quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sigilo profissional

Existe uma qualidade que faz parte do profissionalismo de cada um, a qual não é necessário ser escarrapachada em um contrato mas que cada um deve saber e executar todos os dias, ou pelo menos assim deveria ser. É o sigilo profissional.
É claro que para certo tipo de pessoas, é muito aliciante, pois dá-lhes sensação de poder e protagonismo contar a outrem pormenores, sórdidos ou não, mas ainda assim, intimidades que cada um gosta de preservar para si e mais ninguém.
A mim arrepia-me ouvir um enfermeiro ou um médico contar que Fulano tem um furúnculo nos testículos, um bancário contar que Sicrano tem 300 mil Euros no banco e que o Y tem a mania de andar de nariz empinado mas só tem é dívidas. Uma empregada de limpeza dizer que a patroa X tem 100 pares de sapatos mas é uma porca ou ainda, um funcionário administrativo de uma empresa, dizer que em determinado ano receberam do Estado milhares de Euros a fundo perdido, isto para já nem falar de um psicólogo a contar o que lhe diz um paciente (que também há alguns), a mim faz-me logo duvidar dessas pessoas e pensar o que poderão revelar de mim a outros? A pessoa até pode ser dos melhores profissionais que há na face da terra, mas se não guarda sigilo profissional, pouco ou nada vale. Há coisas que não se dizem…


5 comentários:

  1. Também penso nisso,e tenho muita dificuldade em compreender porque é que as pessoas não sabem estar caladas. Querem protagonismo por saberem algo que mais ninguém, supostamente, sabe.

    Como dizes, há coisas que não se dizem! Não estão a partilhar nada delas e não se tratade algo que seja público.


    ResponderEliminar
  2. Há uma coisa chamada EDUCAÇÃO e que vem do berço - ou se tem ou não se tem. Se não se tem... fará tudo o que tu referes e ainda mais.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou contabilista, não sou psicóloga, mas vou dar a minha modesta opinião. Os valores perdem-se! O que leva as pessoas a falarem do que lhes foi confiado, deve ser para ganharem popularidade entre os amigos. Digo eu... que não percebo nada disto.
    O que eu sei, é que me afasto de pessoas assim... nas costas dos outros vejo as minhas :)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. É uma questão básica em cada profissão. Infelizmente vai-se constatando que há por aí muito quem o viole. Eu estou obrigada a ele pelo meu estatuto dfisciplinar. Mas há muitas profissões que precisavam que o estatuto lhes impusesse.

    ResponderEliminar
  5. Porque se costuma dizer que é nas costas dos outros que vemos as nossas certo?
    Um bejinho doce xxx

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: