segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Isso de voltar ou não onde já fomos felizes

Podia até passar o dia numa praia da moda a fazer raios X a quem passa, mas isso é coisa que raramente acontece porque na praia, ou estou pasmada a contemplar o mar, ou quedo-me quieta e de olhos fechados a sentir o sol a estalar-me o sal do mar na pele e a ouvir o marulhar das ondas como que envolta num hipnotismo insane. Não, nada, mas nada paga a paz, o cheiro a maresia, a areia grossa debaixo dos pés, o correr a espantar o grupo de gaivotas pousadas na praia, todas viradas para o mesmo lado e o chapinhar nas ondas que beijam o areal vazio de algumas das minhas praias do Oeste.
Sem redes, sem internetes, sem cafés e cá em baixo, bem em baixo, rodeada de amigos como á trinta anos atrás, as gargalhadas, as memórias contadas e partilhadas a quatro,  seis ou oito, o almoço de pernas cruzadas á chinês debaixo dos guarda sóis, a sesta da tarde, as brincadeiras na água, o pôr do sol e a caminhada de volta no fim, até lá bem acima, de volta á realidade.
Já nem me lembrava bem como eramos felizes com tão pouco, nesta praia outrora quase deserta. A vida andou e desandou, desesperou por vezes, mas voltou. Estamos voltando a sítios onde fomos felizes e onde voltamos a ser.
É que há praias no Oeste que têm cascatas de água.....

12 comentários:

  1. Respostas
    1. é lindíssimo ana, chama-se Vale Furado, uma das muitas praias entre S.Pedro de Moel e Nazaré. É difícil ir lá abaixo e voltar mas vale a pena :)

      Eliminar
  2. Deviam ter-nos chamado "Maria Mar" eu cá acho que sim :-))

    Beijinho em Tu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois deviam Non e este ano o mar aqui no Oeste tem estado especialmente maravilhoso. Um gosto.
      Beijinho

      Eliminar
  3. O mar e a maior paixão dos portugueses.
    Ou pelo menos de todos os que conheço.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Elvira, porque será? Teremos nós todos uma costela de navegador dos sete mares? Com certeza, o mar é fascinante :)
      Abraço

      Eliminar
  4. Nada que pague estes bons momentos :))

    Hoje; Num silêncio da escuridão iluminada {POETIZANDO}

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Larissa, temos de dar valor às pequenas grandes coisas :)
      Boa semana

      Eliminar
  5. Não conheço o Vale Furado e tão perto que estou dele.
    Um dia tenho que lá ir ser feliz.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Fui ao Google Maps procurar se tinha imagens da praia... e fiquei encantada!
    Que linda!!
    E essa história da cascata... deixou-me intrigada! Mas não é de água doce, pois não!? :)

    Que possas voltar sempre onde já foste feliz... e também seres feliz em novos lugares (para que também a esses possas regressar!)

    Um Beijinho (que VALE mais que meio tostão FURADO)
    (^^)

    ResponderEliminar
  7. Raramente levo os provérbios à letra e nem me passa pela cabeça condicionar a vida com eles. No entanto, pensando um pouco no passado, em muitas ocasiões o regresso a um sítio onde já fui feliz, deixa-me, no mínimo, desiludido.
    A Cascata do Arade, a Ruta del Cares, as caminhadas pelos trilhos dos Picos de Europa e até uma simples ida à praia da Fonte da Telha (onde também existia uma pequena cascata onde tomávamos banho), deixa-me com um aperto no coração. Talvez porque já começo a ver as coisas e os os lugares como se fosse a última vez... e o tempo não volta para trás.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: