quarta-feira, 9 de abril de 2014

Nós e os nossos filhos

Ontem fui a reunião de avaliação de MaiNovo e a determinada altura a DT queixa-se que, sendo aquela uma turma de línguas e humanidades, são todos muito fracos a português.
Resolvi Intervir dizendo que achava que sendo estes miúdos da era da informática e do virtual, se foi perdendo o gosto pelo livro, pelo seu desfolhar, pelo seu cheiro a papel e consequentemente pela leitura do conteúdo e a escrita, fazendo-os perder muito no que toca a interpretação de textos e escrita de respostas. Ainda, para as obras que têm de ler, existem tantos mas tantos resumos à sua disposição na internet que põe de parte de imediato a questão de ler o livro mas apenas o resumo escrito e interpretado por alguem que não eles.
Logo outra mãe veio concordar comigo mas acrescentou que a culpa é nossa que não os obrigamos a ler.
Fiquei a pensar nisso...
Para alem de ter comprado aos meus filhos varias coleções de livros, de lhes ter lido uma história todos os dias durante anos, de quando aprenderam a ler, terem passado a ser eles a lerem para mim, de lhes ter eu própria dado o exemplo e de lhes incutir a importância e o gosto pela leitura, não sei como se poderá obrigar uma criança ou um adolescente a ler, quando não tem gosto ou apetência para o fazer. Mas tenho pena porque são eles quem perde e muito.
Como mãe sinto-me culpada de algumas coisas, mas esta não é uma delas, fiz o que pude...

9 comentários:

  1. Às vezes por mais que se faça não se consegue forçá-los...aliás isso também tem a ver com a personalidade de cada um e os seus interesses pessoais.
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Nem te culpes, na minha altura já não se lia tanto, mas ainda se lia alguma coisa. No entanto, houve sempre alguns que nunca gostaram de ler, sempre. É verdade que alguns precisam ser incentivados, mas outros há que nem assim lá vão.

    ResponderEliminar
  3. Ai Maria, estou na mesma situação. Fiz tudo direitinho, tal como tu, durante anos à mais velha ( faço o mesmo à mais nova) e não é que não consigo convencê-la agora a ler! Já aleguei que é ótimo para enriquecer o vocabulário, para evitar erros na escrita, que se podem fazer viagens fantásticas no mundo dos livros, mas nada a convence. Também não sei mais o que fazer para a convencer :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gaja aqui em casa passava-se o mesmo mas não com os meus filhos porque não tenho nenhum ( só tenho 22 aninhos) mas com o meu namorado, para ele ler, é só livros técnicos (programação, adobe etc etc... ) cheguei ao cumulo de lhe ler passagens dos livros que ia lendo até que me passei da marmita e fui comprar um livro para ele,e ele gostou tanto que me começou a fazer o mesmo, quando gostava de alguma passagem lia em voz alta para mim :D

    ResponderEliminar
  5. ninguém pode pressionar outro para adquirir gosto pela leitura. é um caminho que tem de ser feito pela pessoa, e às vezes, há uma história que nos desperta. aí começa um novo ciclo. a leitura é um processo muito íntimo...cá em casa foi o harry potter o culpado. estou-lhe eternamente grata.

    ResponderEliminar
  6. ...por vezes o fruto cai na terra e não nasce quando esperado, resolve nascer apenas na estação seguinte! A semente da leitura foi lançada e ainda que agora pareça que não deu frutos, ficou lá, para quem sabe numa idade diferente renacer em força. Cresci a ler, viciada na leitura pela meninice e venho a abandonar o hábito ainda na adolecencia e hoje que já passei os 40 anos sou uma louca viciada pela leitura, retomei um velho hábito que no meu caso renasceu com a chegada do meu 1º filho, ao começara a ler para ele voltei a redescobrir o prazer antigo da leitura.

    ResponderEliminar
  7. Fazemos o melhor que sabemos e podemos. Educar um filho deveria ter um livro de instruções :)
    O gosto pela leitura nao pode ser forçado. Penso que ou se gosta ou não. :)

    ResponderEliminar
  8. Ninguém pode obrigar um adolescente a ler... Pode ensinar-se que ler é bom, dar o exemplo, mas depois o gosto e a aptidão como diz faz o resto. Eu devoro livros, amo ler e já os meus rebentos (que já são plantas feitas) na... E não foi falta de exemplo ou de incentivo que ainda agora existem.

    ResponderEliminar
  9. Efetivamente o prazer pela leitura não se impõe e as crianças têm atualmente pouco tempo para FOLHEAR livros...e acabam por passar muitas horas agarrados às constantes mensagens, mails e afins....modernices.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: