quarta-feira, 30 de maio de 2018

Demorei a tomar a decisão, mas afinal também quero falar da eutanásia

Sempre me pouparam às mortes. Viam-me com sensível, impressionável e tudo me causava pesadelos, por isso, sempre eram evitados à minha frente os assuntos  que falassem de sofrimento. Morte era palavra que não utilizavam perto de mim e ir a funerais estava fora de questão até ser adulta. Talvez por isso eu continue a evitar ir, não sei como enfrenta-los, como reagir, como atuar com as pessoas, que sentimentos me hei-de permitir sentir. Posso até dizer que perante tudo isto criei um escudo, uma proteção invisível.
Até que tive de enfrentar o atroz sofrimento de meu pai com uma doença terminal que o levou em três semanas. Foi levando-lhe as palavras, depois o sorriso, depois os movimentos, o discernimento... Até que o levou de vez quando já nem se mexia e nem os olhos abria, já nem sequer gemia. O estranho é que, nos últimos dias dei por mim a pedir a Deus que o levasse o mais depressa possível e o poupasse àquele sofrimento e até hoje tenho remorsos de ter feito aquele pedido a Deus para uma pessoa que eu tanto amava....
O meu escudo não funcionou.

21 comentários:

  1. Acabei de apagar um texto sobre o assunto, que tinha quase acabado, onde tentava explicar a razão da minha mudança. Mas o tema é tão pesado, que desisti. Acho que estou a encarar a eutanásia de outro modo e, continuando a ter as mesmas reservas sobre os aproveitamentos que pessoas sem escrúpulos possam vir a fazer com os "negócios da morte", se hoje fosse chamado a votar, votaria sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Jota, esse possivel aproveitamento é que me assusta. Isso e as pessoas dizerem "ah! Agora querem matar os velhos" é um tema tão complicado.....

      Eliminar
  2. Tal como tu, endossei o desenlace final do meu pai. Também eu pedi ao Criador que não permitisse tanto sofrimento a alguém que sempre se pautou pela verdade, pela ajuda ao seu semelhante, pelo amor ao próximo. Não sinto remorsos, só saudade, muita saudade.

    Quanto à eutanásia, que cada um decida por si mesmo, porque não me vejo a ser eu a decidir o términus na vida de alguém.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Remorsos será uma palavra forte mas obque é certo é que dei por mim a desejar que acontecesse, não só por ele mas também por mim. É um sentimento contraditório. Non, há casos em que a pessoa em causa não está em situação de decidir, ainda pior, mas nesse caso de estar em consciência também concordo. A decisao tem de ser de cada um, não dos outros por nós ..

      Eliminar
    2. Tu apenas desejaste o fim do seu sofrimento, tal como eu mas, não descorei até ao fim, toda a ajuda e companhia que era possível dar. Todavia, doía-me tanto, vê-lo naquele sofrimento que, desejei, que ele acabasse mas de forma natural, entendes?

      Eliminar
  3. Acho que cada um devia ter o direito de decidir em situações como esta, desde que esteja completamente dentro das suas capacidades mentais. E continuo a achar que as convicções religiosas, sendo Portugal um país laico, não deveriam entrar na equação na hora de decidir se a eutanásia deverá ser ou não legal. Cada um que decida por si e que vá de acordo com as suas próprias convicções.

    Nini

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente Nini. Cada um a decidir por si e assim nao haveria lugar a aproveitamento de outros.

      Eliminar
  4. Penso que é uma coisa tão de cada um que deveria ser descriminalizada. Uma coisa que não é tida como consensualmente má não pode ser crime.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Maria do Mundo, apenas cada um a decidir por si. Só nao gostaria de ser médico executante, seria incapaz, mas penso que também eles poderão tomar a decisão de o fazer ou não ..

      Eliminar
  5. Lamento que o teu pai tenha sido sujeito a um sofrimento indizível. No entanto, não compreendo por que razão sentes remorsos ao formulares o pedido. Quando se ama alguém, o que se pretende é que esse alguém não sofra. Se não havia mais nada a fazer que pudesse salvá-lo, porque é que sentes esse peso? Na verdade, o teu pedido é um acto de bondade, de misericórdia, de piedade para com alguém de quem gostavas verdadeiramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lápis,, por um lado é isso mas por outro dei por mim a desejar o fim de alguém que amava tanto e isso vai contra o valores e principios que me ensinaram.... É complicado

      Eliminar
  6. Felizmente tenho os meus pais vivos,mas se algum dia estiver na mesma situação que tu,pedirei à morte que os levem o mais rápido possível.
    É indigno tanto sofrimento para morrer.
    Comigo agirei da mesma maneira e se não estiver lúcida que alguém o faça por mim.
    É um tema muito sensível.
    Quem está contra a eutanásia terá motivos tão válidos como quem está a favor.

    ResponderEliminar
  7. Não tens de sentir remorsos, eu se calhar pediria o mesmo, não sei! Mas perante tanto sofrimento e se a pessoa o tivesse também pedido, por escrito ou não, certamente seria esse o meu pedido. Já vi tanto sofrimento, tanta morte inevitável, onde se sofre imenso até partir, que digo-te, ficamos sem palavras, quando as pessoas que não nos são nada pedem para morrer, só para não sofrer, é terrivel.
    Ontem a lei foi rejeitada, mas daqui a uns tempos via haver referendo e a lei vai ser aprovada, vais ver. Se o aborto o foi, porque não a eutanásia? Que esses, que votaram contra nunca se arrependam.
    Beijinho GM e tira esses pensamentos da cabeça.

    ResponderEliminar
  8. Este tema é tão sensivel... que nem eu ainda tive capacidade para escrever sobre ele... mas ver, por essa Internet fora, pirralhas com cartazes que dizem "Não matem os velhinhos", só me faz confusão.

    Tenho pena que essas pirralhas não saibam o que é passar pela situação de vermos alguém que amamos sofrer tanto que é impossivel continuar a querer aquela pessoa a passar por tudo aquilo. Tenho pena que aquelas pirralhas não saibam o que é amar tanto uma pessoa que lhe preferimos a morte ao sofrimento (não o nosso.. o deles! Porque eu digo muita vez: "mau é para quem cá fica... os que vão, com certeza irão para melhor").

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza.
      Mau é para quem fica e para quem está.
      Tudo tem o seu tempo mas, alguns casos, esse tempo é só o prolongamento algo desumano de um sofrimento atroz, só porque a tecnologia o permite.

      Eliminar
  9. Boa tarde, não tem que sentir remorsos, nunca esteve na sua mão nem de ninguém evitar a partida do seu pai, sou a favor do fim das dores, da aflições, do sofrimento indescritível, da dignidade tanto na vida como na morte.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  10. Muito ruído se ouve, muitos preconceitos vêm à tona, prolifera a hipocrisia e o "politicamente correcto... A eutanásia resume-se a uma questão muito concreta: eu posso decidir sobre o meu destino, ou não?

    Abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra-pergunta:
      foste tu que decidiste ser dador de órgãos?

      Pois...

      Eliminar
  11. Depreende-se então que, sobre a eutanásia, és a favor?
    Porque vis-te o sofrimento e pediste a deus para que terminasse...
    Tens um coração bondoso. A bondade das pessoas faz desses pedidos. Ninguém gosta de ver os outros sofrer tanto. É natural desejar que acabe a dor! Não te culpes por desejar isso... não estavas a desejar a morte dele, mas o fim do seu sofrimento. Olha que são duas coisas bem distintas, bem diferentes.

    Um grande abraço.
    Lamento que o teu pai tenha passado por isso.
    E tu também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Portuguesinha, são momentos difíceis nas nossas vidas pelos quais temos de passar e os quais temos de ultrapassar. Ainda tenho flashes de certos momentos e imagens, mas faço um esforço para não pensar nisso e lembrar apenas os momentos bons e são tantos :)

      Eliminar

Quem quer pensar comigo: