quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Entendo... um pouco

Desconheço o que se passa com as pessoas e fico boquiaberta de ver que ao invés de viverem em harmonia, muitos irmãos, muitos pais e filhos, muitos maridos e esposas e ainda muitos amigos, ficam de costas voltadas e deitam por terra amizades, amores ou o querer bem de uma vida inteira por pequenas desavenças, mal entendidos, atitudes mal interpretadas e não entendo. Ou até entendo, há coisas que se dizem, há coisas que se fazem.. Só não consigo aceitar como é que se passa a vida a desculpar e perdoar atitudes e palavras de desconhecidos na rua, no trabalho, nas lojas, no transito e por todo lado e não se o faz com quem mais se ama.
Será ganância, será inveja, será ciúme, será ódio? Ou pelo contrário, será do sentimento, do bem querer, do amor e da amizade que no final de contas são assim, têm defeito?

7 comentários:

  1. Não, pode não ser nada disso. Pode apenas não se perdoar porque +recisamente quem nos devia melhor conhecer, são os primeirtos a julgar, a criticar e a apontar...isso não é amor, nem amizade...são familia apenas por acaso...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Suri...às vezes perdoamos mais dificilmente aqueles que mais amamos porque é deles que esperamos mais...as suas falhas em relação a nós doem portanto mais!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Eu também concordo com a Maria! As expectativas criadas relativamente às atitudes de quem amamos são maiores, por isso mesmo que a decepção e a dor é maior quando há falhas!
    Eu vivi uma situação dessas com uma amizade de 10 anos. Se fosse uma pessoa que eu conhecesse há uma semana a dizer-me o que esta "amiga" me disse, eu nem ligaria, mas dela nunca esperei semelhante ofensa. Para além de tudo nunca houve um pedido de desculpas, por isso entendo que tenha sido mesmo por maldade. Rancorosa eu não sou, também perdoo facilmente quando me pedem desculpa, quando não fazem e continuam como se nada fosse aí custa-me a passar, passa mas nada volta a ser igual, porque morre a expectativa afectuosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Quando se gosta mesmo, amizade ou relacionamentos (pais, marido, filhos), acho normal existirem desentendimentos. pontos de opinião diferentes que cada um expressa. isso não é motivo para abanar uma amizade ou relacionamento.
    tudo o que termina com uma amizade ou relacionamento... é porque não era para ser, não valia a pena.

    ahhhh no trânsito a coisa é outra: porque estás num dia "não", porque não tens paciência, ... mas aí não tens "investimento" de sentimentos. pelo contrário, só "descarga" do resto da tua vida.

    nota: estou a gostar do lift que estás a fazer ao blog e que ficou bem melhor do que o da Renée.

    ResponderEliminar
  5. Isto faz-me relembrar momentos deste ano que dispensava que tivessem acontecido. Acontece que a minha nora e a minha sogra nunca gostaram de mim. E, agora, que as coisas estão calmas porque não convivemos umas com as outras, pergunto-me: Será que daqui à anos será assim? Eu mesma vivi numa família disfuncional e nunca gostei por isso o meu grande objectivo quando tivesse a minha primeira relação a séria era dar-me bem com todos, ser apenas mais uma pessoa na vida deles, mas isso não aconteceu.
    É triste porque todos erramos... E, ter a capacidade de perdoar é uma virtude. Imagino-me a ter filhos com ele e como será? Vão continuar com guerrinhas e merdas...

    Cada vez mais acho que tenho que ser menos o que sou mesmo não o conseguindo fazer pq eu sou como sou e mais a mais... gosto de mim pelo q sou. Enfim * bom texto gaja

    ResponderEliminar
  6. Engraçado, bela questão Gaja!
    Eu acho sinceramente que é porque as pessoas nos são mais próximas. Se repararmos, são sempre aqueles de quem gostamos mais, aqueles que nos dizem mais, que são mais próximos e/ou especiais com quem nos chateamos, que nos magoam mais. Isto acontece por várias razões: porque estamos mais tempo juntos, porque gostamos mais daquelas pessoas mas, principalmente, porque esperamos mais delas. Exigimos mais daqueles que nos são próximos porque achamos que não têm o direito de dizer ou fazer certas coisas, porque têm obrigação de nos conhecer melhor, de zelar mais por nós...enfim. Justo ou não, racional ou não, lógico ou não...acho que é isto que acontece. E até percebo.

    ResponderEliminar
  7. É porque se calhar, essas pessoas não são assim tão importantes quanto julgávamos... Até se pode estar anos sem se falarem/entenderem mas quando a amizade/amor/whatever é verdadeiro, perdoa-se sempre.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: