quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Os anjinhos

Os que fazemos nascer e crescer com tanta felicidade e tanta esperança. Os anjinhos que embalamos até que os braços nos doam, aqueles para quem cantamos sem cessar até que a voz se vá. Os anjinhos que adoramos e por quem temos um amor infinito, muito maior que o firmamento, muito mais forte que todos os ventos, muito mais brilhante que a estrela maior. Os anjinhos por quem choramos, por quem sorrimos e por quem vivemos ou até, muitas vezes, deixamos de viver.
Certo que há pais e pais e há filhos e filhos. Certo que alguns pais não sejam merecedores de ter filhos, certo que alguns pais não saibam educar, amar, ensinar. Certo que alguns pais sejam maus pais... Mas também há alguns filhos...
E ouvir filhos, os outrora anjinhos, falarem, gesticularem, gritarem, ofenderem, magoarem, desiludirem, espezinharem e humilharem seus pais, é coisa para doer a qualquer mãe e a qualquer pai.
Já vi e ouvi inúmeros filhos a queixarem-se dos pais, mas raramente ouvi, apesar de tudo, pais a queixarem-se dos filhos, no entanto pergunto-me, quanto tempo aguentará esse tal amor incondicional?

18 comentários:

  1. Por vezes, dura para sempre, mesmo sabendo que os seus anjinhos, são diabólicos. Por vergonha, por amor, pelo apontar de dedo da vizinhança
    Mas como dizes, há filhos e pais para todos os gostos
    E não devia ser assim
    Pais deveriam ser pais, e filhos deveriam ser filhos, no respeito mútuo
    mas nos tempos que correm, e cada vez mais, nos deparamos com situações de um lado e doutro, de fazer arrepiar e desacreditar na humanidade

    E acredito firmemente que esse amor incondicional, é incondicional mas, é também finito, por tanto desgosto,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Noname, há por vezes coisas que saem de controlo por falta de respeito. Quanto ao amor incondicional, ele pode até sobreviver infinitamente, mas por vezes fica amordaçado, escondido e encolhido num canto sempre a espera de um sinal para voltar... beijinho e um bom dia :)

      Eliminar
  2. Acho que faz falta educação a alguns filhos, amor incondicional? certo!! mas nem sempre é justificação para tanta falta de respeito pelos pais que anda por aí e os pais deixarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Nem sei bem dizer se é a educação, se é a forma de ser das pessoas ou o que raio levará pais e filhos a certos caminhos sem volta a atirarem culpas uns aos outros. Mas uma coisa é certa nao há livros de instruções nem para pais nem para filhos. Faz-se o que se pode e o que se sabe :) tem um bom dia Nina

      Eliminar
  3. Depende do ponto a que se deixa chegar os desentendimentos. Por vezes a loucura do corre corre do dia a dia não deixa espaço para atentar ao deteriorar grave das relações. Por vezes, quer uns quer outros, tarde se apercebem do desrespeito que foi instaurado entres eles. Se o amor vencerá sempre? não sei, tudo depende da essência de cada um e da vontade e necessidade de paz no lar.
    Para que o amor vença, seja em que relação for, tem de haver vontade de ambas as partes de mantê-lo vivo.

    Beijinho GM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se houver vontade de ambas as partes para que o amor e o entendimento prevaleçam, tudo se consegue, caso contrário poderá não haver volta. Mas acho que acontece muito não haver essa vontade a julgar pela quantidade de familias desavindas que se vê... Beijinho Maria e que o amor prevaleça :)

      Eliminar
  4. Cada caso é um caso realmente. Há amores que não são merecidos :/ apesar de incondicionais. Tanto de pais para com os filhos, tanto do contrário. De qualquer maneira ninguém sabe o que cada um passa, qualquer uma das partes e não é fácil decifrar muitas vezes. Realmente há pais que não conseguiram transmitir o que é certo e errado aos filhos mas também há filhos que simplesmente não ligam nenhuma ao que os pais lhes "deram".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão VerdezOlhos e assim como não há pais perfeitos, também não há filhos perfeitos, ha que haver sim, respeito e amor pois se houver vontade, tudo se resolve :)

      Eliminar
  5. É uma boa pergunta. Cada caso é um caso e as telhas de uma casa escondem muita coisa, mas há filhos que claramente ignoram por completo a educação que tiveram. Eu não digo que o amor deva ser incondicional, mas pelo menos o respeito por quem nos pôs no Mundo, esse sim, deveria ser um dado adquirido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A palavra chave é mesmo essa: respeito. De parte a parte, entre todos.

      Eliminar
    2. Respeito acima de tudo Nina e Portuguesinha, respeito uns pelos outros e pelas diferenças e falhas de cada um, pois todos as têm. Quanto ao amor incondicional, acho que é mesmo incondicional, pode é ficar entorpecido e triste...

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Acho que sim também, embora muitas vezes seja um amo tão dorido...

      Eliminar
  7. Já foi um tema que abordei, não sei bem quando. Isso do amor incondicional.
    Mas não acredito que nunca tenhas escutado pais a «falarem mal» dos filhos. Nem mesmo quando estes são pequenos? É que é tão comum. Se calhar, quando os pais envelhecem, e se queixam da falta de atenção dos filhos, não estão para «falar mal» (seja lá o que isso for) deles, porque temem ser ainda mais esquecidos. Será?

    Mas seja um caso ou outro, acho que é natural. Faz parte do ser humano criar expectativas, esperar mais ou esperar menos. O difícil é ficar satisfeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando digo que não oiço pais dizerem mal dos filhos, não estou a falar que não dormem ou não comem ou fazem birras, estou a falar de outras coisas que alguns filhos fazem já grandes e em consciência, ao desrespeito, e até a agressividade e o que vejo é os pais continuarem a defendê-los e a falar mal dos filhos dos outros minimizando sempre as más atitudes dos seus próprios filhos... afinal essas atitudes deles fazem os pais sentirem-se culpados e frustrados pois acham que não conseguiram ter sucesso no seu papel de criadores. Mas todos os que são pais sabem que não é bem assim. Mas é como dizes, é difícil ficar satisfeito. :)

      Eliminar
  8. É uma boa pergunta de difícil resposta... Há de tudo, bons e maus pais e filhos... e há o amor incondicional que creio que será menos um bocadinho com várias desilusões e "maus tratos"...
    :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que ele, o amor incondicional estará lá para sempre, embora dorido e adormecido pelas constantes desilusões...

      Eliminar

Quem quer pensar comigo: