quarta-feira, 19 de agosto de 2015

"Figo"

Figo é o seu nome, claro, ou não fosse o cão supostamente de guarda de uma casa com três futebolistas, a minha. 
Para cão de guarda faltou-lhe o perfil. A boca grande e os dentes afiados ainda vá que não vá, mas o porte mais para o gordo do que para o atlético, os olhos meigos e as lambidelas que dá a toda a gente, fazem dele o Labrador mais meigo e bonacheirão que conheço. 
Veio com 9 meses e já latagão, para estimular a responsabilidade de MaisVelho, tarefa em que não teve sucesso, sendo que MaisVelho não é apegado a animais, muito menos a responsabilidades, tinha no entanto uma forte apetência para roedor. Roeu macieiras e pereiras com 60 anos, cercas, redes, roupa e sapatos, tapetes, brinquedos, roseiras e hortênsias. Desenterrou ainda duas buganvílias enormes e vários arbustos, o que lhe valeu um apartamento com quarto e sala contígua. Tudo o que cai naquele AP é roído, incluindo vários recipientes para comida e água, brinquedos e mantas. Agora como do chão e o bebedouro é de cimento. 
Figo é um doce, são aí uns 40 kgs de cão, mas pelos vistos, é muito revoltado por ter de viver no seu AP e todos os santos dias, quando vai dar a sua voltinha, larga a correr quintal fora, usando as patas e o focinho para abrir as portas dos galinheiros e dos patos da vizinha que amanha o quintal de Mamãe. Ora, a bicharada de duas patas sai para o paraíso e devora as couves, os feijões verdes e as alfaces da senhora. Obviamente, está logo o caldo entornado. Pois eu, tenho uma cana e todos os santos dias antes de ir para o trabalho, ando pelo quintal fora a reunir suas excelências, os das penas que comem os verdes da vizinha e a distribui-los pelos seus quartinhos no condomínio. Sempre sonhei ser pastora, vá. 
Quanto a Figo, quase posso jurar que lhe vejo um sorrisinho irónico no canto das beiças, o sacana, quando olho para ele já deitado de barriga para o ar à espera das festinhas que lhe faço antes de ir embora. 
Parte-me o coração ter de lhe fechar a porta do AP, mas caso contrário arrisco-me a chegar a casa e não ter casa...

10 comentários:

  1. Pois claro Gaja, com esse treino diário não me admira nada que estejas mais que habilitada na área da pastorícia :). Já estou mesmo a imaginar: " Gaja, a guardadora de aves não voadoras e sonhos". eheheheh. Que canseira!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito melhor ser guardadora de sonhos, pois os das penas nunca vão para onde os mando :)))
      Beijinho Maria

      Eliminar
  2. Parece-me que precisas de consultar o César, o encantador de cães! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa ideia, este cão nunca tomou ensino o malandro, quando o vou passear leva-me sempre de arrasto, não tem juízo nenhum :))

      Eliminar
  3. Sou uma sortuda, tenho uma labradora grande e muuuuuito meiga, nunca roeu nada. Uma lady a minha Suri. Roi-te de inveja, vá lá ahahahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És sortuda sim, tanto quanto dei de quem tem labradores, são ternos e muito meigos mas adoram roer. Estou roída de inveja, "prontes" :)))

      Eliminar
  4. Ia-te aconselhar a comprares uma daquelas casotas de madeiras todas xpto com o nome do canito, com tecto que levanta e almofadinhas mas depois de ler o texto achei por bem não ser boa ideia :D mas eu compreendo-te o Yoshi tinha especial perdição pelas ombreiras das portas, felizmente, não lhe deu mais nenhuma parvoeira que não essa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deus malivre uma casinha de madeira com almofadinhas :)) era coisa para durar dois dias :))
      Já tem 11 anos e nem velhote o gajo se acalma :)

      Eliminar
  5. Sei muito bem o que isso é, tenho 5 cá em casa; 2 pastor alemão e 3 husky...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha quem está de volta :)) ainda não tinha conseguido encontrar o teu novo blog, agora já sei :)
      5 cães?? e tão grandes? Espero que tenhas uma quinta enorme e nada para roer :)

      Eliminar

Quem quer pensar comigo: