sexta-feira, 31 de outubro de 2014

É noite!

Estou na cama a dormir, tento virar-me e sinto um peso no estômago. Abro os olhos e vislumbro na escuridão o perfil da gata a dormir aninhada na minha barriga. Como terá ido parar ali, não teria ela outro lugar para  dormir senão em cima de mim? Eis que a cabeça desperta, prenhe de ideias e frases soltas que se me agigantam querendo ver a luz. É à noite que tudo ganha uma forma dantesca, é à noite, em que está escuro como breu, que tudo nos parece mais sombrio, mais estreito, mais íngreme. Ideias, imagens, cenas soltas,  frases feitas passam-me a correr pela mente, agora em completo alerta.
Desde a festa de aniversário de MaisVelho, à secretário no trabalho amontoada de papeis, ao vidro do carro que não abre, a porta da cozinha que não fecha, as lâmpadas que teimam em se fundir por toda a casa, o frigorífico que deita água, a arca onde nasce mais gelo que no Polo Norte e o secador que explode. Depois ainda vem a limpeza para fazer, a roupa para engomar, as ervas do jardim que tenho para arrancar, o leite e o queijo que esqueci de comprar...
Entretanto chegam também os projetos que tenho por concretizar, mais os que tenho ainda por registar, mais os sonhos e as vontades que à luz da noite, ou a falta dela, parece que nunca vingarão.
Finalmente vem o tempo que não tenho, o salário que não estica, o cansaço que se apodera de mim, a coragem que se esvai, a determinação que se esfuma, quais cortinas de nevoeiro que teimam em ficar cerradas, presas na falta de ar da noite.
Tenho calor, tenho frio, tenho sono, estou exausta. Adormeço finalmente e toca o despertador...
Putas das insónias!!

9 comentários:

  1. :( melhores dias (e noites) virão... quando não durmo fico (mais) imprópria para consumo...
    bjs

    ResponderEliminar
  2. não há nada como ter uma noite descansada sem pensamentos sobre tudo e sobre nada, noites que andamos a divagar em coisas que acabam por não se resolver. pior que isso, é acordar ainda mais cansado e ter um dia pela frente.. Bom dia Gaja Maria e good luck [a lot of coffee]

    ResponderEliminar
  3. Quando estou assim com uma imensidão de coisas a preocupar-me e a lixar-me o cérebro, se tenho o azarar de ser acordada a meio da noite (o marido ronca, às vezes, a mais nova acorda muitas vezes com pesadelos) estou perdida porque voltar adormecer é quase uma miragem!

    Beijinhos Gaja e um bom fim de semana, com muitas pedaladas para desanuviar!

    ResponderEliminar
  4. À parte de algum pequeno pormenor, Gaja Maria, não podias descrever melhor as p#&tas das minhas insónias! Beijinho solidário :))

    ResponderEliminar
  5. a gata é que teve culpa. a insónia, essa, só espreita a oportunidade. eu, há uns anos a esta parte, que não sei o que é passar uma noite sem as ditas cujas! e não há gatos cá em casa! é mesmo mau!!!

    ResponderEliminar
  6. :)))
    A vida não é ciência oculta, Gaja, e tu sabes muito bem dar-lhe a volta.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  7. Não tenho insónias...mas percebo tudinho o que ajudou às tuas...tenho a minha versão do mesmo :)))!
    Beijinhos
    maria

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: