunca deixam o bom ouvinte indiferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa, sim, há pessoas que têm esse dom de nos prender do início ao fim ainda que com histórias dos outros. E os pormenores que acrescentam ou retiram podem até ser mais valias.

      Eliminar
  3. Tocam-me as histórias contadas por quem as viveu, as por interposta pessoa são como os contos sempre lhes acrescentam (ou retiram) um ponto.

    Beijinho, Gajinha :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também Non, as histórias na primeira pessoa, suponho, são mais genuínas.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Concordo com a noname! :)
    .
    Beijo, e uma boa noite...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália, eu também gosto imenso de ouvir histórias vividas e contadas com emoção.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Tempos estranhos põem as pessoas estranhas.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, as pessoas andam mesmo estranhas e se esperámos que toda a situação que temos vivido nos tornasse melhores, em alguns casos não aconteceu. Ainda vamos a tempo apesar de tudo. Bjs

      Eliminar
  6. Histórias ou estórias contadas com os sorrisos e expressões escondidas atrás de uma máscara, perdem metade (ou mais) do sentido. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente verdade Zé, aliás, quando falam comigo eu nem percebo o que me dizem, não lhes vejo a expressão nem a boca, não percebo nada :(

      Eliminar

Quem quer pensar comigo: