terça-feira, 4 de novembro de 2014

Smartphone, o irmão inglês do Alzheimer

Já fui, em tempos idos, uma Senhora Gaja que sabia muitas coisas. Além do dia e hora da primeira menstruação, o do primeiro beijo, o dia em que provavelmente fiquei grávida e outras merdices que não interessam a ninguém, nem a mim mesma, sabia números de telefone, datas de aniversário, o dia da constituição da República e até mesmo o ano do descobrimento do Brasil. Nunca esquecia um nome, uma cara e reconhecia um local em Santa Coisa do Assobio assim que o visse.
Entretanto fui enchendo o meu disco rígido de porcarias e surgiram as agendas electrónicas e os telefones inteligentes.
Não mais esta alma do Senhor soube números de cor ou datas de aniversário, muito menos a da Constituição da República ou o ano da descoberta do Brasil. Esta alma nunca mais soube porra nenhuma pois como não preciso de exercitar a memória, fui esquecendo muitas coisas importantes. Umas que nem sequer me dou ao trabalho de colocar no disco rígido, agora atulhado de lixo, outras que tento colocar mas não consigo.
Agora vejo caras que até me parecem familiares mas que não consigo localizar no espaço e no tempo. Datas, locais ou nomes, são coisas que dificilmente consigo memorizar. E grave, grave, foi quando outro dia não me lembrava do ano de nascimento dos meus filhos. Engasguei-me, pensei quatro vezes, baralhei-me toda e depois queria fazer contas de cabeça e nem isso consegui, bloqueio total.
Tenho cá para mim que o Smartphone e o seu irmão Alzheimer se uniram para me tramar, só pode...
Ou isso, ou quando se começa a não conseguir apagar todas as velas do bolo, por serem tantas e tudo deixa de funcionar...

13 comentários:

  1. Sabes, tudo na vida é uma questão de perspectiva*

    ResponderEliminar
  2. No teu caso até se poderá atribuir ao queijo... já no meu... só sobra mesmo a idade... ;)

    ResponderEliminar
  3. sou bem mais nova e pelas causas, sofro dessa patologia. não fixo nada.. também não me esforço. mas a internet, os smarth phones mudaram-nos completamente. volta nokia 3110, estás perdoado. ahhaa

    ResponderEliminar
  4. aahah muito bom!
    :)
    O desabafo ajuda aqui a quem está deste lado a não se achar tão ''anormal''!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Já vi esse filme nalgum lado. .. tristeza :))

    ResponderEliminar
  6. Eu como sou estúpida, não tenho um telefone 'esperto', já me bastam os espertos da vida! E por essas e outras, eu ainda sei datas de aniversário e de outros eventos que não interessam...

    ResponderEliminar
  7. Sabes que me acontece o mesmo, agora que falaste nisto fiquei a pensar...
    :O

    ResponderEliminar
  8. E quando vês alguem na rua e não te lembras de onde conheces e depois quando já não interesssa nada (dias depois) te lembras...
    é assim a minha vida :P
    E eu nem como queijo...

    ResponderEliminar
  9. Ahaha! Muito bom!!
    É tão verdade. Com uma comparação mínima fazes reflectir sobre a importância de exercitar a mente para memorizar o que antes memorizava sem se queixar. Aí apareceram as agendas e os telemóveis... Cada vez que as máquinas substituem o cérebro ficamos a perder. Números de telefone ainda sei... dois, três. É o mínimo :D Ah, e sei a minha morada, o meu nºBI e de contribuinte... Até parece que é grande coisa ahahah!

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: