sábado, 17 de dezembro de 2016

Nem sei o que diga disto

Não sou racista nem preconceituosa e muito menos julgo todos os de etnia cigana pela mesma bitola, até porque há uns anos um rapaz cigano assaltou um dos meus filhos com uma navalha de ponta e mola roubando-lhe o telemóvel e o dinheiro, mas uns meses depois, um outro rapaz roubou a bicicleta ao meu outro filho e sua mãe cigana quando soube andou a perguntar de quem era e os dois vieram à minha porta devolvê-la e pedir desculpa... 
Já num sábado destes fui pedalar com os meus amigos pelos pinhais quando de repente começámos a ver montanhas de lixo e uns cinco cães escanzelados começaram a correr  direito a nós a ladrar. Deparámo-nos então com um acampamento cigano num pinhal que sabíamos ter dono e do qual aquela comunidade se apoderou e transformou numa lixeira. Não imaginam. Desde cascas de batatas, roupa, dejectos humanos e de animais, papeis, garrafas, velharias, porcarias que eu nem sei o que eram, pinheiros cortados, vegetação destruída, um cheiro nauseabundo e os adultos e as crianças ali misturados naquilo tudo a cozinhar numa fogueira. 
Sei que na minha cidade algumas famílias ciganas foram acolhidas pela Câmara Municipal, que lhes deu casas e condições para viverem e eles praticamente as destruíram. Arrancaram portas e janelas, as louças sanitárias e faziam fogueiras lá dentro destruindo o chão e pondo em risco toda a vizinhança. Acabaram por sair de lá e voltaram para os pinhais.
Ok, preferem viver ao ar livre e sem condições, foram habituados assim, mas é mesmo preciso destruir tudo à sua volta e deixar os pinhais e a natureza naquele estado??? 

19 comentários:

  1. Há quem faça porcaria, independentemente da raça ou etnia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Luisa, nem imaginam os lixos que encontramos por esses pinhais fora, frigoríficos velhos, sofás partidos, desperdícios de obras, lixos de jardins... há gente capaz de tudo e que se diz culta e formada...

      Eliminar
  2. Como se pode colocar alguém entre quatro paredes, fechado, quando toda a vida vaguearam em tendas...e se forem Calons, os tais que eram saltimbancos (que nada têm a haver com os Maias Portugueses, das feiras) muito pior. Não são santos, não, mas se compararmos os actos possíveis de serem punidos por lei (violação, assassinato, pedofilia e casos extremos de violência são das comunidades mais calmas que há em portugal, coisa que a maioria dos portugueses não sabem!). Sei do que te falo!

    Boa noite bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moonchild, a ideia da Câmara foi ajudá-los, dar-lhes condições para não estarem ao frio e à chuva, mas concordo, eles não sabem nem conseguem viver assim. No entanto e até para o bem deles, podiam juntar os lixos e deixá-los em local próprio, foi uma visão desoladora aquela. Já tive uma vizinha cigana e era super educada, pacata e honesta, a casa dela brilhava de asseio, as filhas estudaram e tiraram cursos superiores, infelizmente nem todos são iguais mas isso é como dizes, há gente capaz de tudo em todas as raças. Bom fim de semana :)

      Eliminar
  3. Os ciganos estão inseridos numa sociedade e são sustentados por ela - recebem subsídios de inserção pagos por nós contribuintes e, ainda, os mais afortunados são colocados em habitações com condições de higiene e habitabilidade inegavelmente melhores do que as das barracas.
    Não, acho que não têm o direito de partir os apartamentos nem fazer fogueiras dentro deles e, se querem viver na floresta então que vivam, mas que a respeitem, não a encham de lixo. Isto claro, se forem capazes de prescindir dos apoios do estado. O facto de não serem muito violentos (porque um bocado, pelo menos, e alguns, são) não os isenta de cumprir os seus deveres como cidadãos, não é só usufruir dos direitos.
    E isto não tem nada a ver com racismo ou com preconceito, isto tem a ver com igualdade de direitos e deveres. Repito, deveres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo Susana, sei que o Estado os apoia, podiam integrar-se na sociedade e viver condignamente respeitando deveres e obrigações. O mesmo se aplica às outras pessoas que se dizem cidadãos cumpridores e depois vão despejar tudo o que não querem em casa pelas matas Nacionais que são de todos nós e até em pinhais com donos. Vejo coisas inimagináveis nas minhas pedaladas e não compreendo pois há locais que recebem e dão caminho a esses lixos....

      Eliminar
  4. Cada um tem o direito de viver como quer e pode, penso eu, no entanto se é requerente e aceita benefícios sociais de qualquer espécie obriga-se a cumprir as regras e leis da comunidade em que se insere. Tão simples como isto.
    O que acontece é que são beneficiários, com técnicos dos serviços sociais a esclarecê-los e a preencher-lhes requerimentos e formulários, e o resultado, em termos de integração social, é reduzido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso mesmo Agostinho e os deveres e obrigações aplicam-se a todos para que vivamos bem em comunidade :)

      Eliminar
  5. Bom dia, acho por bem que os ciganos sejam integrados na sociedade, da maneira como está a ser. não concordo, o cigano é um cidadão português como outro qualquer, como tal, tem que ser incutido neles os deveres e os direitos, começa pela educação escolar mínima igual aos outros alunos, acontece que eles só fazem o quarto ano, porque razão? um outro dia tirei uma foto de um cigano mais ou menos com 20 anos, ofereci a foto ao mesmo com o nome dele gravado, "Hugo" para meu espanto, perguntou-me o que estava escrito na foto, disse que era o nome dele, a seguir pegou num carro de 9 lugares meteu a família lá dentro e foi a conduzir, será que a policia o interceptou? é claro que não, vejo-o sempre a conduzir, isto para lhe dizer, que os ciganos tem direitos como um outro cidadão, os deveres é que são diferentes. seria bem melhor que eles tivesse os mesmos deveres, serem responsabilizados como todos nós.
    Domingo feliz,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o meu MaiNovo foi para o 6º ano, tinha na sua turma três ciganitos, um deles até já tinha 16 anos, mas em nome da integração e educação todos os aceitaram e acharam bem, a questão é que só iam à escola no dia em que lhes davam banho e roupas novas, de resto continuavam sem querer aprender fosse o que fosse incluindo civismo. Somos um povo que damos a mão a todos, pena que muitos não aproveitam.
      Resto de bom domingo AG

      Eliminar
  6. Pois GM há de tudo.
    Todas as raças fazem merda, eu pessoalmente também não tenho nada contra os ciganos ou outras raças , só acho estranho como os nossos governos consecutivos lhes dêm tudo e eles não aproveitam.
    Beijinhos GM
    Bom domingo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Mena, é pena. Tantos migrantes que aqui chegam ao nosso país, ajudamos todos mas infelizmente só alguns é que aproveitam.
      Beijocas :)

      Eliminar
    2. Se cá não chegasse nenhum era melhor ;)
      Jinho

      Eliminar
  7. Este é um daqueles temas que mexem com todo e qualquer mortal, mas pleno de armadilhas. Por um lado é agradável sentirmos que somos tolerantes, compreensivos, prontos a dar a mão a diferentes formas de estar. Por outro, quando a coisa extravasa para lá da nossa zona de conforto, assomam cobras e lagartos, com a intolerância à distância do estalar de um dedo. Eles estão desenquadrados? Claro, e cada vez mais, num mundo a mudar, não de dia a dia, mas de hora a hora. Têm cultura própria, é certo, mas o mundo está tão bera que as sensibilidades para estas questões tendem a diluir-se, cada vez mais. Sobrevivência oblige! Que fazer, então? Expurgá-los? Confesso que não sei qual a melhor resposta, mas excluir nunca é a melhor solução. Creio, contudo, que o cerne da questão passa pela responsabilização. Querem estar duma certa forma? Então olhem em volta, percebam em que mundo vivem e assumam as consequências. Capice? ;)

    Um beijinho, GM :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Capice perfeitamente AC, é um tema complicado sim e gera muitas opiniões contrárias e polémicas. Os Ciganos, os Sírios, os Ucranianos e por aí fora, todos precisam de ajuda, muitos vêm para cá e os ajudamos, uns integram-se e outros não, não querem, não fazem qualquer esforço. É isso que acho mal.
      Beijinhos AC

      Eliminar
  8. Vendam os ciganos aos chineses, que eles tratam deles num instante. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh pois Zé também temos chineses, temos de tudo um pouco :)

      Eliminar
  9. Em todas as raças há gente boa e má, isto é ponto assente mas, não temos que gosta da gente má, da que estraga o alheio, rouba, mata e esfola, porque sim ou até em nome de um Deus, que me foi apresentado como misericordioso (discutível).

    Bom dia GM, porque deixei de receber notificações dos teus posts?

    Beijocas

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: