domingo, 29 de novembro de 2015

A Ecopista do Dão

Rumámos até Santa Comba Dão, estacionámos o carro, montámos nas burras e fizemo-nos à pista. Um grande passeio a dois, eu e marido, por aquela pista atapetada de folhas castanhas onde as árvores por cima de nós nos brindavam com a queda de mais folhas e folhas que pareciam flocos de neve a pairar à nossa passagem. Estava um frio do caraças que quase me caíram as orelhas e o nariz, isto no início de manhãzinha, pois até Viseu lá fomos subindo, subindo e logo nos deu o calor para irmos apreciando a paisagem magnífica daquelas bandas. O rio fez-nos companhia, assim como três corvos pretos que vimos várias vezes. Aquela zona é lindíssima no inverno. A pista foi construida por cima da antiga linha de caminho de ferro agora desativada, onde ainda estão as estações, as pontes e até o velho comboio.  Nos últimos quilómetros já nem víamos nada tão esganados de fome que estávamos, mas chegados a Viseu marcharam três bifanas, ó manjar dos deuses para dois ciclistas esfomeados. Voltámos para trás e fizemos todo o caminho de volta. Muitas paragens, muitas fotos, um total de cem quilómetros, quatro horas e tal de pura felicidade, sem trânsito, sem barulhos, sem telefones e sem gente a azucrinar a cabeça. Só nós,  a pista e a natureza. 












19 comentários:

  1. Tu, e o teu mais que tudo, andais na maior, Gaja, numa boa onda. Força!

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um passeio espectacular, era capaz de fazer isto o resto dos meus dias :))
      Beijinho AC

      Eliminar
  2. Respostas
    1. São estas pequenas coisas que nos dão forças para a luta :))

      Eliminar
  3. Essa zona é lindíssima, e de bike dá para apreciar ao pormenor
    também deveriam ter apreciado a gastronomia local, que é do baril, em vez de se entregarem às bifanas
    eheheheh
    Beijo GM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo verdade, quanto à gastronomia iamos tão esganados que nem deu tempo para procurar mais nada. Havemos de lá ir de novo com uma bucha no bolso para o caminho e aí sim, explorar a cidade que há já muitos anos não visito :))
      Beijinho Noname

      Eliminar
  4. Eu acho que já nem sei andar de bicicleta :) e se andar aos primeiros 2 mtrs já tava estafada :) mas fizeste bem à que pedalar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andar de bicicleta é das coisas que nunca se esquece, se experimentares, vais ver que consegues. Acredita, a pedalar é como mais gosto de passear :)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Adorei e especialmente nesta altura, com o chão cheio de folhas e a vegetação verde. Na primavera também deve ser bonito :)

      Eliminar
  6. Conheço bem a zona. Essa era a antiga estrada que ligava Coimbra/Viseu...entre Sta Comba Dão e Tondela, é frequente vermos esquilos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pássaros havia muitos, mas esquilos nem vê-los, acho que tiveram medo de mim :))

      Eliminar
  7. Daí ao Caramulo é um pulo. O "assalto ao Caramulo 2015" é no próximo Domingo, dia 6.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é muito perto. Estive a pesquisar esse "assalto ao Caramulo" e achei espectacular, vou desafiar a malta para o próximo ano :)) Diverte-te muito :)

      Eliminar
  8. Que maravilha, o passeio, a cumplicidade e as vistas... não conheço essa zona mas a ver pelas fotos deve ser espetacular...
    Só fomos uma vez fazer uma parte da Rota do Vouga... :)

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: