quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Positivismo

Ando a levar injeções de motivação e positivismo com a seringa das farturas (sim, aquelas seringas mesmo, mesmo grandes). Moderar as palavras e as atitudes, transformá-las em algo bom e positivo, cumprimentar, elogiar, acreditar, apoiar para nos tornarmos todos pessoas mais felizes. Tudo isto sob o nome de formação. Nada contra, até pelo contrário. 
E com tanto positivismo e tanta motivação até me apetece dizer a todos que os adoro, beijá-los, abraçá-los. Adoro o céu, adoro o mar, adoro os animais, as pessoas (nem todas, vá), adoro a minha família, os meus amigos, a minha bike, as flores e as árvores. Adoro-me. Adoro vocês! Chuaacc!!
Posto isto ouvi falar nos princípios da psicologia positiva que entre outras coisas dizem que todos os comportamentos são positivos independentemente das consequências. Por muito má que seja a atitude, todas têm base em algo positivo. Certo, encararmos os comportamentos menos bons dos outros como positivos por alguma razão e sermos tolerantes com eles é ótimo no contexto profissional e no pessoal e pode tornar-nos todos os dias pessoas melhores, mas expliquem-me que eu não consigo entender, se o comportamento gera comportamento, o que tem de positiva toda esta matança?

11 comentários:

  1. Tu disseste tudo o comportamento gera comportamento. Pena é que paguem os inocentes....

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de deixar aqui, o meu retorno de positivismo, no abreijo que te mando

    :-))

    ResponderEliminar
  3. Os inocentes são os que pagam sempre a fatura e não há positivismo que que os safe...
    Beijinho Noname :)

    ResponderEliminar
  4. ninguém explica, GM, ninguém explica. Não há ciência que tenha teorias suficientes para isto.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muito que os livros o digam, é de facto difícil explicar. Melhores dias virão, tenhamos esperança :) Beijinho Mia

      Eliminar
  5. O comportamento gera comportamento disseste bem! daí a matança que se está a ver! porque se os deixassem lá estar no canto deles sossegados acho que eles não vinham matar ninguém. Acho eu, é claro a minha opinião.São mundos, pessoas que nós porque não fomos educados à maneira deles achamos estranho o mundo em que eles vivem. Mas porque se foram lá meter com eles? eles não sabem viver de outra forma que não seja a violência. Lamento os inocentes que sofrem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que tenham as suas razões, muito próprias e diferentes e que às tantas tenham apenas reagido a provocações lá na ideia deles. Mas nada justifica este tipo de atitudes pois como dizes, os inocentes é que sofrem.

      Eliminar
  6. Este mundo está numa confusão de comportamentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que devíamos reformular as teorias e fazer novos estudos de comportamento. Parece-me que estão desactualizados...

      Eliminar
  7. Acho que não há positivismo suficiente no Mundo que consiga explicar o tirar vida a inocentes ... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mias... difícil é manter o positivismo no meio disto tudo...

      Eliminar

Quem quer pensar comigo: