quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Emigrantes…

Muito se fala por esta altura de emigrantes pirosos e foleiros como em todos os “Agostos” há já muitos, muitos anos.
Ó praga de “Avecs” carregados de sacos de compras que enchem os nossos Centros Comerciais, e as nossas praias de “parasoles” e de um linguajar aportuguesado mas com sotaque que fazem questão de manter e algumas palavras estrangeiras pelo meio para fazer crer a veracidade da coisa e nos entopem as estradas de grandes carrões de vidros escancarados com o Tony Carreira a cantar em altos berros. Ó gentinha que se mata lá fora a trabalhar para ter uma maisonsinha com fenêtres à maneira e vir a Portugal cheia de Euros na carteira. São pirosos, sem maneiras, falam muito alto e reconhecem-se à distância, isto são os verdadeiros emigras que partiram há décadas porque estavam cansados de cavar a terra lá na aldeia, coitados e se fizeram à vida, fizeram eles muito bem.

Ora vejamos agora a coisa por outro lado, pois então.

Num país que é no momento de merda como o nosso e onde Engenheiros, Enfermeiros, Médicos  e outros profissionais cultos e diplomados partem à procura de uma vida, sim de uma vida, pois aqui só conseguem viver à custa de Paitrocínios, quando os têm, não serão esses também emigras  que partem à procura de algo melhor, tal como os seus antepassados?? A esses, admiramos a coragem e determinação e a força e coragem de deixar tudo e partir e até os incentivamos. Quando vêm cá, corremos para eles para saber detalhes que confirmem a nossa admiração por eles. Qual é a diferença, ein? Estes tiveram uns pais que lhes pagaram cursos e estudos ao passo que os outros não. Muitos nem à escola foram, coitados, não deixando por isso de se fazerem à vida.

Tanto a uns como aos outros, admiro-os. Admiro-os porque tiveram a coragem de deixar de se queixar e fizeram alguma coisa por si próprios. Se uns andam de soquetes brancos com símbolos de raquetes por baixo das sandálias e outros de Merrel ou Timberland, o espírito e a determinação, assim como o objectivo são iguais, certo?

Ora deixem lá os emigras pirosos e foleiros em paz faxavor! 

2 comentários:

  1. :-) E são esses "emigras" que com os "seus euros" contribuem também para a economia portuguesa (construçao em Portugal, férias, compras etc etc). Quantos milhares de € sao mesmo ? :)

    ResponderEliminar
  2. Nada contra os emigrantes. Antes pelo contrário: admiro a coragem de terem deixado tudo e partido em rumo de uma vida melhor. Agora não venham para cá em Agosto armados em "Na França é que é". A juntar a isso há o tradicional: "Jean Michel tu va tomber. Eu não disse que ias cair?" É coisa para me irritar

    A sério: não consigo perceber o comportamento e atitudes de alguns emigrantes. Parece que ao sair daqui perderam a humildade que tinham e agora, só porque são emigrantes, sentem-se com o rei na barriga. Alguns parecem que estão a fazer frete por cá estarem. E atenção: a critica que fiz não se dirige para a velha ou para a nova geração de emigrantes, dirige-se a ambas

    Felizmente, a maior parte deles, continuam iguais ao que sempre foram

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: