segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Noite dentro

Acordei às  quatro e meia da manhã  sobressaltada com uma briga  de gatos na rua. Levantei-me de imediato para ir salvar o meu Zé que hoje teimou em não  querer entrar em casa para pernoitar. Era mesmo ele que estava  a ser atacado.  Afastei o outro,  peguei nele e trouxe-o para dentro todo eriçado e assustado. Acalmei-o.
Voltei a deitar-me e não  consigo dormir, abri o blog e aqui ando, às  voltas  com esta pagina em branco sem saber o que escrever. É que não  me sai do pensamento a Feira de Artesanato da minha cidade onde fui para jantar. Tão  triste, tão deprimente! Pouco mais que meia dúzia de barracas, uma de colheres de pau feitas ali mesmo, algumas Associações Recreativas e as restantes, de pessoas que vendo-se desempregadas e sem alternativas criaram o seu próprio negócio de manualidades. Bijuterias, quadros, quadrinhos e molduras, estátuas  e estatuetas, babetes e fraldas pintados, flores em malha, porta moedas em pano, nomes de crianças  para portas, candeeiros, eu sei lá,  uma infinidade de paneleirices sem jeito nenhum que ninguém  compra e poucos vão  ver. É  de louvar a atitude destas pessoas ao darem a volta às suas vidas desta forma criando uma atividade, mas tenho sinceras dúvidas  que alguma vez consigam vender alguma coisa que dê para comerem à custa do seu negócio. Vim de lá triste com este pensamento. Salvou mesmo a noite, a ginjinha d'Óbidos e o stand da Falcoaria, onde estive mais de meia hora a olhar um Bufo Real, vulgo Mocho, que me hipnotizou de tão lindo....
Bom, vou ver se durmo.

14 comentários:

  1. Será que não compram. Aqui na minha zona, tenho uma senhora que começou assim, em casa, hoje tem uma lojinha, e vive razoavelmente.
    Óbidos é muito bonito. Não vou lá desde o Ano Novo.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. era cortar-lhe a corrente e deixá-lo voar...
    cada vez que vou à feira do artesanato aqui da terrinha, saio de lá a pensar o mesmo, embora esta seja grande. mas acho que o defeito é meu :)
    boa semana, Maria

    ResponderEliminar
  3. Agora estão na moda as feiras e mercados de Natal... mas não é a primeira vez que vejo bancas de 'artesanato' com objectos que vi em lojas chinesas... Enfim... como diria o Prince: "sign o'the times" :-)

    PS: adorei o mocho!

    ResponderEliminar
  4. adoro mochos :)

    entristece-me reparar que as autarquias podiam fomentar formações e espaços para as pessoas experimentarem antes de produzirem e assim não perderem tempo...

    ResponderEliminar
  5. Dia grande esse, ou será que foi a noite com horas a mais? :=)

    As feirinhas de aresanato, já não me convencem. Etiquetas a mais made in china e, quando aparece mesmo artesanato, faço-me duas perguntas - aquelas pessoas conseguem tirar sustento daquelas coisinhas, quase sempre sem grande utilidade - e quem pode dar o dinheiro que pedem (quando peças úteis/bonitas)?

    Bom dia Gajinha, posso emprestar-te a minha marreta, adormeces num instante :=))

    ResponderEliminar
  6. O tempo também não ajudou à festa (à feira eheh).
    Deixa o gato apanhar nas orelhas até que se faça um "homem". eheheh

    ResponderEliminar
  7. Estou totalmente de acordo com as suas conclusões sobre a (sua) Feira de Artesanato. Existe uma realidade semelhante por aqui, no meu sítio, da mais pequena aldeia à sede do concelho. Como autarca, lamento que assim seja e "luto" por alguma mudança, pela positiva; como cidadão "embarco" no seu prognóstico: (...)tenho sinceras dúvidas que alguma vez consigam vender alguma coisa que dê para comerem à custa do seu negócio(...). Tenha uma bonita semana, com o "copo cheio" :-)

    ResponderEliminar
  8. Não deixas o gato lamber o chuveiro, depois ele não volta para casa e não te deixa dormir... ;)
    Bjs, CH
    Bonecas de Papel

    ResponderEliminar
  9. O Zé não é capado lindona? 😆 assim acabam as saídas (digo eu né) quer dizer que em vez de contares carneiros estiveste a pensar na feira ☺ por aqui proliferam essas feiras de artesanato e sempre que posso vou. Não sei se dá para viver, mas também não me parece.
    Esta noite prende o zé 😻
    Beijinho GM

    ResponderEliminar
  10. Não trouxeste ginjinha para casa?... Era beber outra. :)

    ResponderEliminar
  11. Conseguiste explicar por palavras aquele sentimento estranho e deprimente que eu sinto quando vou às feiras de artesanato ou de outros produtos...

    ResponderEliminar
  12. Pode ser que alguns se safem...
    O pior é que eles têm de PAGAR para ocupar o espaço... E geralmente, pelo menos pela capital e arredores, até se fazer lucro que cobre os gastos do aluguer é preciso um milagre de vendas. No entanto, se esses produtos tivessem todos à venda numa loja dos chineses... Muitos compravam. Porque «paneleirices» não faltam por lá. E estes estão sempre a vender.

    Sabes que mais? Os que andam a roubar ou a cometer ilegalidades é que ficam melhor! Fazem contrabando de bens roubados e só saem no lucro. Agora no Natal então... devem ser aos montes.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: