terça-feira, 10 de março de 2015

A vida das gentes

Domingo é dia de pausa, dia de passeio.
Depois de um almoço, melhorado e caprichado, feito com tempo e com carinho, vestem a sua melhor indumentária, calçam os sapatos novos, elas talvez até ponham aquele colar, arrumado numa caixa bonita, presente de um aniversário algures no passado e eles os óculos escuros, sempre dá um certo estilo e juntamente com o carro a brilhar, até manda outra pinta. Entram no carro e lá vão eles, fazer a volta dos tristes.
Esta semana. para variar, começam ao contrário, vão para norte e começam a percorrer as praias em direção ao sul, num raio de, no máximo, 40 kms que a gasolina está pela hora da morte.
Eles lá vão desfilando, devagarinho e em fila, a apreciar a paisagem, a ver as pessoas. Talvez até conversem um ou outro assunto, talvez até parem para comprar tremoços e pevides, talvez vão até à esplanada beber um café ou uma cerveja, ou até talvez fiquem mas é dentro do carro, virados à praia, no quentinho, a verem os carros passar.
Se encontram alguém conhecido então a tarde está feita, ficam à conversa até à noite e depois, em chegando a casa, despem as fatiotas e voltam à sua vidinha todos felizes. Até foi afinal, uma tarde de domingo bem passada.
E é assim a vida das gentes (algumas)....

13 comentários:

  1. Uma descrição perfeita do que se passa exactamente na minha cidade! Como dizes,na minha opinião também, " a volta dos tristes"!

    Beijinhos Gajinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se 2a volta dos tristes" mas é uma volta feliz para muita gente. Bjs

      Eliminar
  2. Num dos testes de português da minha filha, saiu a expressão "volta dos tristes" no texto. Uma das questões, era exactamente para interpretar esta expressão. 95% da turma não soube responder, sendo que a minha miúda fez parte desta grande percentagem. Fiquei pior que estragada, pois tantas vezes ao fim de semana, quando apanho um carro a vinte à hora, vocifero "andam nas volta dos tristes, e uma pessoa a pastar atrás deles!". Agora, vou dar-lhe o teu texto para ler. Pode ser que perceba melhor. Um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É famosa "a volta dos tristes" até já sai em testes. Parece-me que é a volta de muita gente afinal. :) Bjs

      Eliminar
  3. O passeio dos tristes :) Talvez não seja assim tão triste e talvez fiquem feliz com a simplicidade do passeio. Há quem não precise muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! A felicidade por vezes passa por muito pouco e nós nem lhe damos valor. :))

      Eliminar
  4. Eu confesso que à falta de melhor, adoro ir ao fim-de-semana até à marginal (é a minha mini-volta dos tristes). ;)
    E a descrição que fazes "encaixa" na perfeição num casal. Às vezes tenho a sensação que posso acertar o relógio por eles ... se são tristes não sei, mas conformados pelo menos parecem ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é a volta possível para muitos portugueses. Alguns nem isso infelizmente. :)

      Eliminar
  5. E quem se contenta com o possível, a mais não é obrigado e no mínimo é feliz.

    ResponderEliminar
  6. Eu costumo dizer: passeio higiénico...porque sendo aos mesmos lugares limpa
    Kis :>}

    ResponderEliminar
  7. Eu costumo dizer: passeio higiénico...porque sendo aos mesmos lugares limpa
    Kis :>}

    ResponderEliminar
  8. Por aqui faz-se o mesmo..domingo à tarde é habito ver as estradas entupidas cheias de gente nos seus passeios higiénicos =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Há passeios e passeios. Também conheço quem faça passeios destes, acho que eu própria em determinada altura também os fazia, mas desde que descobri a bicicleta comecei a preferir outros passeios...
    ;-)

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: