segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Como eu vi "O Caminho"

Um pouco difícil em alguns momentos sim, mas muito belo e muito mágico em todos os outros. E agora que o fiz, que consegui cumprir mais um objectivo a que me propus, sinto-me muito mais forte, muito maior, muito mais rica no meu interior. Tenho o coração cheio daquilo que vi, daquilo que passei, daquilo que senti...

Dia 1
O mais difícil para mim, pois arrancámos do Porto já passava das 10 da manhã por causa da credencial de peregrino e pedalámos durante longos 108 kms (fizemos um pequeno desvio para passar num sitio que nos tinham recomendado), muitos deles por estradas e a subir. Ainda assim, adorei pedalar cada km.  Adorei atravessar o Porto de bike, cidade que praticamente não conhecia. Tenho de voltar lá com tempo.
O percurso está muito bem marcado e quase de 100 em 100 metros encontramos setas amarelas ou o símbolo da concha da vieira desenhados nos postes, nos muros, nas estradas, Não há que enganar e O Caminho passa por montes de igrejas e outros monumentos religiosos de grande beleza, assim como as paisagens são de cortar a respiração.
Pelos vistos este fim de semana foi muito fértil no que toca a festejos e por aqueles montes e vales ecoavam cânticos, bandas filarmónicas, foguetes e música pimba. Cada cidade e aldeia que atravessávamos tinha a sua própria música, as suas ruas engalanadas e as suas pessoas vestidas para as festas. Com o eco dos montes, os sons misturavam-se e faziam-me sentir um friozinho na barriga.... À medida que íamos passando, imaginei-me na pele de cada uma daquelas gentes. Como já partimos muito tarde quase não encontrámos peregrinos, mas a chegada a Ponte de Lima surpreendeu-me, havia dezenas deles pelas ruas. E mais uma cidade em festa que quase não arranjámos alojamento, estava tudo cheio e pagámos uma pequena fortuna para pernoitar. Valeu no entanto a pena, pois Ponte de Lima é mais um local onde tenho de voltar com mais tempo, do que vi, é um lugar lindo.

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Não podia deixar de fazer isto e queria que fosse o quanto antes, pois já sou "entradota" na idade e tenho medo que me dê alguma macacoa. Já está! :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Acredito que com vontade e muita determinação tudo se faz. E nestes casos, um grande espírito de sacrifício também. Quando queremos, somos capazes de mover montanhas :)

      Eliminar
  3. Gosto de ler estas tuas aventuras, e quem sabe não ganho coragem para começar a mexer-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força nisso Nikita, para mim isto já é um modo de vida, quando estou dias sem me mexer até ando a bater mal :))

      Eliminar
  4. Acredito que deva ser deslumbrante fazer esta viagem de bike. A paisagem é vista de certeza por uma outra perspectiva bem diferente de quem vai de carro, por exemplo. Fico feliz que tenhas aproveitado cada bocadinho e tenhas cumprido o objectivo a que te propusestes (nunca duvidei, aliás)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deslumbrante mesmo, embrenhados por aqueles caminhos com aquele espírito, vemos as coisas de outra forma :))

      Eliminar
  5. ...Porto ...cidade que praticamente não conhecia...O quÊ?!?!?!? Ahhhhh...minha Gaja....tens que cá vir pá!:)))))) Vou pensar se te perdoo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai perdoa-me Suri pois não vou deixar passar muito tempo sem ir ao Porto cuscar tudo quanto é rua e beco. É lindo. Há uns anos fui ao Porto muitas vezes mas sempre para acompanhar alguém que estava a fazer um tratamento, nunca como turista, por isso digo que não conheço, mas de facto e pelo que vi de bike, tenho mesmo de lá voltar :)

      Eliminar
  6. A tua aventura enche-me de sonhos. Gostei muito do relato do dia 1! Grande Gaja Maria! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sonhos que podem realizar-se, nem todos é certo mas os que dependerem de nós, é meio caminho andado. Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Evanir, Votei, é um lindo poema e espero que ganhe. Beijinhos

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: