terça-feira, 11 de novembro de 2014

O Atlas

Não sei porque me deu para fazer tal coisa do demo, mas um dia destes dei comigo a limpar e arrumar as estantes e os livros, um a um... 
À medida que os fui tirando, fui recordando que cada um deles, em contando histórias, juntos contariam apenas uma, a minha própria história. Desde as enciclopédias ás coleções sobre animais, povos e continentes que ganhei do meu pai quando aprendi a ler, aos livros sobre os acontecimentos no mundo, algumas obras que fui instigada a ler, os romances da minha adolescência, os inúmeros livros sobre a II Guerra Mundial, que me fascinou durante um período da minha vida e que devorei à velocidade da luz, os thrillers e os mistérios, a coleção da Agatha Christie e a do Sherlock Holmes, dos quais ainda hoje sou fã. Todos, mas todos contam fases da minha vida. 
Até que encontrei um, aquele que eu mais desfolhei, aquele que mais me fascinou, aquele que acabei por saber de trás para a frente, de tanto o ter manuseado, devorado. Um atlas. O atlas. O meu atlas! É curioso, que de entre tantos livros, fosse este o que mais gostei. Um atlas, agora de capas gastas e folhas velhinhas que o meu pai me comprou, ainda eu não sabia ler.... Esse sim, foi o livro da minha vida, mostrou-me e contou-me coisas que eu queria saber, saciou-me a curiosidade, contentou-me a mente durante alguns anos. Embora hoje esteja desatualizado e até já tenha comprado um novo para os meus filhos (está novo) este livro, guardá-lo-ei religiosamente, até que desta vida me vá. 
E não digam que sou maluca, ok?

6 comentários:

  1. lindo! eu também tive uma grande queda para esse tipo de livros. passava horas a explorar e ficava completamente vidrada!
    deixa, somos duas malucas é o que é!

    ResponderEliminar
  2. Não és nada maluca. O meu filho também adora atlas :)

    ResponderEliminar
  3. E os livros de animais? Também tenho o meu atlas guardadinho :)

    ResponderEliminar
  4. Eu e a minha mãe fizemos isso à estante lá de minha casa, mas tive de encaixotar uma série deles que já não tinham utilidade nenhuma (livros jurídicos de uma jurisdição na qual já não trabalho). O Atlas, esse está sempre lá. Esse e o dicionário.

    ResponderEliminar
  5. maluca? não. apenas uma mente ciosa de informação que, na nossa altura, eram o melhor meio para alcançar o mundo.

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho 3 atlas, e os todos desactualizados. Não posso ir a correr comprar um atlas cada vez que surge um país novo, ou um país velho muda de nome!!!

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: