quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Estou triste!

Ontem houve um ajuntamento popular lá em casa. 
Os meus filhos, a semelhança dos últimos dias, revoltaram-se porque fui para o ginásio e só cheguei a casa às 20.30 h para fazer o jantar e só jantámos às 21:05 e eles estavam esganados com fome e eu fui descansadinha divertir-me e não penso neles, coitadinhos.
Tem sido assim nos últimos dias, quando chego a casa há sempre discussão por causa do jantar.
Adverti todos que não ía prescindir do meu ginásio e eles já eram todos grandes, se tinham fome comessem qualquer coisa ou fizessem o jantar, além disso, faço muitas vezes jantar e eles nem lhe tocam por esta ou por aquela razão...
Fiz-me de durona e fui firme nas minhas palavras, não vou dar abébias a homens feitos que dizem ser adultos para outras coisas, mas no que toca a responsabilidades ou colaboração em casa, "tá quieto ó mau"!
Sim, fui durona, mas estou cheia de dúvidas, será que é minha obrigação ou que estou a voltar a ser má mãe ao tomar esta atitude? Acima de tudo estou muito triste por esta conversa maxista e exigente deles. Eu não sou uma criada, mas sou a mãe, será que devo ceder em mais isto? Ou não deviam já eles querer aprender a fazer alguma coisa e a ajudar os pais nas tarefas?
Eu faço limpeza mais o pai, eu lavo, estendo, apanho e passo a ferro, eu vou às compras e faço a comida, asseguro o conforto e a estabilidade, além de muitas outras coisas. Das coisas que faço para mim é o ginásio, unhas de gel de 3 em 3 semanas, cabeleireiro de 3 em 3 meses, umas compritas de vez em quando e o Btt. E é de há uns 3 anos para cá, pois dediquei-me totalmente à casa e a eles desde que nasceram a esta parte.
Não será justo, agora que estão crescidos aprenderam que as coisas mudam não só nas permissões para sairem mas também nas suas obrigações??
Desculpem o desabafo, a sério, mas..
Estou triste!

6 comentários:

  1. Olha querida no meu ponto de vista não foste em nada má!!! Tu tens as tuas coisas e eles já são "adultos". Eles já sabem que tu tens o ginásio, se estavam assim com tantaaaa fome fizessem uma sandes ou prepararem eles o jantar! Então mas o que é isto? Agora cada vez que chegas a casa tens sermão a ouvir? Não concordo não! És mãe sim, mas não criada. Tratas de tudo e preocupas-te com tudo, agora será que eles não conseguem aguentar os cavalos em prol de uma atividade que faz parte da tua rotina. Tens que te manter firme e fazer-lhe entender isso mesmo que dizes, se são adultos para umas coisas, tem que ser para outras.
    Beijo e não fiques triste querida.

    ResponderEliminar
  2. Acho que fazes muito bem, para além de os estar a educar e a ensinar a serem desenrascados, estás a educá-los a não serem machistas para além de que estás a dar o exemplo de que és uma mulher, mãe, que cuidas dos outros mas que também tens de ter tempo para ti e para cuidar de ti!

    ResponderEliminar
  3. Eu também concordo. Não caias na tentação de ceder. Para além de tudo isso, és mulher e tens de te mimar para poderes ser uma melhor mãe. Se já não são bebés, estao bem a tempo de começar a fazer te o jantar e ajudar mais em casa. Se todos têm um par de mãos, todos têm as armas necessárias para o equilibrio da casa.

    Força :)
    kiss*

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelas vossas palavras, vou manter-me firme, vamos ver o que dá. Bjos a todas :D

    ResponderEliminar
  5. Ja falei uma ou duas vezes no meu blog disto também... Ha que guardar tempo para si mesma. Ser um pouco egoista, como eu costumo dizer. E isto de consacrar a "vida toda" a marido e a filhos é muito também um fenomeno cultural. Porque basta dar uma volta pela Europa fora, e não é preciso ir muito longe (ex da França que é o que melhor conheço, para perceber que as mulheres de outros paises sao muito mais desinibidas nesse aspeto de não se ocuparem das "crias" 24/24, 7/7. Mas la esta... também os homens são menos machistas que os "nossos" portugueses (e estou a falar em generalidades porque claro que também ha exceções à regra)
    * Sorry: teclado Azerty, falta-me alguns acentos :-)

    ResponderEliminar
  6. Não cedas, não deixes o teu ginásio, vai Às tuas aulas que isso faz-te bem e deixa-te feliz. Eles têm de ser menos egoístas e pensar que tu trabalhas, tratas de tudo e mereces aquela pausa que te faz bem. têm fome, têm bom remédio... fazem o jantar e está assunto resolvido. :D força, nao penses que o defeito é teu, isso é que não!

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: