terça-feira, 18 de setembro de 2012

Quando os filhos deixam de ser nossos!

Eu até acreditava que a partir da altura em que os concebemos e eles nascem, os filhos são para toda a vida, a única coisa 100% nossa.
E foi tão bom ser mãe, eu que até nem tinha esse sentido da maternidade assim tão apurado e a palpitar dentro de mim, adorei cada momento.
Era tão bom senti~los de volta de mim, ou a chamar "Onde tu tás Mãe?" de cada vez que me perdiam de vista ou quando davam aquele abraço bem apertado ou aqueles beijinhos repenicados ou quando iam parar à nossa cama para uma sessão de mimos.
 Mas há uma fase, um momento em que uma mãe se sente triste e amargurada, sozinha e abandonada, por aqueles a quem tanto ama e por quem tudo faz.
Não sei, os meus são assim, fazem-me sentir assim. Sinto que em algum momento falhei na transmissão de valores e sentimentos.
Dizem-me que é normal e que mais tarde eles voltam para perto de nós.
Não sei!
Passaram a isolar-se nos seus quartos, já não querem estar connosco, nem ir a sitio nenhum connosco, nem conversar, nem sequer que partilhemos das vidas deles, das coisas deles, dos sentimentos deles.
Não querem um pai ou uma mãe amigos, é eles lá e nós cá, bem longe. Pouco sei ou nada das vidas deles, pois só se aproximam se estão doentes ou precisam de alguma coisa.
Até aqui era só o mais velho e lá nos consolava a companhia do mais pikeno que era meigo e conversador, agora, prestes a fazer 15 anos também já quase o perdemos.
E para não me sentir sozinha, para não pensar na saudade que tenho deles, porque já não tenho de lhes dar banho ou partir a carne, ou lera história ao deitar, ou mesmo jogar à bola com eles, eu dedico-me a outras coisas como o BTT, cursos de fotografia, ginásio, blog e outras coisas tais.
É que às vezes doí um pouco ser mãe!

10 comentários:

  1. se calhar é isso que a minha mãe sente. pois nós queremos a nossa "liberdade" e fazer as nossas coisas,.. não te sei explicar. eu sou filha, e tenho uma mãe tão chata, que não compreende nada, não percebe nada do que quero, do que me apetece ou porque sou assim diferente daquilo que ela foi e ou quis para mim. E com elavnão pode haver grandes amizades, o que me deixa triste. Porque não posso confiar nela grandes conversas, porque amanhã já meio mundo sabe, porque ela só julga e deita abaixo em vez de ajudar. POr ela ser assim, é que perdeu a amizade da filha, para não dizer outras coisas. Mas é a mãe que tenho e na cabeça dela é a melhor pessoa do mundo, deu-nos tudo, faz tudo por nós, mas às vezes ... até me custa falar disso. Enfim..

    Fazes bem ir para o ginásio, btt, tudo e tens o maridão para desfrutar.

    Boa noite querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem possível que seja isso que os meus filhos acham de mim. Às vezes, mesmo que nós mães não queiramos, temos de fazer este papel um pouco ingrato de alertar, chamar a atenção, falar de coisas um pouco chatas, educar. Eu não queria ser a Mãe, queria ser uma amiga e nunca resultou e uma vez uma psicóloga disse-me isso mesmo, para tentar ser apenas mãe, porque eles nunca nos vão ver como amigos. Será isso Ana? Eu Gostava que o meus filhos falassem essas coisas comigo, o que pensam o que sentem, etc, mas não, não consigo fazê~los falar, mas também são rapazes e os rapazes não são de falar esse tipo de coisas. Talvez um dia tu e a tua Mãe encontrem um ponto de entendimento. Obg pelo teu comentário, fiquei a pensar e vou tentar melhorar como mãe. Bjinho :D

      Eliminar
    2. Olha, eu e a minha mãe não dá mesmo. Sabes, hoje discutimos. Quer dizer, ela discutiu. Porquê? porque não está satisfeita com nada, deve ter necessidade de dizer alguma coisa e mal entro em casa levo com 7 pedras na mão. Como tens visto no meu blogue, eu fui para o ginásio e vou tentar recuperar a minha forma f´sicia, mas mais do que isso, é o que eu gosto e já que não tenho companhia pelo menos lá passo horas acompanhada e sinto-me bem. Hoje a sr. minha mãe disse-me depois de ter feito almoço para mim e irmão, depois de ter ido trabalhar, depois de ter ido ao treino, entro em casa as 22h e ouço " pois só queres boa, nao sei para quê que gastas o dinheiro no ginásio afinal pareces uma baleia na mesma, e devias ter vergonha e não me venhas pedir dinheiro, e o dinheiro do ginásio já dava para pagares o telefone e não sei que mais, e devias ir viver a tua custa para saber quanto gastas, e porquê da tua idade já estava casada.. e muitas coisas mais más, mesmo reles. e diz-me isto é para quê? Chegaram 10 minutos na cozinha e vim para o quarto. E quando uma pessoa precisa de ajuda, que está a começar agora, ouvimos coisas destas? achas que dá vontade de ter a minha mãe como amiga? e o pior é que ela, é assim em casa, saio de casa por uns tempos até chora ao telefone. dá para crer? tenho muito pena pela minha mãe, mas um dia que saia de casa a sério vai ser por muitos anos.

      :/ desculpa o longo comentário. só para dizer que, depende de pessoa para pessoa..

      Eliminar
  2. Tal e qual o meu filho mais velho, e de seguida o mais novo será igual.
    A vida é mesmo assim, creio que é da idade, gostam da liberdade deles, do seu cantinho, mas acredito que é mesmo só da idade, eles voltam...afinal mãe é mãe e nunca deixa de o ser.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Bruna, todos me dizem que eles voltam, estou à espera desse dia cheia de paciência. :D

      Eliminar
  3. Oh minha querida, sei exactamente o que estás a falar.
    Tenho duas filhas e está a acontecer o mesmo.
    Também me sinto muitas vezes impotente.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, mais tarde ou mais cedo, acho que todas as mães passam por isso, e eu talvez esteja a dar demasiada importância. Tenho de me manter mais "cool" :D:D

      Eliminar
  4. É normal nesta idades, nós também já fomos assim :)
    Mas não podes sentir essa angustia "já os perdemos", isso é que não.
    Na minha opinião não os podem perder assim aos 15 (quase) e 17/18 (?) não podem deixar que eles se desliguem quase totalmente de vocês. Juntem-se os 4 e façam programas em família. Conversem e mostrem interesse pelo que se passa na vida deles. Eles estão naquela fase dificil em que já não são criancinhas mas também ainda não são adultos...e é importante continuarem a sentir que vocês "estão lá"!
    Aqui também os temos na mesma faixa etária e as coisas vão fluindo sem problemas de maior.

    Tu e o meu marido têm um gosto mutuo: as biclas e os passeios de 60 km :)))
    Sabes que muitas vezes ele insiste com o G. para ele ir também. Faz o mesmo!

    Bj

    ResponderEliminar
  5. Pois é Té, tens toda a razão e é o que tentamos fazer todos os dias, e largar não os largo e é por isso que por vezes é mais difícil, pois eles querem que os larguemos. Enfim, fazemos o nosso melhor e a coisa vai. Só espero que se tornem uns adultos 5 *****
    Bjinho

    ResponderEliminar
  6. Minha querida,
    como te compreendo... e por isso agarro bem os anos que ainda tenho com o meu mais piqueno :) pois passam depressa!
    A minha ainda mal fez os 18 anos, já trabalha, já vive com o namorado... acho tudo tão cedo, tão rápido que me doi a cabeça.
    Faz (fez) coisas que não gosto e tenho o mesmo sentimento que tu: que falhei nalguma coisa importante. Já me debati demasiado com esse assunto... a minha alma doi mas depois fico feliz por estar aqui ao lado dela, mesmo que não seja da forma que tinha sonhado.

    Um beijo carinhoso de muita compreensão ***

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: