terça-feira, 19 de abril de 2016

Ilhas

Um pedaço de chão rodeado de água, pejado de altas montanhas e vales plenos de águas cristalinas e planícies verdejantes. Nuvens, sóis e luas. Tempestades. Uma pessoa é uma ilha!
Sei de ilhas onde sempre brilha o sol e, na minha barcaça, remo calmamente até lá, atraco na enseada e entro ilha adentro.
Sei porém de outras ilhas, onde chove dias consecutivos e onde troveja amiúde, o que torna difícil a atracagem da minha barcaça. Há pois que aguardar que os trovões cessem, que a chuva amaine e o sol espreite para poder entrar.
E sei ainda de ilhas onde não consigo nunca entrar porque a névoa é tão densa e o céu tão escuro e carregado que não consigo ver sequer a enseada.
Tempos houve em que quanto mais densa era a névoa, mais desejava eu entrar, já neste momento, não me tragam névoas, tragam-me sóis.

16 comentários:

  1. Há ilhas diluvianas que nos sugam toda e qualquer energia positiva. São as chamadas "ilhas vampiras".

    Um beijinho, GM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dessas fujo a sete pés Miss Smile, como dizes, não nos trazem nada de bom, só tiram o pior de nós. Beijinho

      Eliminar
  2. Não vale a pena entrar em ilhas duvidosas!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa, já lá vai o tempo em que eu achava que todas as ilhas valiam a pena, mas a idade te-me trazido alguns ensinamentos, há mesmo ilhas duvidosas :)

      Eliminar
  3. Bela metáfora! O meu estado é de aguaceiro (mal da época)... mas ainda há sol para ti. :)
    Um bom dia, GM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São com certeza aguaceiros passageiros Teresa, logo vais voltar a brilhar como o sol.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Engana-se quem nos julga uma ilha. Somos é um arquipélago cheio de nuances e mistérios---

    Bom dia GM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Non, é verdade, pertencemos a vários arquipélagos e até podemos viver em harmonia, basta que todas as ilhas o queiram. Beijinho

      Eliminar
  5. Há quem diga o contrário, que um homem não é uma ilha. Mas eu discordo. Todos nós somos ilhas quando queremos e às vezes mesmo quando não queremos. A ilha está protegida contra invasões fáceis e quem me quiser invadir, vai ter que saber nadar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Homem do leme, muitos até sabem nadar, mas em dias de equinócio, mais vale ficar a milhas :))

      Eliminar
  6. Boa tarde, estou convencido que no seu pensamento, a barcaça não está preparada e recusa-se a entrar por ilhas duvidosas, ela gosta da estabilizada e do bem estar.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AG, és capaz de ter razão, já passei a fase de tentar entrar nessas ilhas duvidosas, agora bastam-me aquelas que me deixam entrar :)

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Venham de lá esses sóis Sofia, são tão mais brilhantes :))

      Eliminar
  8. Muito bonito o texto.
    Eu não acredito nas pessoas como ilhas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. É a maturidade. A experiência. O cansaço. O aprendizado :)
    Na juventude aprecia-se mais esse tipo de desafios - julgo eu. Com o tempo cansa tentar penetrar na penumbra, levar-lhe sol... foge-se para lugares solarengos :)

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: