quinta-feira, 3 de maio de 2018

Caixa de surpresas

Existe em mim uma caixa. E em ti e nele e nela... Habita em todos nós uma caixa cuja tampa está prestes a saltar e a mudar o rumo dos acontecimentos, das nossas vidas, da nossa história. Olhando para trás dificilmente voltarei a acreditar que podemos traçar um plano de vida e segui-lo, pese embora o fizesse ou tentasse fazer até há bem pouco tempo. É que as nossas caixas, amarradas com finas fitas de seda, estão plenas de surpresas, e as delicadas fitas soltam-se ao entreabrir da tampa fazendo com que brote o mais profundo de nós. Tantas caixas há em que é preciso tão pouco para que se abra essa tampa, outras há que passam uma vida inteira fechadas. Não seremos apenas nós, tão pouco apenas os outros, será talvez um conjunto de circunstâncias quantas vezes alheias a nós que mantêm essas caixas fechadas, essas fitas amarradas. E quantas vezes aguardo ansiosamente que a tampa se abra e isso não acontece. E quantas vezes já mudei o meu rumo, quantas vezes já se me abriu a caixa e me surpreendi, quantas vezes já morri e quantas já renasci, quantas vezes já dei por mim e tentar sair por essa tampa entreaberta e a realizar sonhos, a fazer coisas difíceis e inimagináveis.  A minha caixa é cheia de surpresas. Está amarrada com finas e frágeis fitas de seda...

8 comentários:

  1. Muitas delas convém manterem-se fechadas, pois são autênticas caixas de Pandora.
    Acredito que a tua esteja repleta de surpresas agradáveis.

    ResponderEliminar
  2. Que sejam surpresas agradáveis é o que se deseja.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu também mantenho algumas fechadas por medo de as abrir e acho que assim irão permanecer até um dia... coisas da nossa cabeça ou não,mas eu prefiro assim.
    Beijinho minha ciclista ;)

    r: ainda bem que te alegrei o dia :)

    ResponderEliminar
  4. Há caixas que nunca deviam ser abertas...a vida prega-nos tantas surpresas...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. São caixas e caixas e caixinhas, umas que se abrem, outras se entreabrem, e outras sentámo-nos em cima delas para que não abram.

    Bom dia, Gajinha

    ResponderEliminar
  6. São caixas que podem ser boas, más... são caixas cuja abertura nos pertence.. esperemos abrir sempre nas alturas certas..
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. E por muitos anos que vivamos, vamos sempre surpreender-nos com surpresas que nunca imaginámos ter dentro das nossas caixas.
    Se a vida fosse traçada a régua e esquadro, não tinha piada nenhuma. Saber com antecedência o que iríamos fazer até ao fim da vida, devia ser uma monotonia angustiante.

    ResponderEliminar
  8. Palavras de quem já provou o pó do caminho. Gosto.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: