segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Em pontas

Enquanto pedalava com esforço, ofegante e já cansada, tentando contornar as pedras soltas, as lajes escorregadias, as curvas, os paus caídos no trilho e ultrapassando a subida íngreme, abri o fecho do casaco para que o ar me refresca-se  o peito, arregacei as mangas para sentir o vento nos braços e olhei para a frente vislumbrando que o fim da subida ainda se encontrava longe. Faço força nas pernas, tentando pedalar com mais força e vigor, desvio-me das pedras à direita, fujo do precipício à esquerda, a roda de trás esbarra mas eu consigo segurá-la e pedalada a pedalada lá vou subindo. Apesar do vento fresco, sinto o suor a escorrer pelas costas, tenho calor, muito calor, queria beber água mas não posso largar o guiador para não me desequilibrar e uma coisa não me sai do pensamento. Vou conseguir, vou conseguir. Imaginei-me então uma bailarina, leve, muito leve, com uma saia de tule esvoaçante. Um plié, um jeté, um tendu, uma pirueta, tudo tão delicado e suave, tudo tão fácil e tão belo. 
Aparentemente. Tal como aquela serra. 
Após a curva deparo-me com um novo patamar, este ainda mais íngreme, mais a pique, com mais pedras e muito mais difícil, mas o bailado continua e a música há-de caminhar para o seu auge e eu hei-de chegar ao fim no meio de piruetas e piruetas em pontas, com a minha saia de tule tão fresca a esvoaçar e, num jeté perfeito, chego finalmente ao topo. A música pára, o pano cai. Quando volta a subir eu faço uma vénia como quem agradece a ovação da plateia que está de pé. Mentira, não há ovação, muito menos plateia, apenas há os que foram mais depressa do que eu e chegaram primeiro, mas ao olhar para trás. alguns há também, que vêm mais devagar ou os que estão parados a descansar, os que já não têm força para pedalar, os que caem, os que desistem. Não importa, nada importa, eu naquele momento sou uma prima ballerina das pedaladas, sou tudo, eu posso tudo, eu não desisti, eu consegui! E a vida é assim!

15 comentários:

  1. Sem esforço nada se consegue. Pelo menos nada que valha a pena (dizem...)
    Parabéns por mais uma etapa superada. E... Toca a pedalar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ps:gostei da analogia à bailarina :) estou certa de que será igualmente graciosa a pedalar

      Eliminar
    2. Não sei Mafalda, não há grande graciosidade em alguém encarnado que nem um tomate do esforço, suada e a praguejar serra acima eheheheh

      Eliminar
  2. E saíste-te bem e chegaste ao fim da corrida, o lugar não importa, importa é conseguir, como em tudo na vida :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Mena, acima de tudo estas coisas trazem-me muitos ensinamentos para a vida, muita força e determinação para certas dificuldades e auto-estima quando ela anda por baixo :) Beijinho

      Eliminar
  3. A tua força interior venceu o cansaço do corpo.

    Beijos,GM :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Tu, o sentimento da superação de um desafio ou de uma dificuldade vale todos os esforços. Beijinhos

      Eliminar
  4. Ó bailarina do pedal, um dia destes dá-te a sufeca e cais pró lado eheheheh

    Ó mulher do caraças :-)
    Beijo em tu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já caí algumas vezes Non, mas tão depressa quanto caí me levantei, lambi as feridas e continuei. Muitos ensinamentos é o que levo das pedaladas. Verdade Non, servem-me para a vida :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Isso é que é força! E estratégia... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pretendo provar nada a ninguém, mas a mim, devo vontade e determinação Luisa. Por vezes não é fácil, mas eu dificilmente desisto :)

      Eliminar
  6. Não me viste mas estou aqui, a aplaudir, de pé.
    Beijinhos, GM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Teresa, obrigada mas nem sempre é assim, nesse mesmo dia cheguei com a bicicleta à mão a um dos inúmeros topos, foi demasiado para mim esse e um dos galifões que estava lá em cima à espera dos colegas disse-me "Sabe menina, para vir para estas coisas é preciso treinar" alguém que também lá estava e me conhecia respondeu que eu treinava sim, mas já não tinha 20 anos, nem 30, nem 40, nem 50, tem mais do que isso. Tirei os óculos para o galifão me ver bem. Ficou de queixo caído, engoliu o que disse e deu-me os parabéns, que eu ra um exemplo. Se naquele momento a minha auto estima estava de rastos, inchou e de que maneira :)

      Eliminar
    2. Gosto muito quando traço um objectivo e o persigo até o atingir. Normalmente o objectivo é uma mulher e persigo-a até a atingir mesmo no meio da... Mas percebes a ideia. ;)

      Eliminar
  7. Gaja Maria, és a Isadora Duncan do ciclismo 👏

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: